Relembre a história do voo TAM 3804

Episódio significativo da aviação brasileira completa 23 anos em 2025.

Compartilhe

Foto: Reprodução

Na manhã do dia 30 de agosto de 2002, um Fokker 100, matrícula PT-MQH, operando o voo TAM 3804 partiu de São Paulo, aeroporto Governador André Franco Montoro (Guarulhos). A aeronave transportava 29 pessoas (24 passageiros e 5 tripulantes) e ia em direção ao aeroporto de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O voo seguia nos conformes, até que – em altitude de cruzeiro, FL350 (35 mil pés) – a tripulação identificou problemas sérios no sistema de combustível do motor direito: “filtro de combustível” e “baixa pressão” foram os alertas que acenderam no painel.

Ações

Seguindo as instruções do manual da aeronave, os pilotos executaram procedimentos para mitigar a falha, mas o desequilíbrio de combustível acabou evoluindo num ritmo bastante rápido.

O Fokker 100 perdeu uma quantidade crítica de combustível, e, nesse meio tempo, os pilotos decidiram desviar para o aeroporto de Araçatuba. Contudo, o que ninguém queria aconteceu: ambos os motores pararam por falta de combustível ainda a 16 milhas náuticas da pista, cerca de 28,08 km.

Sem os motores para “empurrar” o avião para frente, os pilotos optaram então por um pouso forçado em área rural no município de Birigui em São Paulo. O trem de pouso baixou e tudo correu bem, menos para uma vaquinha que estava no pasto no momento e não teve tanta sorte.

Mesmo com danos no trem de pouso (que foi arrancado devido aos impactos com solo irregular da fazenda) e outros bem significativos na fuselagem, a manobra salvou todas as vidas a bordo e tudo não passou de um susto. Apenas quatro ocupantes sofreram apenas ferimentos leves. A aeronave, porém, deu “perda total”

Confira como ficou

A investigação

Por ser um acidente que aconteceu em 2002, é preciso lembrar que a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) ainda não existia. Logo, quem conduziu a investigação foi o antigo DAC, Departamento de Aviação Civil, por meio do CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

O órgão apontou uma falha de projeto em um dos tubos de alimentação de combustível. O contato contínuo entre o tubo de aço e uma placa de retenção de alumínio provocou um desgaste por atrito (abrasão), que levou à ruptura da peça e ao consequente vazamento.

Segundo o relatório oficial, a falha não decorreu de erro humano na manutenção. A TAM também confirmou que o abastecimento havia sido feito corretamente.

O acidente reforçou a importância do projeto técnico dos componentes e influenciou melhorias nos protocolos de engenharia e segurança operacional na aviação civil brasileira.

A ação corretiva mais imediata partiu da própria TAM, que emitiu uma Ordem de Engenharia dias após o ocorrido para inspecionar toda a sua frota. Posteriormente, a Rolls-Royce, fabricante do motor, emitiu boletins de serviço mandatórios para que todos os operadores do motor no mundo fizessem a inspeção e a substituição da peça defeituosa, corrigindo a falha de projeto.

Recentes
Estudo aponta que mudar turno escolar não melhora rendimento de estudantes com TDAH
Estudo aponta que mudar turno escolar não melhora rendimento de estudantes com TDAH
Ciência · 1h
Do riso ao terror: lançamentos para todos os gostos
Do riso ao terror: lançamentos para todos os gostos
Entretenimento · 15h
Sob pressão: Quem avança às quartas de final da Copa do Brasil?
Sob pressão: Quem avança às quartas de final da Copa do Brasil?
Esportes · 16h
Nossa Senhora de Fátima peregrina por Goiânia a partir do dia 9
Nossa Senhora de Fátima peregrina por Goiânia a partir do dia 9
Religião · 17h
Mais do PortalGO
Foto: Divulgação ESA/OAB-GO
ESA-GO inicia Mês da Advocacia com mais de 180 cursos e debate sobre papel das Cortes Superiores
ESA-GO inicia o Mês da Advocacia com cursos a partir de R$ 11,00 e palestra sobre o papel constitucional do STF e do STJ. 06 ago 2025 · Educação
Foto: Divulgação PRF
Idoso embriagado ignora PRF, dirige na contramão e quase atropela agente na BR-153
Dentro do carro, os policiais encontraram um frasco de cachaça. 06 ago 2025 · Segurança
Foto: Valquíria Duarte
Prefeitura de Goiânia realiza mutirão com mais de 5 mil vagas na Educação
Ação da Secretaria Municipal de Educação busca preencher vagas remanescentes em cinco regiões da capital com atendimento presencial nos dias 8 e 9 de agosto. 06 ago 2025 · Cidades
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Moradores querem expulsar Bolsonaro de condomínio no DF
Moradores do condomínio onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar pedem sua saída por causa de operações da PF e manifestações constantes. 06 ago 2025 · Brasil
Foto: SES-GO
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Após ocupação no Congresso, Alcolumbre e Motta pedem respeito e retomada dos trabalhos
Protesto de parlamentares bolsonaristas esvazia sessões e reacende tensão entre Legislativo e Judiciário; Alcolumbre e Motta cobram retomada institucional e… 06 ago 2025 · Política
Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
Bolsonaristas bloqueiam votação por anistia e Moraes
Crise surge após prisão domiciliar de Bolsonaro. Oposição usa tática radical para pressionar Congresso. Base governista repudia ação. 06 ago 2025 · Brasil
Foto: Daniel Torok/White House Photo
Setores brasileiros sob ataque de tarifa Trump, entenda o tarifaço
Quem paga a tarifa? Empresas americanas, que repassarão custos ao consumidor. Preços de carne, café e manga devem subir nos EUA. 05 ago 2025 · Economia
Foto: Wikimedia
“Apenas 5 dias de licença-paternidade é pouco”, dizem pediatras
“Garantir presença paterna não é luxo, é saúde”, diz SBP. Entidade cobra urgência na votação de projetos parados no Congresso. 05 ago 2025 · Saúde
© Ricardo Beccari/Embraer
Embraer mantém metas mesmo com taxação nos EUA
Embraer evitou tarifa de 50% nos EUA, mas segue com 10% sobre aviões. CEO garante: sem demissões e metas mantidas. 05 ago 2025 · Economia