Imagine aí como era pesquisar uma imagem antes de 12 de julho de 2001… difícil né?
Por mais que a história não seja novidade, muita gente ainda não sabe: um vestido usado por uma cantora foi responsável pela criação de nada mais, nada menos, do que o Google Imagens.
Grammy
Durante a 42ª edição do Grammy, uma premiação famosa da indústria musical, a Cantora Jennifer Lopez roubou a cena usando um vestido verde Versace. A repercussão foi tão grande que gerou uma demanda nunca vista antes por imagens da artista usando a peça.

Falta
A intensa curiosidade em torno do vestido mostrou que existia uma lacuna crítica nos mecanismos de busca existentes na época. Milhões de usuários tentaram encontrar fotos do vestido “Jungle Dress” (como a peça ficou conhecida) online, mas a funcionalidade predominante dos motores de busca era focada em texto.
Isso significava que, mesmo que o vestido fosse amplamente discutido em artigos e notícias, era difícil para os usuários encontrarem diretamente as imagens do vestido.
A inabilidade dos motores de busca de lidar com todo esse interesse por conteúdo visual demonstrou uma clara necessidade de uma plataforma dedicada à busca por imagens.
Google Imagens
A partir do episódio, os engenheiros do Google decidiram agir. A empresa iniciou o desenvolvimento de uma ferramenta que permitiria aos usuários pesquisar e visualizar imagens de forma direta. O projeto deu origem ao Google Imagens em julho de 2001. A plataforma revolucionou a forma como as pessoas encontravam conteúdo visual online.
Desde o lançamento, o Google Imagens passou por inúmeras atualizações e aprimoramentos, incorporando tecnologias avançadas de reconhecimento de imagem, filtros de pesquisa mais sofisticados e integração com outras ferramentas do Google.
A capacidade de pesquisar por cores, tipos de imagem (fotos, ilustrações, gifs), e até mesmo por imagens semelhantes, transformou a experiência de busca visual em algo intuitivo e poderoso.
Extra
Em 2019, Jennifer participou do desfile de primavera/verão 2020 da Versace durante a Semana de Moda de Milão usando a peça reimaginada.
