Saiba o que é o “chip contraceptivo” utilizado por Virginia como método anticoncepcional

Compartilhe

Especialistas explicam sobre o chip contraceptivo e como ele funciona

A influenciadora Virginia Fonseca, em seu programa “Sabadou com Virginia”, abordou recentemente os efeitos colaterais associados ao uso do chip contraceptivo, que ela escolheu como método para evitar a gravidez. Especialistas consultados pelo portal LeoDias explicam o funcionamento do dispositivo, conhecido como Implanon.

“O Implanon é um implante subcutâneo em formato de bastão que libera doses contínuas e controladas de etonogestrel, um hormônio sintético. Ele atua bloqueando a ovulação – ou seja, a liberação do óvulo pelos ovários – e modificando o muco cervical, o que dificulta a movimentação dos espermatozoides”, detalha a ginecologista e obstetra Dra. Claudia Talaga.

A doutora também esclarece que o dispositivo é visto como uma alternativa menos invasiva em comparação ao DIU, já que sua colocação ocorre no antebraço utilizando uma agulha e anestesia local, enquanto o DIU é inserido diretamente no útero, tornando o procedimento mais doloroso e intrusivo.

Dra. Marcia Fuzaro Terra Cardial, ginecologista na clínica Terra Cardial e Presidente da ABPTGIC (Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia), destaca a alta eficácia do método: “O Implanon é um método contraceptivo reversível de longa duração, amplamente reconhecido por sua eficácia superior a 99%, destacando-se entre os métodos hormonais disponíveis”.

Embora os benefícios sejam evidentes e a procura seja significativa, Dra. Marcia alerta sobre possíveis efeitos colaterais: “A irregularidade no ciclo é um efeito comum, especialmente nos primeiros meses de uso. Algumas pacientes podem experimentar a ausência de menstruação, enquanto outras podem relatar episódios de sangramento contínuo, como mencionado pela influenciadora Virginia Fonseca. Esses casos, apesar de não serem graves, podem interferir na qualidade de vida e demandam avaliação médica para determinar ajustes ou a troca do método”. Além disso, ela ressalta que a remoção do dispositivo é tão simples e rápida quanto a sua colocação.

Dra. Claudia fornece informações sobre os custos: “O preço do Implanon pode variar dependendo do local e do profissional que realiza a inserção. Em média, o custo pode ser em torno de R$3,000 a R$3,500”.

Virginia Fonseca compartilha experiência com o método contraceptivo

A influenciadora, mãe de Maria Alice, Maria Flor e José Leonardo, relatou que enfrenta episódios de sangramento contínuo e está considerando trocar o Implanon por um dispositivo intrauterino (DIU), método que tem duração de até 10 anos e é amplamente conhecido por sua alta efetividade. Seu depoimento foi detalhado e refletiu o desconforto com a situação.

“Deixa eu falar um negócio para vocês, gente. E eu que não paro de ficar menstruada? Eu estou achando que é esse chip Implanon [anticoncepcional]. Vocês acreditam? Eu vi muitas mulheres aqui, quando eu falei que ia colocar, dando feedback de que fica sangrando direto. Aí eu falei assim: ‘Comigo vai ser diferente’. Porque falaram tão bem desse chip, né? Que é o método contraceptivo mais seguro. Mas eu não paro de sangrar! E aí, o que é que a gente faz?”, revelou Virginia.

Ela ainda complementou, mencionando que recebeu opiniões variadas sobre o dispositivo: “Mas assim, recebi feedback de mulheres que falaram que não paravam de sangrar. E também de mulheres que falaram que é ótimo. Então eu pensei que eu seria dessas que seria ótimo e não iria ficar sangrando direto. Pelo visto não, então o que eu estou pensando em fazer? Tira e colocar o DIU. Ai, gente! Eu juro…”.

Em resposta à influenciadora, uma internauta sugeriu: “Amiga, dura uns 2 meses e depois regula”. Contudo, Virginia, ainda incomodada, ponderou: “Então eu vou esperar esses 2 meses, porque eu odeio ficar menstruada. Eu asso [assadura] por conta do absorvente e não consigo usar OB [absorvente interno]. Esquece que eu não consigo! É papo de intimidade. É sério! Eu odeio e se não parar, é tirar”.

Recentes
Aparecida abre reta final de inscrições para 768 unidades habitacionais gratuitas
Aparecida abre reta final de inscrições para 768 unidades habitacionais gratuitas
Cidades · 16min
Fátima Gavioli aponta pandemia como principal desafio da Educação em Goiás
Fátima Gavioli aponta pandemia como principal desafio da Educação em Goiás
Educação · 46min
Moraes libera exames médicos de Bolsonaro fora da PF após queda na cela
Moraes libera exames médicos de Bolsonaro fora da PF após queda na cela
Brasil · 1h
Governo Trump revisa denúncia e retira acusação de Maduro como líder de cartel
Governo Trump revisa denúncia e retira acusação de Maduro como líder de cartel
Política · 3h
Mais do PortalGO
Foto: Reprodução
Bombeiros suspendem buscas por ativista desaparecido na Chapada dos Veadeiros
A família suspeita que o desaparecimento não seja acidental, baseando-se em um episódio de 2024: na época, João foi vítima de um atropelamento que os parentes… 07 jan 2026 · Goiás
Foto: Fábio Tito
Moradia custa 6,52% a mais; alta é a 2ª maior em 11 anos
Índice FipeZAP mostra alta de 6,52% nos preços de imóveis em 2025. Aumento superou inflação e ficou atrás apenas de 2024 nos últimos 11 anos. 07 jan 2026 · Economia
Foto: Reprodução
Enchente do Rio Vermelho alaga ruas na cidade de Goiás
Fortes chuvas fizeram o Rio Vermelho transbordar e alagar ruas da cidade de Goiás. Prefeito alerta população para evitar áreas alagadas. 06 jan 2026 · Goiás
Foto: Marco Bello
Bolsonaro bate a cabeça após passar mal em cela da PF
Bolsonaro passou mal na cela, caiu e teve traumatismo craniano, informa médico. Michelle Bolsonaro relatou o caso. 06 jan 2026 · Brasil
Imagem ilustrativa gerada com inteligência artificial
O mistério de Alexandria: o que a história esconde sobre o “fim” do conhecimento antigo
Crises econômicas e abandono pesaram mais que guerras na perda do acervo 06 jan 2026 · História
Foto: Secretaria de Estado da Economia
Negocie Já II abre adesões em fevereiro e permite descontos de até 99% em débitos de ICMS, IPVA e ITCD
Podem ser incluídas dívidas com fato gerador até março de 2025 06 jan 2026 · Goiás
Vereadora Aava Santiago se filia ao PSB e passa a comandar o partido em Goiás
Mudança partidária não rompe alianças políticas no estado 06 jan 2026 · Goiás
Fotos: Reprodução redes sociais
Discussão termina em morte de turista em restaurante de Porto de Galinhas
Vítima foi atingida por dois disparos, um deles no rosto, e morreu no local 06 jan 2026 · Segurança
Fotos: Reprodução
PT, PSOL e Rede avançam em diálogo para possível chapa única em Goiás
Dirigentes discutiram reeleição presidencial e chapas para o governo e o Legislativo 06 jan 2026 · Política
Reprodução X
Nikolas Ferreira é alvo de representação na PGR após meme com Lula preso
Ação questiona limites da imunidade parlamentar nas redes sociais 06 jan 2026 · Política