Com a chegada do tempo frio, especialmente em Goiás, onde o clima seco agrava os efeitos da queda de temperatura, cuidar do corpo vai além de agasalhar-se bem.
Manter-se hidratado, proteger a pele, reforçar a imunidade e garantir o conforto térmico dos ambientes são atitudes essenciais para enfrentar o inverno com saúde.
Hábitos simples, como beber água regularmente, manter a vacinação em dia e usar roupas em camadas, fazem toda a diferença na prevenção de doenças respiratórias e no bem-estar geral.
Com esse frio não dando trégua, separamos algumas dicas de como amenizar os ânimos com o frio.
Hidratação
Não é porque está frio que o corpo não perde líquido. O jeito então é beber água regularmente, mesmo sem aquela vontade que surge no calor. Além disso, chás e sopas ajudam a manter o corpo hidratado e aquecido, o que contribui indiretamente para o bom funcionamento do sistema imunológico.
E para quem está em Goiás, devido ao típico frio seco, é bom também umidificar o ar, seja com aparelho específico ou com toalhas molhadas ou recipientes com água para evitar ressecamento respiratório.
Roupas em camadas (óbvio, mas necessário)
Não tem para onde correr: use várias camadas de roupas e proteja extremidades. As roupas em camadas isolam melhor e permitem ajuste térmico.
Como o frio intenso é menos comum em grande parte de Goiás, a pouca variação justifica gorro, luvas, cachecol, meias quentes e calçados que protegem do frio e que sejam aderentes para reduzir os riscos de quedas.
Nutrição
Dê preferência a alimentos ricos em vitaminas A, C, E, zinco e selênio (frutas cítricas, grãos integrais, leguminosas) para ajudar o sistema imune. Aposte também em especiarias anti-inflamatórias como gengibre e cúrcuma.
Mantenha a casa aquecida e ventilada
Querendo ou não, uma queda brusca na temperatura pode gerar um choque térmico, claro que não igual sair de um banho quente e pisar na Antártida, mas é uma questão a se pensar.
A temperatura interna ideal gira entre 18 °C e 22 °C, segundo recomendações de saúde pública, mas pode variar de acordo com o grupo etário.
Vacinação em dia e bons hábitos de higiene
Uma pandemia nos ensinou, ou ao menos deveria ter ensinado, que a arma mais eficaz contra vírus é a vacinação, portanto, atualize vacinas contra gripe, covid-19 e afins.
Esse alerta é ainda mais importante para crianças, idosos e pessoas com comorbidades.
Outro ponto é lavar as mãos frequentemente e cobrir tosse/espirros para reduzir a propagação de vírus e bactérias responsáveis por infecções respiratórias.
Atividade física e movimentos leves
Exercícios regulares reforçam a circulação, imunidade e ajudam a manter calor corporal.
Respirar ar muito frio pode desencadear sintomas em pessoas com problemas respiratórios, como asma ou bronquite. Prefira ambientes fechados e não tão gelados.
Cuide da pele e vias respiratórias
Hidrate a pele diariamente, especialmente mãos, pés, rosto e lábios. Evite banhos muito quentes e prolongados, pois eles ressecam a pele e removem a oleosidade natural.
Use soro fisiológico ou borrifadores nasais para manter as mucosas úmidas e menos suscetíveis a infecções.