TJ atende Prefeitura de Aparecida e retira embargo a aterro

Liminar do desembargador Jeová Sardinha obriga reativação do aterro. Decisão evita colapso no manejo de resíduos de 600 mil pessoas.

Compartilhe

Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

O desembargador Jeová Sardinha de Moraes, da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás, concedeu uma liminar que determina o imediato restabelecimento do funcionamento do aterro sanitário municipal de Aparecida de Goiânia.

A decisão atende a um mandado de segurança protocolado pela Procuradoria-Geral do Município contra a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A Prefeitura alega que o serviço é essencial para a população e aponta uma suposta omissão da Semad na análise de um pedido de licença corretiva.

O Município ingressou com a ação após o embargo do aterro, determinado pelo despacho nº 276/2025/SEMAD/SLA-06040. No mesmo documento, a Semad sugeriu que a nova gestão da Prefeitura contratasse um aterro privado para destinação dos resíduos.

Na época, a administração do prefeito Leandro Vilela classificou a medida como desproporcional. Segundo a Prefeitura, a nova gestão enfrenta uma crise financeira, herdando uma dívida de R$ 500 milhões, e estava no início dos trabalhos. Vilela também ressaltou que mantém diálogo constante com a Semad e o Ministério Público.

De acordo com a Procuradoria, o aterro público atende aos parâmetros técnicos e ambientais mínimos exigidos. O pedido de licença corretiva estava protocolado há mais de 30 dias.

“O Município detém a licença do aterro há mais de uma década e busca apenas a renovação. Entendemos que essa é a melhor solução para Aparecida”, afirmou o procurador-geral, Fábio Camargo.

Desde 2016, Aparecida integra o grupo de 19 municípios de Goiás que operam com aterro sanitário, em vez de lixão.

Na petição, a Prefeitura argumentou que a paralisação do serviço colocaria em risco a saúde pública, o meio ambiente e a administração municipal, afetando diretamente mais de 600 mil moradores.

Para reforçar o pedido, o Município apresentou relatórios técnicos, auditoria independente e pareceres que comprovam o atendimento às normas operacionais estabelecidas pela ABNT NBR 13896/1997. Segundo a prefeitura, a Instrução Normativa Semad nº 05/2024 também está sendo respeitada.

Ao conceder a liminar, o desembargador reconheceu a urgência da situação e os riscos à população, caso o serviço permanecesse interrompido. Ele destacou ainda que a paralisação poderia gerar doenças e violar direitos fundamentais, como o acesso a um meio ambiente equilibrado e à saúde.

Com a decisão, o aterro sanitário de Aparecida de Goiânia permanece em operação. A Semad também recebeu ordem para analisar o pedido de licença ambiental corretiva no prazo máximo de 30 dias.

Recentes
Flamengo quer ser primeira “Nação simbólico-cultural” reconhecida pela ONU
Flamengo quer ser primeira “Nação simbólico-cultural” reconhecida pela ONU
Esportes · 8min
Moraes detalha 13 atos na tentativa de golpe de Bolsonaro
Moraes detalha 13 atos na tentativa de golpe de Bolsonaro
Justiça · 44min
“Não é uma mensagem de um delinquente do PCC para outro” diz Moraes sobre anotações de Ramagem
“Não é uma mensagem de um delinquente do PCC para outro” diz Moraes sobre anotações de Ramagem
Brasil · 4h
“Não há dúvida de que houve tentativa de golpe”, diz Moraes ao detalhar atos de Bolsonaro
“Não há dúvida de que houve tentativa de golpe”, diz Moraes ao detalhar atos de Bolsonaro
Brasil · 5h
Mais do PortalGO
Reprodução TV Justiça
Moraes diz que questionamentos sobre delação beiram litigância de má-fé
Defesas questionam excesso de documentos e supostas contradições 09 set 2025 · Brasil
Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
PF cumpre mandado contra suspeito de assédio à deputada Silvye Alves
Investigado está proibido de acessar a internet e contatar vítimas 09 set 2025 · Justiça
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
STF retoma julgamento da trama golpista; acompanhe ao vivo
Resultado será na sexta-feira (12) 09 set 2025 · Brasil
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Lupi nega omissão em fraudes no INSS e afirma que só entendeu gravidade após ação da PF
O ex-ministro Carlos Lupi defendeu que o ministério colaborou com a PF e reconheceu falhas do INSS 09 set 2025 · Política
Cecília Sebba, 10 anos, vence Copa WV de Três Tambores
Em um ano de treinos, Cecília Sebba, 10 anos, conquista título nacional de Três Tambores. Goiana é recordista estadual e promessa do esporte. 09 set 2025 · Esportes
Mundial de Clubes Feminino começa em outubro
Brasil pode ter representante no 1º Mundial de Clubes Feminino. Campeão da Libertadores se junta a Arsenal e Gotham FC. 08 set 2025 · Esportes
Fim de semana esportivo: vôlei, F1, acesso na D e final do Brasileirão Feminino
Fim de semana esportivo: Brasil leva bronze no vôlei, Verstappen vence GP Itália, quatro times sobem para Série D e final feminina 08 set 2025 · Esportes
Dallara GP2 2008 correndo em um local próprio para a pratica do automobilismo – Foto: Internet
Motorista de “Fórmula 1” é preso em rodovia na Tchéquia
Polícia usou dezenas de viaturas e helicóptero para prender motorista de carro de competição em rodovia. Veículo é ilegal para vias públicas. 08 set 2025 · Mundo
Foto: Fellipe Sampaio/STF
STF retoma amanhã julgamento de Bolsonaro e aliados por golpe
A partir de terça (9), STF vota condenação de Bolsonaro e sete aliados por tentativa de golpe, plano de sequestro e ligação com 8 de janeiro. 08 set 2025 · Justiça
Foto: Secom-GO
Daniel Vilela tem plano de voo. E os adversários?
Daniel Vilela se movimenta estrategicamente para o governo de Goiás em 2026, enquanto adversários ainda estruturam suas candidaturas 08 set 2025 · Blog Eleições 2026