A organização das Olimpíadas de Los Angeles 2028 revelou nesta segunda-feira o calendário provisório das competições. Faltando exatamente três anos para o evento, o cronograma chega com mudanças relevantes, como a inversão entre as datas de natação e atletismo, e o início do basquete antes mesmo da cerimônia de abertura.
A primeira medalha também terá novo dono. O triatlo assumirá esse papel, substituindo o tiro esportivo, que ocupava a posição nas últimas edições.
O atletismo vai abrir as disputas, deixando a natação para a segunda metade dos Jogos. O Comitê justificou a alteração: o SoFi Stadium, onde ocorrerá a cerimônia de abertura, também receberá as provas aquáticas. O espaço só ficará pronto para receber os nadadores no dia 22 de julho, oito dias após a abertura.
O triatlo vai inaugurar o quadro de medalhas na manhã de 15 de julho, um sábado. Já o tiro esportivo, que abria a disputa de pódios nas edições anteriores, perdeu espaço.
Antes da cerimônia oficial, o público poderá acompanhar partidas preliminares de futebol, basquete, rugby, hóquei na grama, críquete, handebol e polo aquático. Apesar da movimentação, nenhuma dessas competições terá medalha em jogo antes da abertura oficial.