O destino de dez profissões vistas como “apagadas pelo tempo”

A História mostra que raras profissões desaparecem totalmente

Compartilhe

IA

De quando em vez, surgem, pelas sugestões de notícias, algumas matérias curiosas sobre “profissões que desapareceram”. Com a chegada da Inteligência Artificial, essas preocupações com extinção de trabalhos sempre retornam. Mas se acalme, pois nem tudo se perde.

Essas listas de “profissões extintas” costumam simplificar a história do trabalho ao sugerir que certas ocupações foram completamente eliminadas pela tecnologia. Mas estudos históricos mostram que poucas ocupações somem de fato: elas se transformam, migram para nichos específicos ou sobrevivem como práticas culturais.
A seguir, confira uma lista de dez profissões frequentemente apresentadas como desaparecidas — mas cuja trajetória real é mais complexa.

1) Despertador humano (Knocker-up)

profissões
Nationaal Archief Flickr

Ao contrário do que circula, os knocker-ups — pessoas que trabalhavam para acordar outras — não surgiram pela inexistência de despertadores mecânicos. Relógios já existiam no século XIX, mas eram caros e pouco confiáveis. Por isso, trabalhadores das cidades industriais britânicas dependiam desses profissionais para acordá-los no horário certo, sob pena de perder dias de pagamento.

O método variava: varas longas, estilingues de ervilhas secas e até instrumentos usados por apagadores de lampiões. Em algumas cidades mineradoras, moradores deixavam lousas com horários de turno nas fachadas.

Fato histórico: a profissão chegou a desaparecer, mas não foi no período vitoriano. Ela sobreviveu até o início da década de 1970 no norte da Inglaterra.

2) Leitor de fábrica (Lector)

Reprodução

Em fábricas de charuto, leitores pagos pelos trabalhadores liam romances, jornais e textos políticos enquanto os operários trabalhavam. A lenda é de que o rádio teria extinguido a função, mas isso não aconteceu — ele foi introduzido depois.

Nos EUA, a prática foi alvo de conflitos trabalhistas. Em 1931, fabricantes de charuto de Tampa (Ybor City) proibiram oficialmente os lectores para enfraquecer a organização sindical, após semanas de tensão envolvendo polícia e grupos como a Ku Klux Klan.

Fato histórico: a tradição não desapareceu. Afinal, ela segue viva em Cuba, onde os lectores são reconhecidos como herança cultural nas fábricas de charuto.

3) Ressurreicionista

Hablot Knight Browne – Domínio Público

Os chamados “Ressurreicionistas” — ladrões de corpos que abasteciam escolas médicas — não desapareceram espontaneamente. A atividade era lucrativa até a aprovação do Anatomy Act de 1832 (na Inglaterra), que permitiu o uso de corpos não reivindicados de hospitais e asilos, eliminando a necessidade do mercado clandestino.

Casos residuais ocorreram até a década de 1860.

4) Cortador de gelo

Reprodução

A colheita de gelo natural não era um ofício sem reconhecimento. No século XIX, constituiu uma indústria internacional, com exportações dos EUA para a Índia, América do Sul e o Caribe.

O declínio começou quando cidades poluíram suas fontes de água, tornando o gelo natural inseguro — o que impulsionou o gelo industrial mesmo antes da popularização das geladeiras domésticas.

Fato histórico: o corte de gelo não desapareceu totalmente. Ainda ocorre em eventos tradicionais e localidades turísticas, como nos Rockywold Deephaven Camps, em New Hampshire.

5) Arrumador de pinos (Pinsetter)

Lewis Wickes Hine – Domínio Público

Os arrumadores de pinos — em geral adolescentes — foram amplamente substituídos por máquinas automáticas após a década de 1940. Mas a função não desapareceu totalmente.

Fato histórico: boliches históricos, como o Holler House (Milwaukee), ainda empregam arrumadores manuais.

6) Caçador de ratos

Rare HIstorical Photos/Reprodução

A crença de que caçadores de ratos desapareceram com a modernidade é incorreta. Embora ele tenha ganhado uma fama considerável na Europa pós-Peste Bubônica, o controle manual de roedores, claro, nunca deixou de existir.

Hoje, o nome mudou para técnico de controle de pragas, mas métodos tradicionais persistem em cidades do mundo inteiro — inclusive em Nova York, que chegou a instituir o cargo de “rat czar” para coordenar ações de combate.

Fato histórico: a profissão não só não desapareceu como continua sendo uma atividade especializada.

7) Localizador acústico

Autoria Desconhecida – Domínio Público

Antes da popularização do radar, exércitos utilizavam grandes aparelhos acústicos para detectar aviões. A narrativa comum afirma que esses equipamentos sumiram “do dia para a noite” quando o radar foi inventado, mas isso não ocorreu.

