A primeira noite dos jogos de volta da primeira fase teve emoção, confusão e muita alegria (e tristeza). Os primeiros quatro classificados foram conhecidos em partidas eletrizantes que balançaram torcidas pelo Brasil inteiro. Hoje, mais seis classificados serão conhecidos, podendo até incluir um representante goiano.
Náutico x São Paulo
No Estádio dos Aflitos, em Recife, os donos da casa tentavam reverter o placar de 2 a 1 conquistado pelo Tricolor Paulista na primeira partida da terceira fase da competição. Porém, quem saiu na frente foi o São Paulo, aos 3 minutos. Após cobrança de escanteio de Oscar, Luciano subiu mais alto que a marcação e abriu o placar com uma bela cabeçada. Se a situação já era ruim para o Timbu, piorou aos 10 minutos com a expulsão de Marquinhos, após uma solada em Cédric. O árbitro precisou do auxílio do VAR para tomar a decisão.
Aos 20, foi a vez do Tricolor Paulista ficar com um a menos. Ferraresi deu um forte carrinho em Igor Fernandes. Inicialmente, o árbitro Jonathan Benkenstein Pinheiro deu amarelo, mas o VAR alertou que poderia ser pouco pela intensidade da falta. Após análise, Benkenstein expulsou o jogador do time paulista.
Com a necessidade de dois gols para levar a partida para os pênaltis e três para passar de fase, o Náutico voltou para o segundo tempo com alta intensidade, pressionando o Tricolor Paulista. Mas, de novo, quem aproveitou melhor sua oportunidade foi o São Paulo. Aos 28 minutos, Enzo deu passe ao atacante Ryan, mas o goleiro Muriel conseguiu defender. No rebote, Rodriguinho bateu de fora da área, aumentando a vantagem para o São Paulo.
Após o gol tricolor, o Timbu tentou de tudo, mas conseguiu marcar seu gol apenas aos 40 minutos. Após cobrança de escanteio, o atacante Hélio Borges precisou de dois chutes para marcar. No primeiro momento, o lance foi anulado, mas o VAR acabou confirmando o gol. No fim, Náutico 2 x 1 São Paulo. No agregado, São Paulo avança com 4 a 2.
Athletico-PR x Brusque-SC
Na Ligga Arena, em Curitiba, Athletico e Brusque não tinham marcado na primeira partida, então qualquer gol poderia mudar radicalmente os rumos da classificação. Pensando nisso, logo no primeiro lance da partida, Isaac invadiu a área, bateu cruzado, o goleiro Matheus Nogueira espalmou nos pés de Kauã Moraes, que abriu o placar. Após o gol, o Brusque passou a partida inteira buscando desesperadamente o empate, mas Mycael foi o grande nome do Furacão paranaense.
Por outro lado, o Athletico buscou ampliar por meio dos bons contra-ataques. Kauã Moraes salvou o Brusque e manteve o time catarinense vivo até o fim da partida, mas quem ficou com a vaga foram os donos da casa. Athletico-PR 1 x 0 Brusque-SC no jogo e no agregado.
Vasco x Operário-PR
Após o empate por 1 a 1 no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, no Paraná, Vasco e Operário jogaram em São Januário precisando do resultado. Caso a partida terminasse em novo empate, o jogo iria para a temida disputa por pênaltis. Mesmo estando à frente do Vasco há apenas três partidas, Fernando Diniz impôs seu estilo à equipe cruz-maltina, que, quando tinha a bola nos pés, trocava muitos passes no campo de ataque e tentava abrir espaços na defesa do Fantasma paranaense. Já o Operário suportou a pressão, mas com a bola não ameaçou em nenhum momento.
Aos 39 minutos, Godói errou a saída de bola, entregou nos pés de Rayan, que avançou sozinho para a área do Operário. No um contra um, o atacante do time carioca passou a bola por entre as pernas do goleiro Elias, colocando o Vasco à frente.
No segundo tempo, o Operário, atrás no placar, saiu para o ataque, deixando alguns espaços no campo defensivo. Com isso, o Vasco chegou perto do segundo gol com Piton e Nuno. Mais próximo ao fim do jogo, o Fantasma passou a marcar presença no campo de ataque e levar, com chuveirinhos, perigo à área do Vasco. No último lance da partida, Ademilson aproveitou o descuido da defesa carioca e marcou de cabeça. Com o 1 a 1 no jogo e 2 a 2 no agregado, Vasco e Operário precisaram definir a vaga nas cobranças de pênaltis.
Na rodada inicial, com cinco pênaltis para cada lado, os times mantiveram a igualdade, com Neto Paraíba parando em Léo Jardim na segunda cobrança do Operário e João Victor chutando praticamente nas mãos de Elias na quarta cobrança do Vasco.
