Dois filmes diferentes que dialogam com a ideia da solidão contemporânea e das conexões humanas

Dois filmes que nasceram de um divórcio: “Encontros e Desencontros” e “Ela” mostram como o cinema traduz a solidão e os vínculos da vida real.

Compartilhe

Imagem: Reprodução

Talvez seja novidade — ou não — para você, leitor, que os filmes “Encontros e Desencontros “(Lost in Translation) e “Ela” (Her) podem ser encarados como versões de uma mesma história.

Dá para tirar essas conclusões se considerarmos a história que envolve a diretora e o diretor dos respectivos filmes.

Sofia Coppola e Spike Jonze

Sofia e Jonze foram casados por quatro anos (1999–2003) e, sendo ambos cineastas, o processo de separação acabou rendendo duas obras muito interessantes — quase como uma espécie de sublimação psicanalítica chique.

“Encontros e Desencontros” estreou no ano do divórcio enquanto que “Ela” estreou cerca de 10 anos depois. Uma tentativa de resumir ambas as obras seria dizer que elas expressam a dor da separação e o que cada um aprendeu com o outro durante os anos de casamento — mas os filmes vão muito além disso.

Encontros e Desencontros

Para os que estavam acostumados com ela no papel de Viúva Negra no Universo Cinematográfico da Marvel, vão sentir um baque ao vê-la bem mais jovem, mas não inexperiente.

Scarlett Johansson mostra que mereceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz e a indicação ao BAFTA — o “Oscar britânico” — por esse papel. E caso não fique claro, tente perceber que o papel representado pela atriz é uma projeção de Sofia e do que ela estava passando na época.

Sinopse: Bob Harris é uma estrela de cinema que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Charlotte, por sua vez, está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo de celebridades aficionado pelo seu trabalhado e que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário e estranhos em uma terra estrangeira, Bob e Charlotte não conseguem dormir e se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo. Em pouco tempo, encontram distração, fuga e compreensão um no outro entre as luzes de Tóquio.

Her

Alguns anos antes de se tornar o inesquecível Coringa, Joaquin Phoenix mergulhou no papel de um escritor numa sociedade futurística na qual a Inteligência Artificial é quase humana.

Aqui, curiosamente, e muito provavelmente não por coincidência, temos Scarlett Johansson novamente, mas não em corpo e sim sua voz no papel da Inteligência Artificial Samantha. Novamente, caso não fique claro, enxergue Jonze no personagem interpretado por Phoenix.

Sinopse: O solitário escritor Theodore desenvolve uma relação de amor especial com o novo sistema operacional do seu computador. Surpreendentemente, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa, uma entidade intuitiva e sensível chamada Samantha.

Se “Encontros e Desencontros” pode ser sobre o vazio do que poderia ter sido, “Ela” fala da dor de seguir em frente e da tentativa de reconstruir laços em um mundo cada vez mais mediado pela tecnologia. O filme discute o quanto estamos dispostos a nos abrir — e até onde vamos para não nos sentirmos sozinhos.

Juntos, o filmes dialogam como cartas não enviadas entre duas pessoas que se amaram, se perderam e, depois, entenderam que algumas conexões não precisam durar para serem transformadoras.

Recentes
Por 32 a 2, CCJ recomenda cassar Carla Zambelli
Por 32 a 2, CCJ recomenda cassar Carla Zambelli
Justiça · 1min
Ministro suspende decisão que limitava impeachment no STF
Ministro suspende decisão que limitava impeachment no STF
Justiça · 1h
STJ mantém multa a defesa em caso Valério Luiz
STJ mantém multa a defesa em caso Valério Luiz
Goiás · 1h
Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 para 2026
Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 para 2026
Economia · 2h
Mais do PortalGO
Divulgação HBO Max
Quem foi Ângela Diniz? Série da HBO Max mostra como a Justiça lidou com o feminicídio
A produção revisita um dos casos que transformou o feminicídio em debate nacional. 10 dez 2025 · Cultura
shammiknr/Pixabay
Aparecida define soltura de mosquitos com bactéria que bloqueia dengue
Reunião técnica nesta quarta-feira (10) estabelece cronograma para implementação do Método Wolbachia; iniciativa deve cobrir 25 bairros e proteger quase 300 mil… 10 dez 2025 · Saúde
Foto: Reprodução Redes Sociais
Sessão da Câmara teve expulsão de jornalistas e retirada de Glauber Braga
Entidades de imprensa cobram apuração de agressões e falhas de transparência 10 dez 2025 · Brasil
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Câmara aprova redução de penas para condenados do 8 de janeiro
Alcolumbre promete votação no Senado ainda em 2025 10 dez 2025 · Política
Beyoncé aciona Justiça contra “filme de Bolsonaro” por uso indevido de sua música
Equipe da cantora Beyoncé acionou a Justiça pelo uso não autorizado da música “Survivor”, produtores buscam a retirada do material. 10 dez 2025 · Justiça
Veja os premiados do Brasileirão masculino e feminino
CBF e ESPN premiaram os destaques da temporada. No masculino, Arrascaeta brilha; no feminino, Gabi Zanotti. Confira os times ideais 09 dez 2025 · Esportes
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Câmara vota projeto para livrar Bolsonaro da cadeia
Projeto da Dosimetria rever punições dos atentados golpistas de 8 de janeiro. Relator prevê redução drástica da pena de Bolsonaro. 09 dez 2025 · Brasil
Foto: Reprodução/ Instagram Poliana Rocha
Após susto, Leonardo recebe alta e volta para casa
Cantor Leonardo recebeu alta após internação por gastroenterite em Goiânia. Ele brincou sobre o episódio em vídeo: “uma caganeira brava”. 09 dez 2025 · Goiás
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Lula endurece penas para crimes sexuais
Lei sancionada por Lula endurece regras para condenados por crimes contra a dignidade sexual. Monitoramento genético rígida é destaques. 09 dez 2025 · Brasil
COI monta força-tarefa contra manipulação em Milão-2026
Para proteger a integridade, COI e organizadores italianos vão monitorar de perto as apostas nos Jogos Olímpicos de Inverno do ano que vem. 09 dez 2025 · Esportes