O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, apresentou na segunda-feira (6/10) os avanços do Estado em áreas como educação, segurança pública e economia durante o primeiro encontro da Associação Comercial e Indústria de Criciúma (Acic), em Santa Catarina. O painel, intitulado “O Brasil na visão de suas lideranças públicas e empresariais”, reuniu mais de 500 empresários e lideranças regionais do Sul do Estado catarinense.
O evento foi mediado pelo empresário Ricardo Faria e teve a participação do público com perguntas ao governador. Caiado destacou os investimentos realizados em Goiás desde 2019, incluindo aportes de mais de R$ 8 bilhões na rede de ensino, programas de alfabetização como AlfaMais, iniciativas de combate à evasão escolar e políticas de valorização de professores.
Segundo o governador, essas ações colocaram Goiás em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e em segundo no ranking de alfabetização na idade certa.
Na área de segurança pública, Caiado ressaltou a redução do número de jovens em medidas socioeducativas, de 1.073 em 2019 para 178 atualmente, e a diminuição dos índices de criminalidade em todo o Estado. Ele afirmou que a integração entre inteligência e operações policiais contribuiu para a transformação do cenário de segurança em Goiás.
O governador também comentou sobre a situação nacional, apontando o crescimento da atuação de organizações criminosas em diversos setores econômicos. Segundo ele, não há áreas do Estado de Goiás sob controle de facções criminosas.