O Sesc Centro, em Goiânia, recebe a partir de 25 de agosto a exposição “80 anos de Hiroshima e Nagasaki – Inspirando a Cultura da Paz”, que apresenta relatos e memórias das explosões nucleares ocorridas em 1945, no Japão. A abertura oficial será realizada no dia 23 de agosto, às 15h, em evento fechado. A visitação gratuita ficará disponível ao público até 2 de setembro, das 9h às 18h.
A mostra é fruto da parceria entre a Embaixada do Japão, o Instituto Paulo Kobayashi e o Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás. O acervo conta com painéis informativos, documentos e peças cedidas pelo Museu do Memorial da Paz de Hiroshima, que retratam os impactos causados pelas bombas atômicas lançadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki nos dias 6 e 9 de agosto de 1945.
Entre as histórias apresentadas está a de Sadako Sasaki, menina vítima da radiação que se tornou símbolo de resistência e esperança. Sua memória é lembrada na exposição por meio da obra da artista origamista Priscila Tiemi Okata Nishizawa, que homenageia a tradição dos tsurus de papel como mensagem de paz.
As bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos em 1945 marcaram o fim da Segunda Guerra Mundial e deixaram profundas cicatrizes no Japão. Hoje, quase oito décadas depois, as datas seguem lembradas em todo o mundo como símbolo da necessidade de união e diálogo entre as nações.
Serviço
Exposição: “80 anos de Hiroshima e Nagasaki – Inspirando a Cultura da Paz”
Abertura: 23/8/25, às 15h (evento fechado)
Visitação: 25/8 a 2/9/25, das 9h às 18h
Local: Sesc Centro – Rua 15, Setor Central, Goiânia (GO)
Entrada: gratuita