Três alunos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França trouxeram para o Brasil dois dos três prêmios conquistados pelo país na final do Youth America Grand Prix (YAGP), realizada entre 20 e 27 de abril, em Tampa, nos Estados Unidos. O evento é considerado a principal competição de balé juvenil do mundo e reuniu cerca de 2.500 jovens de 35 países.
Na categoria Sênior Pas de Deux Contemporâneo, a dupla Marcus Vinícius Chagas Rufino e Martina Ines Sanchez Tolaba conquistou o 1º lugar. Eles também ficaram entre os 12 melhores na categoria Sênior Clássico. Outro destaque foi Samuel Almeida Lima Araújo, que alcançou o 2º lugar na categoria Pré-Competitive Clássico Masculino. Um aluno de uma escola privada de São Paulo conquistou o terceiro prêmio brasileiro, ficando em 3º lugar na categoria Júnior.
Além dos prêmios principais, outros estudantes do Basileu França também alcançaram resultados expressivos. Martina Tolaba integrou o Top 12 na categoria Sênior Feminina, Nicolas Laitano Librais ficou no Top 12 na categoria Pré-Competitive Clássico Masculino e Yasmin de Souza Silva entrou no Top 24 da categoria Pré-Competitive Clássico Feminino.
O Youth America Grand Prix é voltado a bailarinos de 9 a 19 anos e oferece, além das competições, uma imersão internacional com aulas e workshops ministrados por profissionais renomados. Bolsas de estudo para companhias de dança dos Estados Unidos e de outros países são oferecidas aos vencedores.
Este ano, a EFG em Artes Basileu França levou a maior delegação brasileira à final: 12 estudantes selecionados, sendo a única escola pública entre as instituições participantes.
*Com Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás