Dois filmes diferentes que dialogam com a ideia da solidão contemporânea e das conexões humanas

Dois filmes que nasceram de um divórcio: “Encontros e Desencontros” e “Ela” mostram como o cinema traduz a solidão e os vínculos da vida real.

Compartilhe

Imagem: Reprodução

Talvez seja novidade — ou não — para você, leitor, que os filmes “Encontros e Desencontros “(Lost in Translation) e “Ela” (Her) podem ser encarados como versões de uma mesma história.

Dá para tirar essas conclusões se considerarmos a história que envolve a diretora e o diretor dos respectivos filmes.

Sofia Coppola e Spike Jonze

Sofia e Jonze foram casados por quatro anos (1999–2003) e, sendo ambos cineastas, o processo de separação acabou rendendo duas obras muito interessantes — quase como uma espécie de sublimação psicanalítica chique.

“Encontros e Desencontros” estreou no ano do divórcio enquanto que “Ela” estreou cerca de 10 anos depois. Uma tentativa de resumir ambas as obras seria dizer que elas expressam a dor da separação e o que cada um aprendeu com o outro durante os anos de casamento — mas os filmes vão muito além disso.

Encontros e Desencontros

Para os que estavam acostumados com ela no papel de Viúva Negra no Universo Cinematográfico da Marvel, vão sentir um baque ao vê-la bem mais jovem, mas não inexperiente.

Scarlett Johansson mostra que mereceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz e a indicação ao BAFTA — o “Oscar britânico” — por esse papel. E caso não fique claro, tente perceber que o papel representado pela atriz é uma projeção de Sofia e do que ela estava passando na época.

Sinopse: Bob Harris é uma estrela de cinema que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Charlotte, por sua vez, está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo de celebridades aficionado pelo seu trabalhado e que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário e estranhos em uma terra estrangeira, Bob e Charlotte não conseguem dormir e se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo. Em pouco tempo, encontram distração, fuga e compreensão um no outro entre as luzes de Tóquio.

Her

Alguns anos antes de se tornar o inesquecível Coringa, Joaquin Phoenix mergulhou no papel de um escritor numa sociedade futurística na qual a Inteligência Artificial é quase humana.

Aqui, curiosamente, e muito provavelmente não por coincidência, temos Scarlett Johansson novamente, mas não em corpo e sim sua voz no papel da Inteligência Artificial Samantha. Novamente, caso não fique claro, enxergue Jonze no personagem interpretado por Phoenix.

Sinopse: O solitário escritor Theodore desenvolve uma relação de amor especial com o novo sistema operacional do seu computador. Surpreendentemente, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa, uma entidade intuitiva e sensível chamada Samantha.

Se “Encontros e Desencontros” pode ser sobre o vazio do que poderia ter sido, “Ela” fala da dor de seguir em frente e da tentativa de reconstruir laços em um mundo cada vez mais mediado pela tecnologia. O filme discute o quanto estamos dispostos a nos abrir — e até onde vamos para não nos sentirmos sozinhos.

Juntos, o filmes dialogam como cartas não enviadas entre duas pessoas que se amaram, se perderam e, depois, entenderam que algumas conexões não precisam durar para serem transformadoras.

Recentes
O efeito Caiado, Bolsonaro e Lula para Daniel, Marconi, Wilder e PT, e a polarização
O efeito Caiado, Bolsonaro e Lula para Daniel, Marconi, Wilder e PT, e a polarização
Colunas · 4h
Fevereiro terá calor acima do normal e menos chuva no país
Fevereiro terá calor acima do normal e menos chuva no país
Brasil · 1d
Suspeito de perseguir Daniele Suzuki é preso em SP
Suspeito de perseguir Daniele Suzuki é preso em SP
Segurança · 1d
Goiás e Vila Nova se enfrentam em clássico decisivo
Goiás e Vila Nova se enfrentam em clássico decisivo
Esportes · 1d
Mais do PortalGO
Foto: Reprodução redes sociais
O mito da mansão grega no meio do Planalto Central
Nascido nas redes sociais, o rótulo Greco-Goiano mistura preconceito regional e lógica de mercado para revelar uma arquitetura que transforma estética em… 31 jan 2026 · Cultura
Fim de semana esportivo: UFC, Fórmula E, clássicos e muito mais
Confira a programação esportiva completa do fim de semana: clássicos estaduais, UFC, Fórmula E, Copa das Campeãs, Supercopa e vôlei. 30 jan 2026 · Esportes
Desemprego cai para 5,6% em 2025 e atinge menor nível desde 2012
A taxa de desocupação no Brasil caiu para 5,6% em 2025, menor patamar desde o início da série histórica em 2012. 30 jan 2026 · Trabalho
Foto: Divulgação
Jardim vertical de 74 m promete mudar clima no Setor Marista
Goiânia receberá jardim vertical que filtra poluição e reduz calor. Estrutura faz parte do Complexo Promenade, no Setor Marista. 30 jan 2026 · Cidades
Goiás em alerta: ciclone pode trazer tempestade com granizo
Sexta e sábado terão chuva forte em Goiás, com risco de granizo. Áreas como Itumbiara e Catalão podem acumular até 100 mm, segundo Inmet. 30 jan 2026 · Goiás
Foto: Ronan Rodrigues
PSD sai da “letargia” para “primeira classe” com entrada de Caiado, diz Ismael
Único deputado federal da sigla em Goiás celebra migração do governador após meses de incerteza sobre formação de chapa competitiva e flerte com PL 30 jan 2026 · Política
Foto: Arquivo Secom
Aparecida realiza Dia D de vacinação contra febre amarela neste sábado
Mobilização ocorre em 28 unidades de saúde do município 30 jan 2026 · Saúde
Foto: Ycaro Matos
Fim de semana têm shows, teatro, exposições e pré-Carnaval em Goiânia e interior
Agenda reúne opções gratuitas e pagas entre sexta e domingo 30 jan 2026 · Cultura
A prefeita Maysa Cunha e a presidente do Sindiporá Denise Pinheiro – Reprodução Redes Sociais
Justiça analisa ação da Prefeitura de Iporá contra sindicato após críticas sobre salários
Sindicato afirma que seguirá criticando a gestão municipal 30 jan 2026 · Justiça
Fotos: Divulgação PCGO
Falso agente de futebol é preso suspeito de abusar de adolescente em Água Lindas
O suspeito utilizava a proximidade com escolinhas de futebol para selecionar vítimas sob o pretexto de carreira profissional 30 jan 2026 · Segurança