Dois filmes diferentes que dialogam com a ideia da solidão contemporânea e das conexões humanas

Dois filmes que nasceram de um divórcio: “Encontros e Desencontros” e “Ela” mostram como o cinema traduz a solidão e os vínculos da vida real.

Compartilhe

Imagem: Reprodução

Talvez seja novidade — ou não — para você, leitor, que os filmes “Encontros e Desencontros “(Lost in Translation) e “Ela” (Her) podem ser encarados como versões de uma mesma história.

Dá para tirar essas conclusões se considerarmos a história que envolve a diretora e o diretor dos respectivos filmes.

Sofia Coppola e Spike Jonze

Sofia e Jonze foram casados por quatro anos (1999–2003) e, sendo ambos cineastas, o processo de separação acabou rendendo duas obras muito interessantes — quase como uma espécie de sublimação psicanalítica chique.

“Encontros e Desencontros” estreou no ano do divórcio enquanto que “Ela” estreou cerca de 10 anos depois. Uma tentativa de resumir ambas as obras seria dizer que elas expressam a dor da separação e o que cada um aprendeu com o outro durante os anos de casamento — mas os filmes vão muito além disso.

Encontros e Desencontros

Para os que estavam acostumados com ela no papel de Viúva Negra no Universo Cinematográfico da Marvel, vão sentir um baque ao vê-la bem mais jovem, mas não inexperiente.

Scarlett Johansson mostra que mereceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz e a indicação ao BAFTA — o “Oscar britânico” — por esse papel. E caso não fique claro, tente perceber que o papel representado pela atriz é uma projeção de Sofia e do que ela estava passando na época.

Sinopse: Bob Harris é uma estrela de cinema que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Charlotte, por sua vez, está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo de celebridades aficionado pelo seu trabalhado e que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário e estranhos em uma terra estrangeira, Bob e Charlotte não conseguem dormir e se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo. Em pouco tempo, encontram distração, fuga e compreensão um no outro entre as luzes de Tóquio.

Her

Alguns anos antes de se tornar o inesquecível Coringa, Joaquin Phoenix mergulhou no papel de um escritor numa sociedade futurística na qual a Inteligência Artificial é quase humana.

Aqui, curiosamente, e muito provavelmente não por coincidência, temos Scarlett Johansson novamente, mas não em corpo e sim sua voz no papel da Inteligência Artificial Samantha. Novamente, caso não fique claro, enxergue Jonze no personagem interpretado por Phoenix.

Sinopse: O solitário escritor Theodore desenvolve uma relação de amor especial com o novo sistema operacional do seu computador. Surpreendentemente, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa, uma entidade intuitiva e sensível chamada Samantha.

Se “Encontros e Desencontros” pode ser sobre o vazio do que poderia ter sido, “Ela” fala da dor de seguir em frente e da tentativa de reconstruir laços em um mundo cada vez mais mediado pela tecnologia. O filme discute o quanto estamos dispostos a nos abrir — e até onde vamos para não nos sentirmos sozinhos.

Juntos, o filmes dialogam como cartas não enviadas entre duas pessoas que se amaram, se perderam e, depois, entenderam que algumas conexões não precisam durar para serem transformadoras.

OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DO PODCAST DO PORTALGO: QUEM VAI GANHAR?

Recentes
Golpe da CNH gratuita volta a circular; Detran-GO desmente e orienta vítimas
Golpe da CNH gratuita volta a circular; Detran-GO desmente e orienta vítimas
Goiás · 2h
Alexandre de Moraes veta depoimento de filhos de Bolsonaro como testemunhas na trama golpista
Alexandre de Moraes veta depoimento de filhos de Bolsonaro como testemunhas na trama golpista
Justiça · 4h
Brasil vence Canadá e mantem invencibilidade na AmeriCupW
Brasil vence Canadá e mantem invencibilidade na AmeriCupW
Esportes · 4h
Solidão vira problema global de saúde e afeta 1 a cada 6 pessoas, aponta OMS
Solidão vira problema global de saúde e afeta 1 a cada 6 pessoas, aponta OMS
Saúde · 5h
Mais do PortalGO
© Paulo Pinto/Agência Brasil
Segundo Unifesp 11,4 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack
11,4 mi de brasileiros já usaram cocaína/crack. Lenad III mostra aumento preocupante no uso experimental de drogas no Brasil. 01 jul 2025 · Saúde
Foto: Unsplash
A origem dos signos
Conheça a origem dos signos do Zodíaco e sua evolução histórica, da Mesopotâmia até a cultura popular contemporânea. 01 jul 2025 · Cultura
Foto: Reprodução Instagram
Corpo de Juliana Marins chega ao Brasil nesta terça-feira
Corpo de Juliana Marins, morta em acidente na Indonésia, passará por uma nova autópsia 01 jul 2025 · Brasil
Divulgação: FIFA
Após as oitavas de final, restam 2 brasileiros na briga pelo titulo do mundial
Paulino decide e Palmeiras reencontra Chelsea em 04/07. Flu avança após atuação sólida; Fla cai com 4×2 para Bayern. 01 jul 2025 · Esportes
Foto: Unsplash
Confira alguns títulos que chegam à Netflix em julho
Confira os principais lançamentos da Netflix em julho, incluindo documentários, séries e filmes. 01 jul 2025 · Cultura
Foto: Divulgação Secom Prefeitura de Aparecida
Aparecida de Goiânia oferece quase mil vagas de emprego nesta semana
Sistema Municipal de Emprego (SIME) de Aparecida de Goiânia oferece 934 vagas em diversas áreas nesta semana. 01 jul 2025 · Cidades
Divulgação – Prefeitura de Goiânia
Goiânia implementa nova tecnologia para os ônibus
Prefeitura implanta chip que faz semáforos abrirem para ônibus em Goiânia. Meta: 200km de vias metronizadas até 2027 para agilizar transporte. 01 jul 2025 · Cidades
Divulgação: Câmara Municipal de Anápolis
Jornalista Vassil Oliveira assume comunicação da Câmara de Anápolis
Nomeação estratégica: Vassil Oliveira com 3 décadas de experiência para comunicação legislativa em Anápolis. Já chefiou ABC e mídias goianas. 30 jun 2025 · Poder
Foto: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
CNU abre inscrições em julho com 3.642 vagas em 32 órgãos
Concurso Unificado 2025 abre com 3.642 vagas. FGV organiza seleção em 9 blocos temáticos. Inscrição única para vários cargos. Taxa: R$70. 30 jun 2025 · Trabalho
Foto: Victor Piemonte/STF
Barroso define Moraes como relator de ação sobre decreto do IOF no STF
Moraes julgará ADI sobre decreto do IOF. PSOL alega que Congresso feriu Constituição ao sustar medida sem comprovar abuso do Executivo. 30 jun 2025 · Política