TJ atende Prefeitura de Aparecida e retira embargo a aterro

Liminar do desembargador Jeová Sardinha obriga reativação do aterro. Decisão evita colapso no manejo de resíduos de 600 mil pessoas.

Compartilhe

Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

O desembargador Jeová Sardinha de Moraes, da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás, concedeu uma liminar que determina o imediato restabelecimento do funcionamento do aterro sanitário municipal de Aparecida de Goiânia.

A decisão atende a um mandado de segurança protocolado pela Procuradoria-Geral do Município contra a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A Prefeitura alega que o serviço é essencial para a população e aponta uma suposta omissão da Semad na análise de um pedido de licença corretiva.

O Município ingressou com a ação após o embargo do aterro, determinado pelo despacho nº 276/2025/SEMAD/SLA-06040. No mesmo documento, a Semad sugeriu que a nova gestão da Prefeitura contratasse um aterro privado para destinação dos resíduos.

Na época, a administração do prefeito Leandro Vilela classificou a medida como desproporcional. Segundo a Prefeitura, a nova gestão enfrenta uma crise financeira, herdando uma dívida de R$ 500 milhões, e estava no início dos trabalhos. Vilela também ressaltou que mantém diálogo constante com a Semad e o Ministério Público.

De acordo com a Procuradoria, o aterro público atende aos parâmetros técnicos e ambientais mínimos exigidos. O pedido de licença corretiva estava protocolado há mais de 30 dias.

“O Município detém a licença do aterro há mais de uma década e busca apenas a renovação. Entendemos que essa é a melhor solução para Aparecida”, afirmou o procurador-geral, Fábio Camargo.

Desde 2016, Aparecida integra o grupo de 19 municípios de Goiás que operam com aterro sanitário, em vez de lixão.

Na petição, a Prefeitura argumentou que a paralisação do serviço colocaria em risco a saúde pública, o meio ambiente e a administração municipal, afetando diretamente mais de 600 mil moradores.

Para reforçar o pedido, o Município apresentou relatórios técnicos, auditoria independente e pareceres que comprovam o atendimento às normas operacionais estabelecidas pela ABNT NBR 13896/1997. Segundo a prefeitura, a Instrução Normativa Semad nº 05/2024 também está sendo respeitada.

Ao conceder a liminar, o desembargador reconheceu a urgência da situação e os riscos à população, caso o serviço permanecesse interrompido. Ele destacou ainda que a paralisação poderia gerar doenças e violar direitos fundamentais, como o acesso a um meio ambiente equilibrado e à saúde.

Com a decisão, o aterro sanitário de Aparecida de Goiânia permanece em operação. A Semad também recebeu ordem para analisar o pedido de licença ambiental corretiva no prazo máximo de 30 dias.

OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DO PODCAST DO PORTALGO: QUEM VAI GANHAR?

Recentes
3 jogos clássicos para zerar uma segunda vez nessas férias
3 jogos clássicos para zerar uma segunda vez nessas férias
Cultura · 43min
Governo zera IPI para carros sustentáveis e lança incentivo à indústria automotiva
Governo zera IPI para carros sustentáveis e lança incentivo à indústria automotiva
Brasil · 1h
Menina de 11 anos morre após cair de mirante no Cânion Fortaleza, na Serra do RS
Menina de 11 anos morre após cair de mirante no Cânion Fortaleza, na Serra do RS
Segurança · 1h
Alckmin sobre taxas dos EUA “Segundo dados deles, houve bilhões em superávit”
Alckmin sobre taxas dos EUA “Segundo dados deles, houve bilhões em superávit”
Economia · 2h
Mais do PortalGO
Foto: Lívia Villas Boas/ CNBF
Seleção embarca para a disputa da Copa América Feminina
Seleção feminina inicia jornada no Equador com foco no nono título da Copa América. Estreia contra Venezuela domingo (21h). 10 jul 2025 · Esportes
Foto: Pedro França/Agência Senado
Governo começa a reembolsar vítimas de desconto ilegal do INSS
Ressarcimento do INSS: como solicitar descontos ilegais. Prazo até 14/11/2025. Alerta contra golpes: órgão não solicita dados. 10 jul 2025 · Justiça
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Segundo analistas, o objetivo das tarifas de Trump é interferir na politica brasileira
A tarifa de Trump não tem lógica econômica. Análise revela motivações geopolíticas e papel da oposição brasileira no conflito comercial. 10 jul 2025 · Brasil
Foto: UEFA
Emoção marca a segunda rodada da Eurocopa Feminina
Alexia Putellas e Lauren James brilham na 2ª rodada. Noruega, Espanha e Alemanha garantem vaga. Veja cenários de brigas por quartas de final. 10 jul 2025 · Esportes