A partir daí, vieram as cobranças alternadas, onde, caso um time perdesse sua cobrança e o adversário marcasse, quem marcasse avançaria. Na sétima rodada, Elias e Léo Jardim brilharam defendendo as cobranças de Paulo Henrique e Thales Oleques, respectivamente. Após essa rodada, houve uma confusão no meio de campo que paralisou momentaneamente a disputa. Na rodada seguinte, Léo Jardim defendeu a terceira cobrança, dessa vez parando Allan Godói e levando o Vasco para a próxima fase da Copa do Brasil.
Grêmio x CSA
O 0 a 0 ao fim do jogo na Arena do Grêmio não diz o quão nervoso, dentro e fora de campo, foi o jogo entre gaúchos e alagoanos. O CSA entrou em campo com algum conforto, após vencer o Tricolor Gaúcho por 3 a 2 no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Atrás no placar geral e jogando em casa, o Grêmio entrou em campo sabendo que precisava vencer para avançar na Copa do Brasil e, por isso, pressionou o Azulão alagoano desde o primeiro minuto da partida. Villasanti, Cristaldo, Marlon e Wagner Leonardo pararam no goleiro do CSA, Gabriel Félix, ao menos uma vez cada um, isso contando apenas a primeira etapa.
Na segunda etapa, quem começou assustando foi o time alagoano: Marcelinho tirou tinta da trave, aproveitando bola rebatida na área do Grêmio. O time gaúcho passou o segundo tempo empilhando chances desperdiçadas, até os 44 minutos, quando Lucas Esteves cobrou escanteio, Gabriel Félix defendeu após bate-rebate, mas a bola parou nos pés de Braithwaite, que entregou para Aravena tocar para o gol vazio. Porém, o juiz Matheus Candançan viu falta na jogada e anulou o gol. O VAR chamou o juiz para rever o lance, mas o árbitro FIFA de São Paulo manteve a decisão, além de expulsar o atacante Arezo por empurrá-lo e ofendê-lo. Nos acréscimos, o CSA aproveitou o emocional abalado do Tricolor Gaúcho: Igor Bahia puxou um grande contra-ataque, parando em incrível defesa do goleiro Tiago Volpi. Final de jogo: Grêmio 0, CSA 0. No agregado, 3 a 2 para o CSA.
Mais confusão após o fim do jogo
Na súmula, o árbitro paulista Matheus Candançan informou à CBF três ocorrências que podem complicar o Tricolor Gaúcho. Na primeira, afirmou que três dirigentes do Grêmio o abordaram de forma agressiva, gritando: “ladrão, bandido, tu nos roubou, seu sem-vergonha“, enquanto jogavam notas de 2 reais nele. Segundo Candançan, os dirigentes eram Alexandre Rossato (vice-presidente), César Peixoto (diretor de futebol) e Eduardo Magrisso (vice-presidente).
A segunda ocorrência foi na entrada do vestiário da arbitragem, onde diversos membros do Grêmio, entre jogadores e dirigentes, protestaram com diversos insultos, e uma garrafa foi atirada na direção dos árbitros, atingindo a parede. Segundo Candançan, não foi possível identificar quem atirou a garrafa.
A última ocorrência informada foi de um cuspe do atacante Pavón no rosto de um soldado da Brigada Militar. Embora o árbitro não tenha visto a ocorrência, supostamente o atacante argentino tinha como alvo o próprio árbitro.
Próximos Jogos
21/05
- Fortaleza x Retrô-PE – 19h – Arena Castelão (For 1 x 1 Ret)
- Aparecidense-GO x Fluminense – 19h30 – Mané Garrincha (Flu 1 x 0 Apa)
- Bahia x Paysandu – 19h30 – Fonte Nova (Bah 1 x 0 Pay)
- Atlético-MG x Maringá-PR – 21h30 – Arena MRV (Amg 2 x 2 Mar)
- Flamengo x Botafogo-PB – 21h30 – Maracanã (Fla 1 x 0 Bpb)
- Corinthians x Novorizontino-SP – 21h30 – Neo Química Arena (Cor 1 x 0 Nho)
22/05
- Maracanã-CE x Internacional – 19h – Orlando Scarpelli (Int 1 x 0 Mar)
- Vila Nova x Cruzeiro – 19h30 – Serra Dourada (Vil 0 x 2 Cru)
- Palmeiras x Ceará – 19h30 – Allianz Parque (Pal 1 x 0 Cea)
- Capital-DF x Botafogo – 21h30 – Mané Garrincha (Bot 4 x 0 Cap)
- CRB-AL x Santos – 21h30 – Rei Pelé (CRB 1 x 1 San)
- RB Bragantino x Criciúma – 21h30 – Nabi Abi Chedid (RBB 0 x 1 Cri)
Os confrontos da próxima fase serão definidos por sorteio em data a ser anunciada. Enquanto isso, as equipes classificadas já podem começar a se preparar para os novos desafios nesta emocionante Copa do Brasil..