O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (24) o título de doutor honoris causa pela Universidade Pedagógica de Maputo, durante visita à capital moçambicana em comemoração aos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Moçambique.
O reitor Jorge Ferrão afirmou que o país colhe resultados diretos da cooperação firmada nos governos Lula. Segundo ele, mais de 30% dos profissionais de alto nível científico de Moçambique, mestres e doutores, estudaram em universidades brasileiras. Ferrão declarou que essa formação fortaleceu a base científica e tecnológica do país e ampliou sua presença no mundo.
Durante a homenagem, Ferrão lembrou que Lula lançou no país, em 2012, o Projeto Sonho, que levou formação à distância para professores do ensino primário e secundário. A iniciativa beneficiou mais de 200 docentes. Ele destacou ainda que a cooperação se mantém ativa. Em 2024, a universidade recebeu cerca de 600 jovens indígenas do Brasil e firmou parceria com a Universidade Federal do Maranhão para colaborar no ensino da história e cultura afro-brasileiras.
O reitor também destacou o compromisso de Lula com causas sociais e com a reparação histórica em relação ao continente africano. Para Ferrão, o ex-presidente se tornou referência no combate à fome global, que ainda atinge mais de 700 milhões de pessoas.
Lula agradeceu a homenagem e apresentou políticas executadas em seus governos para ampliar o acesso à educação e reduzir desigualdades. Ele definiu a educação como o melhor investimento público e lembrou que a falta de estudo gera situações de vulnerabilidade. Para o presidente, a formação de jovens e mulheres representa dignidade, autonomia econômica e melhores condições de vida.
Lula ressaltou que o Brasil tem uma dívida histórica com a África, que influenciou profundamente a identidade nacional. Ele destacou os 60 anos do programa de cooperação de graduação para estrangeiros e defendeu um modelo de cooperação baseado em solidariedade e respeito. Ao final, afirmou que não existe democracia sem educação nem desenvolvimento com concentração de renda.









