Uma nuvem de fumaça encobriu alguns bairros de Goiânia nesta sexta-feira (22). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a situação foi causada por diferentes pontos de incêndio em vegetação registrados tanto dentro da capital quanto em áreas próximas. O incêndio de maior proporção ocorreu às margens da GO-222, sendo apontado como o principal responsável pela fumaça perceptível em diversas regiões da cidade.
A administração do Parque Ecológico de Goiânia informou que também houve registro de queimadas em pastos e plantações da GO-080, próximo ao povoado Vila Rica. Segundo o órgão, o fogo está sendo controlado com apoio de fazendeiros locais e não atingiu a área de conservação ambiental do parque.
Período de seca favorece queimadas
Os bombeiros destacaram que a formação de nuvens de fumaça é comum nesta época do ano, devido à seca intensa e à propagação rápida do fogo em áreas de vegetação. A corporação reforçou a importância da prevenção de queimadas e pediu atenção redobrada da população.
Entre as recomendações estão: evitar atear fogo em terrenos baldios, não descartar pontas de cigarro em áreas secas e acionar imediatamente os bombeiros em caso de suspeita de incêndio.