Dois filmes diferentes que dialogam com a ideia da solidão contemporânea e das conexões humanas

Dois filmes que nasceram de um divórcio: “Encontros e Desencontros” e “Ela” mostram como o cinema traduz a solidão e os vínculos da vida real.

Compartilhe

Imagem: Reprodução

Talvez seja novidade — ou não — para você, leitor, que os filmes “Encontros e Desencontros “(Lost in Translation) e “Ela” (Her) podem ser encarados como versões de uma mesma história.

Dá para tirar essas conclusões se considerarmos a história que envolve a diretora e o diretor dos respectivos filmes.

Sofia Coppola e Spike Jonze

Sofia e Jonze foram casados por quatro anos (1999–2003) e, sendo ambos cineastas, o processo de separação acabou rendendo duas obras muito interessantes — quase como uma espécie de sublimação psicanalítica chique.

“Encontros e Desencontros” estreou no ano do divórcio enquanto que “Ela” estreou cerca de 10 anos depois. Uma tentativa de resumir ambas as obras seria dizer que elas expressam a dor da separação e o que cada um aprendeu com o outro durante os anos de casamento — mas os filmes vão muito além disso.

Encontros e Desencontros

Para os que estavam acostumados com ela no papel de Viúva Negra no Universo Cinematográfico da Marvel, vão sentir um baque ao vê-la bem mais jovem, mas não inexperiente.

Scarlett Johansson mostra que mereceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz e a indicação ao BAFTA — o “Oscar britânico” — por esse papel. E caso não fique claro, tente perceber que o papel representado pela atriz é uma projeção de Sofia e do que ela estava passando na época.

Sinopse: Bob Harris é uma estrela de cinema que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Charlotte, por sua vez, está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo de celebridades aficionado pelo seu trabalhado e que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário e estranhos em uma terra estrangeira, Bob e Charlotte não conseguem dormir e se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo. Em pouco tempo, encontram distração, fuga e compreensão um no outro entre as luzes de Tóquio.

Her

Alguns anos antes de se tornar o inesquecível Coringa, Joaquin Phoenix mergulhou no papel de um escritor numa sociedade futurística na qual a Inteligência Artificial é quase humana.

Aqui, curiosamente, e muito provavelmente não por coincidência, temos Scarlett Johansson novamente, mas não em corpo e sim sua voz no papel da Inteligência Artificial Samantha. Novamente, caso não fique claro, enxergue Jonze no personagem interpretado por Phoenix.

Sinopse: O solitário escritor Theodore desenvolve uma relação de amor especial com o novo sistema operacional do seu computador. Surpreendentemente, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa, uma entidade intuitiva e sensível chamada Samantha.

Se “Encontros e Desencontros” pode ser sobre o vazio do que poderia ter sido, “Ela” fala da dor de seguir em frente e da tentativa de reconstruir laços em um mundo cada vez mais mediado pela tecnologia. O filme discute o quanto estamos dispostos a nos abrir — e até onde vamos para não nos sentirmos sozinhos.

Juntos, o filmes dialogam como cartas não enviadas entre duas pessoas que se amaram, se perderam e, depois, entenderam que algumas conexões não precisam durar para serem transformadoras.

Recentes
Por Que o Eleitor Brasileiro Vota Assim: Raízes Históricas e Culturais do Personalismo
Por Que o Eleitor Brasileiro Vota Assim: Raízes Históricas e Culturais do Personalismo
Colunas · 3h
PL da Dosimetria levou manifestantes às ruas em Goiânia e outras capitais
PL da Dosimetria levou manifestantes às ruas em Goiânia e outras capitais
Política · 4h
O Ponto Nemo: onde o céu é proibido para aviões
O Ponto Nemo: onde o céu é proibido para aviões
Cultura · 21h
5 live-actions para reassistir com as crianças nas férias de dezembro
5 live-actions para reassistir com as crianças nas férias de dezembro
Cultura · 1d
Mais do PortalGO
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Movimentos sociais convocam protestos no domingo contra o PL da Dosimetria
Movimentos contestam tramitação acelerada e impacto do texto 13 dez 2025 · Brasil
Foto: Divulgação DEIC
Hytalo Santos se torna réu por exploração de menores e trabalho análogo à escravidão
Ação trabalhista é independente do processo criminal já em andamento 13 dez 2025 · Entretenimento
Foto: Secom
Cimehgo prevê final de semana com tempestades e rajadas de vento em Goiás
Combinação de calor e alta umidade favorece a formação de áreas de instabilidade em todas as regiões do estado; precipitação pode chegar a 50 mm/dia 13 dez 2025 · Cidades
Fotos: Secti
De olho no MotoGP 2026, Goiás abre mais 200 vagas em curso gratuito de inglês
Curso on-line tem 160 horas e inscrições gratuitas até 5 de janeiro 13 dez 2025 · Educação
Antônio Cruz/Agência Brasil
STF reabre discussão sobre marco temporal de terras indígenas na segunda
Tema volta à pauta após veto presidencial derrubado pelo Congresso 13 dez 2025 · Justiça
Foto: Reprodução
Após saída do RRF, Caiado afirma que finanças de Goiás dependem de gestão responsável
Estado deixou o Regime de Recuperação Fiscal (RFF) e aderiu ao Propag do Governo Federal 13 dez 2025 · Economia
Guia do Fim de Semana: Copa do Brasil, futebol europeu e Intercontinental
Semifinais da Copa do Brasil, clássicos no futebol europeu e finais no vôlei e basquete. Confira os horários. 13 dez 2025 · Esportes
Congresso dos EUA divulga fotos de Trump em acervo Epstein
Novas fotos do acervo de Jeffrey Epstein foram divulgadas, mostrando Donald Trump e Steve Bannon. Investigação analisa mais de 95 mil imagens 12 dez 2025 · Mundo
Foto: Luiz Silveira/STF
EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sancionados
Governo dos Estados Unidos retirou o ministro do STF Alexandre de Moraes e sua esposa da lista da Lei Magnitsky. 12 dez 2025 · Mundo
Empresa cancela formatura; alunos organizam festa em menos 24h
Sonho da formatura virou pesadelo em Goiânia, com cancelamento de última hora. A resposta: organizar a própria festa em tempo recorde 12 dez 2025 · Goiás