A Eurocopa Feminina definiu as seleções que disputam as semifinais: Itália, Inglaterra, Alemanha e Espanha. As partidas acontecem nos dias 22 e 23 de julho, às 16h. A decisão do título será no dia 27.
A Itália se classificou ao derrotar a Noruega por 2 a 1, com dois gols de Cristiana Girelli. Ada Hegerberg marcou para as norueguesas.
A Inglaterra avançou após vencer a Suécia nos pênaltis por 3 a 2, depois de um empate em 2 a 2 no tempo normal. Kosovare Asllani e Stina Blackstenius marcaram para as suecas. Lucy Bronze e Michelle Agyemang garantiram a reação inglesa. As leoas enfrentam a Itália na primeira semifinal, marcada para segunda-feira.
A Espanha venceu a Suíça por 2 a 0, com gols de Athenea del Castillo e um golaço de Clàudia Pina. A adversária da seleção espanhola será a Alemanha, que superou a França por 6 a 5 nas penalidades, após empate em 1 a 1. Grace Geyoro abriu o placar para as francesas, e Sjoeke Nüsken empatou para as alemãs.
A goleira Ann-Katrin Berger foi decisiva na classificação alemã. Ela defendeu pênaltis, converteu uma das cobranças e foi peça-chave mesmo com o time em desvantagem numérica desde os 13 minutos do primeiro tempo.
Berger carrega um histórico de superação fora dos gramados. Diagnosticada duas vezes com câncer na tireoide, a goleira se afastou para tratamento em 2017 e depois novamente em 2022, após a última Eurocopa, quando a Alemanha foi vice-campeã. Ela voltou a jogar dois meses após a segunda cirurgia e hoje defende o Gotham FC, nos Estados Unidos, sendo eleita a melhor goleira da última temporada da NWSL.
A Alemanha, maior campeã da história da Euro com oito títulos, encara a Espanha na semifinal de terça-feira (23), às 16h.
Confira os confrontos das semifinais:
- 22/07, às 16h: Inglaterra x Itália
- 23/07, às 16h: Alemanha x Espanha