Goiânia registrou redução de 47,2% nos casos de dengue em 2025 em comparação com o ano anterior, segundo dados do Boletim Epidemiológico de Arboviroses divulgado em dezembro pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ao todo, foram contabilizados 28.427 casos da doença neste ano, contra 50.508 no mesmo período de 2024.
Apesar da queda expressiva, o cenário ainda inspira atenção. Do total de casos confirmados em 2025, 67 evoluíram para quadros graves e 34 resultaram em óbitos comprovadamente causados pela dengue. No ano passado, foram registrados 81 óbitos relacionados à doença na capital.
De acordo com a SMS, parte da redução está associada ao reforço das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. Em 2025, os agentes de combate às endemias realizaram mais de 2,3 milhões de visitas domiciliares em residências e estabelecimentos comerciais para vistoria e orientação da população.

Levantamento do painel de controle antivetorial da pasta aponta que, ao longo do ano, foram identificados 30.890 focos do mosquito em 21.624 imóveis da capital. As equipes também realizaram vistorias compulsórias em 1.017 imóveis abandonados ou permanentemente fechados. Além disso, foram lavrados 75.952 autos de infração relacionados ao descumprimento de normas sanitárias.
Outro eixo das ações envolve o monitoramento da oviposição do mosquito, por meio da instalação de armadilhas que permitem a contagem de ovos e o mapeamento das áreas com maior infestação. Na Região Noroeste de Goiânia, por exemplo, mil armadilhas foram instaladas como estratégia de intensificação do controle vetorial, em locais com histórico de maior incidência de casos.
Especialistas alertam que, mesmo durante o período de estiagem, o risco de proliferação do mosquito permanece, principalmente em recipientes que acumulam água parada. A orientação é que moradores mantenham cuidados contínuos, como eliminar possíveis criadouros e permitir o acesso dos agentes de saúde às residências, para evitar novos surtos da doença.