Fato histórico: localizadores acústicos continuaram em uso durante parte da Segunda Guerra Mundial, inclusive pelo Exército Britânico, até que os radares se tornaram confiáveis e amplamente disponíveis. Só então foram aposentados.

8) Acendedor de lampiões

IA

A automação com iluminação a gás e, depois, com eletricidade eliminou a necessidade dos acendedores de lampiões em massa. No entanto, a profissão não desapareceu tão cedo quanto se imagina.

Fato histórico: cidades europeias — como partes de Londres e Praga — mantiveram acendedores de lampiões até a década de 1950. Hoje, alguns locais preservam o ofício por motivos turísticos e culturais.

9) Computador humano

Nasa – Domínio Público

Antes de computadores eletrônicos, equipes de matemáticos — muitas vezes mulheres — realizavam cálculos extensos para astronomia, engenharia e projetos militares.

A popularização da computação não extinguiu a atividade de imediato.

Fato histórico: equipes de “computadores humanos” trabalharam na NASA até o início da década de 1970, em paralelo ao uso crescente de máquinas digitais.

10) Coletor de sanguessugas

Wellcome Library, London. Wellcome Images – CC 4.0

O uso de sanguessugas é frequentemente descrito como um tratamento medieval que se extinguiu. Mas ele nunca foi abandonado totalmente.

A aplicação terapêutica de sanguessugas foi regulamentada e modernizada, especialmente após a década de 1980, quando estudos comprovaram benefícios para microcirurgia e reconstrução de tecidos.

Fato histórico: o ofício existe até hoje como parte da hirudoterapia, com criação controlada de sanguessugas para uso médico.

Leia Mais
Recentes
Desaparecida em Britânia: corpo é achado e homem preso
Desaparecida em Britânia: corpo é achado e homem preso
Goiás · 1h
Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Will Bank
Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Will Bank
Economia · 6h
Margareth Serrão, mãe de Virginia, recebe alta após acidente com perda total
Margareth Serrão, mãe de Virginia, recebe alta após acidente com perda total
Entretenimento · 7h
Medicina da UEG lidera desempenho em Goiás no Enamed
Medicina da UEG lidera desempenho em Goiás no Enamed
Educação · 8h
Mais do PortalGO
Brasil registra maior número de feminicídios da história
Brasil registrou 1.470 feminicídios em 2025, maior número da história. Dados mostram que quatro mulheres foram mortas por dia. 21 jan 2026 · Segurança
Agronegócio é o maior beneficiado do acordo Mercosul-UE
Análise sobre acordo Mercosul-UE prevê impacto econômico limitado no início, mas com ganhos de produtividade no longo prazo. 20 jan 2026 · Economia
Reprodução: Internet
Justiça italiana analisa extradição de Carla Zambelli
Audiência de extradição de Zambelli na Itália termina sem decisão. Advogados pediram troca de juízes, o que deve adiar o julgamento. 20 jan 2026 · Justiça
Foto: Divulgação/Aviva
Hot Park e Rio Quente abrem 390 vagas de trabalho
Complexo turístico em Rio Quente (GO) abre 390 vagas. Oportunidades incluem cargos em hotelaria, parque, cozinha e administração. 20 jan 2026 · Trabalho
Reprodução
Goiás tem 6 cursos de medicina com notas insatisfatórias
Seis cursos de medicina em Goiás tiveram notas 1 ou 2 no Enamed e podem sofrer punições do MEC, como suspensão de vagas ou corte no Fies. 20 jan 2026 · Educação
Foto: Divulgação/SET
Chuva forte causa alagamentos e bloqueios em Goiânia
Temporal em Goiânia interditou trechos da Marginal Botafogo e da Marechal Rondon. Chuvas superaram 70mm em bairros como Parque Atheneu. 20 jan 2026 · Goiás
Foto: NASA
Os discos que guardam a essência da humanidade a bilhões de quilômetros da Terra
O disco é um registro histórico projetado para durar um bilhão de anos no vácuo espacial 20 jan 2026 · Ciência
Reprodução
Corretora desaparecida em Caldas Novas tinha histórico de conflitos
Daiane Alves Souza desapareceu há 34 dias; novos elementos do inquérito revelam histórico de agressões e o rastro final da vítima. 20 jan 2026 · Segurança
Foto: Divulgação PCDF
Morte por injeção de desinfetante: O que se sabe sobre o caso dos técnicos presos no DF
Três pacientes morreram após piora súbita enquanto estavam na UTI 20 jan 2026 · Segurança
Fotos: Reprodução redes sociais
Virginia comenta vídeo com Zé Felipe e explica reencontro em Goiânia
Influenciadora afirma que encontro partiu de pedido das crianças 20 jan 2026 · Entretenimento