Dois filmes diferentes que dialogam com a ideia da solidão contemporânea e das conexões humanas

Dois filmes que nasceram de um divórcio: “Encontros e Desencontros” e “Ela” mostram como o cinema traduz a solidão e os vínculos da vida real.

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Imagem: Reprodução

Talvez seja novidade — ou não — para você, leitor, que os filmes “Encontros e Desencontros “(Lost in Translation) e “Ela” (Her) podem ser encarados como versões de uma mesma história.

Dá para tirar essas conclusões se considerarmos a história que envolve a diretora e o diretor dos respectivos filmes.

Sofia Coppola e Spike Jonze

Sofia e Jonze foram casados por quatro anos (1999–2003) e, sendo ambos cineastas, o processo de separação acabou rendendo duas obras muito interessantes — quase como uma espécie de sublimação psicanalítica chique.

“Encontros e Desencontros” estreou no ano do divórcio enquanto que “Ela” estreou cerca de 10 anos depois. Uma tentativa de resumir ambas as obras seria dizer que elas expressam a dor da separação e o que cada um aprendeu com o outro durante os anos de casamento — mas os filmes vão muito além disso.

Encontros e Desencontros

Para os que estavam acostumados com ela no papel de Viúva Negra no Universo Cinematográfico da Marvel, vão sentir um baque ao vê-la bem mais jovem, mas não inexperiente.

Scarlett Johansson mostra que mereceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz e a indicação ao BAFTA — o “Oscar britânico” — por esse papel. E caso não fique claro, tente perceber que o papel representado pela atriz é uma projeção de Sofia e do que ela estava passando na época.

Sinopse: Bob Harris é uma estrela de cinema que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Charlotte, por sua vez, está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo de celebridades aficionado pelo seu trabalhado e que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário e estranhos em uma terra estrangeira, Bob e Charlotte não conseguem dormir e se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo. Em pouco tempo, encontram distração, fuga e compreensão um no outro entre as luzes de Tóquio.

Her

Alguns anos antes de se tornar o inesquecível Coringa, Joaquin Phoenix mergulhou no papel de um escritor numa sociedade futurística na qual a Inteligência Artificial é quase humana.

Aqui, curiosamente, e muito provavelmente não por coincidência, temos Scarlett Johansson novamente, mas não em corpo e sim sua voz no papel da Inteligência Artificial Samantha. Novamente, caso não fique claro, enxergue Jonze no personagem interpretado por Phoenix.

Sinopse: O solitário escritor Theodore desenvolve uma relação de amor especial com o novo sistema operacional do seu computador. Surpreendentemente, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa, uma entidade intuitiva e sensível chamada Samantha.

Se “Encontros e Desencontros” pode ser sobre o vazio do que poderia ter sido, “Ela” fala da dor de seguir em frente e da tentativa de reconstruir laços em um mundo cada vez mais mediado pela tecnologia. O filme discute o quanto estamos dispostos a nos abrir — e até onde vamos para não nos sentirmos sozinhos.

Juntos, o filmes dialogam como cartas não enviadas entre duas pessoas que se amaram, se perderam e, depois, entenderam que algumas conexões não precisam durar para serem transformadoras.

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