Daiane, Guga e Edinanci entram para o Hall da Fama do Esporte

Hall da Fama do Esporte ganha 4 novos nomes: Daiane, Guga, Edinanci Silva e Afrânio da Costa, 1º medalhista olímpico do Brasil.

Compartilhe

Divulgação – COB

Quando o cinema quer homenagear seus maiores ídolos cria um Hall da Fama com os melhores atores. A indústria da música também faz isso para enaltecer os grandes cantores. E, em 2018, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) criou o Hall da Fama do Esporte.

Segundo o presidente do COB, Marco Antônio La Porta, não é preciso ser medalhista olímpico para estar no Olimpo do esporte.

“A medalha é apenas um detalhe do processo. É a contribuição do atleta  para o movimento, a inspiração dele para os Jogos, isso é o que conta. A gente precisa contar a história do esporte para incentivar jovens atletas.”

A ginasta Daiane dos Santos, que hoje tem 42 anos, marcou uma geração inteira fazendo acrobacias nos exercícios de solo, foi campeã do mundo em 2003 e, na noite desta terça-feira (13), em cerimônia de gala no Copacabana Palace, foi uma das quatro atletas incluídas no Hall da Fama. No palco, em lágrimas, Daiane disse que era “difícil descrever um sentimento”, mas que se sentia “lisonjeada representando a ginástica, o esporte brasileiro e tantos outros grandes atletas”.

O Hall da Fama do COB não estaria completo se lá não estivesse o tenista Gustavo Kuerten, tricampeão do torneio de tênis Roland Garros em 1997, 2000 e 2001. Ontem, Guga foi a grande atração da noite e agora, mais do que nunca, está eternizado entre vários outros heróis do esporte nacional.

“Tanto os que aqui já passaram e são homenageados, como Joaquim Cruz, Bernard, William, Hortência, Paula, Ricardinho, todos esses nomes fizeram a gente sonhar. Daí pensava: sou brasileiro também e vai dar certo, tem que funcionar. Vamos valorizar essa capacidade que temos de transformar a vida de milhões de brasileiros” , afirmou o tricampeão.

Edinanci Silva, que saiu de Sousa, na Paraíba, para participar de quatro Olimpíadas, foi a terceira homenageada. A judoca trouxe um mandacaru de madeira como amuleto, um regionalismo que sempre a acompanhou. “Nunca esqueci das minhas raízes, sempre carreguei um pedacinho de rapadura para o Japão, para a Alemanha, onde fosse competir. Sempre quis manter o vigor para representar bem o esporte, principalmente daquela região que é especial.

O atirador Afrânio da Costa, falecido em 1979, é o quarto atleta incluído no Hall da Fama, mas poucas pessoas se lembram dele. E é para isso que existe a homenagem e a inclusão da biografia do esportista na página do COB na internet. Ele foi o primeiro medalhista olímpico brasileiro, ganhou prata e bronze nas provas de pistola livre a 50 metros individual e por equipes, nos Jogos de Antuérpia, Bélgica, em 1920. 

O atirador contemporâneo Felipe Wu, prata nos Jogos do Rio 2016, disse que foi Afrânio quem conseguiu armas emprestadas com os norte-americanos para competir naquela época. “Logo depois se destacou na parte administrativa. Ele teve uma grande relevância nos primórdios do esporte.” 

Conhecidos, ou não, do grande público, medalhistas olímpicos, ou não, todos têm agora sua trajetória preservada para as futuras gerações. Conhecer a história também faz parte do que é chamado de espírito olímpico.

“Quais são as premissas do Movimento Olímpico? Todos os homenageados tiveram excelência plena em suas modalidades. Fazer com que eles sejam inspiradores das novas gerações, que elas lembrem desses ícones. Espero que muitas outras gerações possam acompanhar o sucesso que eles tiveram”, concluiu Emanuel Rego, campeão do vôlei de praia e atual diretor-geral do COB.  

Com os quatro homenageados de ontem, atualmente são 39 os atletas eternizados no Hall da Fama do Esporte e é possível conhecê-los nesta página do COB.

Recentes
COP30 começa em Belém com foco na transição energética e financiamento
COP30 começa em Belém com foco na transição energética e financiamento
Brasil · 2h
Goiás levará à COP30 projetos de energia limpa e combate ao desmatamento
Goiás levará à COP30 projetos de energia limpa e combate ao desmatamento
Goiás · 3h
Tempo de viagem cai mais de 30% no Corredor Mutirão/Castelo Branco
Tempo de viagem cai mais de 30% no Corredor Mutirão/Castelo Branco
Cidades · 4h
PRF registra 24 acidentes e duas mortes em Goiás no fim de semana
PRF registra 24 acidentes e duas mortes em Goiás no fim de semana
Segurança · 5h
Mais do PortalGO
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
UFG leva pesquisas sobre Cerrado, agroecologia e biocombustíveis à COP30
Universidade integra negociações oficiais e debates sobre sustentabilidade 10 nov 2025 · Brasil
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chega a 27%
Gabarito oficial será divulgado na quinta-feira (13) 10 nov 2025 · Brasil
© Jonathan Campos
Governo federal envia força-tarefa para PR após tornado
Fenômeno destruiu 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu. Presidente Lula determinou envio de ministros e equipes de reconstrução 08 nov 2025 · Brasil
© Arquivo Agência Brasil
Licença-paternidade de 20 dias: um avanço insuficiente?
Projeto aprovado aumenta licença-paternidade para 20 dias. Sociólogos e economistas alertam que medida é tardia e não muda lógica do cuidado. 08 nov 2025 · Trabalho
© Foto reprodução
Vendaval atinge PR e deixa cenário de destruição
Forte vendaval atinge cidades do Paraná. Rio Bonito do Iguaçu registra 4 mortes e 432 feridos. Governo federal anuncia ajuda humanitária. 08 nov 2025 · Meio Ambiente
Foto: Muhammad Mahdi Karim/Wikimedia
Ministério da Saúde promove Dia D contra a dengue
Ministério da Saúde promove Dia D de combate ao Aedes aegypti com mutirões de limpeza. Campanha alerta que 80% dos focos estão em casas. 08 nov 2025 · Saúde
Foto: Partido do Congresso da Índia
Cabeleireira de BH vira personagem de crise na Índia
Imagem de cabeleireira de Belo Horizonte foi parar em crise política na Índia. Foto viral foi usada em suposta fraude eleitoral. 07 nov 2025 · Mundo
Divulgação
Alagamentos em Goiânia aumentam 140% em 8 anos
Número de pontos de alagamento em Goiânia salta de 57 para 135 em oito anos. Áreas críticas incluem Marginal Botafogo e Vila Redenção. 07 nov 2025 · Goiás
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Guerras revertem avanços climáticos, diz Lula em Belém
Presidente Lula disse que guerras levam a um “apocalipse climático”. Falou em Belém sobre a necessidade de uma transição energética justa. 07 nov 2025 · Notícia
Foto: Luiz Silveira/STF
Moraes nega último recurso de Bolsonaro contra prisão
Ministro Alexandre de Moraes votou pela rejeição do último recurso de Jair Bolsonaro contra condenação a 27 anos de prisão 07 nov 2025 · Justiça