A Prefeitura de Goiânia avançou no Programa de Desobstrução de Vias Arteriais com a aprovação de intervenções nas avenidas 85 e T-10. O projeto da Avenida 85 está pronto e será executado nas próximas semanas, enquanto o plano para a T-10 segue para etapas de planejamento e validação.
Na Avenida 85, a revitalização inclui renovação completa da sinalização, instalação de abrigos de ônibus modelo CMTC-3, adequações geométricas nos cruzamentos, implementação de direita livre e atualização dos planos semafóricos. A sincronização da chamada “onda verde” será feita entre a Avenida Laudelino Gomes e a Praça Cívica, permitindo maior fluidez ao tráfego. A obra prevê ainda terceira faixa de circulação e melhorias para o transporte coletivo.
Segundo o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, “a intervenção vai entregar uma avenida mais segura, com maior capacidade de fluxo, beneficiando tanto motoristas quanto passageiros do transporte público”.
Paralelamente, a Avenida T-10, considerada um dos principais eixos de ligação entre as regiões oeste e leste da cidade, receberá um sistema binário junto à Avenida T-55. O projeto prevê alargamento em pontos de estrangulamento, revisão de estacionamentos e quatro faixas de circulação por sentido entre o Parque Vaca Brava e a Avenida 85. O objetivo é reduzir congestionamentos e melhorar o transporte coletivo.

O projeto da T-10 já foi aprovado pelo prefeito Sandro Mabel, mas ainda não tem data definida para execução, devido à complexidade das intervenções e à necessidade de integração entre diferentes secretarias. Obras de grande porte, como essas, seguem uma sequência de planejamento, elaboração de projetos, validação e execução, conforme explica Tarcísio Abreu.
As intervenções fazem parte de um pacote que já trouxe melhorias a corredores estratégicos de Goiânia, como as avenidas Castelo Branco, Mutirão, Jamel Cecílio, 136, 24 de Outubro e Universitária, com expectativa de novos trechos beneficiados ainda este ano.