A seleção brasileira feminina de vôlei venceu o Japão por 3 sets a 0 na manhã deste sábado (13), em Chiba, pela última rodada da fase classificatória da Liga das Nações (VNL). As parciais foram 25/17, 25/18 e 25/20.
Com o resultado, o Brasil garantiu no mínimo o segundo lugar na tabela. Caso a Itália perca para a já eliminada Holanda, por 3 a 0 ou 3 a 1, a seleção brasileira encerrará a fase na liderança.
Julia Bergmann foi o destaque da partida ao anotar 14 pontos. Sob o comando de José Roberto Guimarães, o time brasileiro enfrentará a fase final da VNL, a partir do dia 23 de julho, em Lódz, na Polônia, em busca do título inédito.
O jogo
O Brasil explorou bem os ataques de fundo de quadra para superar o bloqueio japonês, tradicional ponto forte das asiáticas. As donas da casa cometeram erros importantes, o que facilitou o domínio brasileiro no primeiro set, vencido por 25 a 17.
No segundo set, o Japão cresceu ao forçar o saque e dificultar a recepção brasileira. Mesmo assim, o Brasil manteve o controle com boa variação de jogadas e garantiu a vitória parcial por 25 a 18, com destaque novamente para Julia Bergmann.
No terceiro set, o Brasil abriu vantagem rapidamente. O Japão reagiu com mudanças na equipe e melhorou a defesa, mas não conseguiu impedir o triunfo brasileiro: 25 a 20.