Uma goiabeira nascida em uma rachadura no chão cimentado de uma casa em Vianópolis, no sudeste de Goiás, tem produzido frutos gigantes e generosos. O mais recente, colhido pela confeiteira Risia Souza, 49 anos, pesou 1,412 kg – quase o tamanho de sua cabeça. A planta, que surgiu há cerca de cinco anos, já rendeu mais de 100 mudas doadas a vizinhos e conhecidos.
Risia registrou a surpresa em vídeo no Instagram na quinta-feira (12): “O saquinho de proteção até abriu”. A goiaba anterior do mesmo pé tinha 766 gramas, menos da metade. A confeiteira levou o fruto para o lago da Serra da Mesa, em Niquelândia, e dividiu com a família e amigos. “Repartimos com umas 20 pessoas”, conta.
O marido, Fernando Carrijo, empresário, explica que o segredo está na adubação orgânica: húmus de minhoca, chorume, cascas de ovos da confeitaria, serragem e restos de frutas e legumes. “Tudo cai diretamente na veia do pé”, afirma.
A goiabeira produz o ano inteiro, com frutos doces e crocantes. A família pretende continuar doando mudas. “O pessoal sempre que vê pede”, diz Risia.








