Seleção Uruguaia comemora 15 anos da defesa de Suárez na Copa do Mundo de 2010

Há 15 anos, Suárez salvou o Uruguai com as mãos no último segundo contra Gana. Gyan perdeu o pênalti, e Abreu decidiu com cavadinha.

Compartilhe

Reprodução: Internet

Ontem completaram-se 15 anos de um dos momentos mais dramáticos da história da seleção uruguaia. No dia 2 de julho de 2010, o Uruguai venceu Gana nas quartas de final da Copa do Mundo, em um jogo marcado por uma defesa histórica de Luis Suárezcom as mãos, em cima da linha, no último lance da prorrogação. A data foi relembrada pela Associação Uruguaia de Futebol em uma publicação no X (antigo Twitter), celebrando a classificação heroica nos pênaltis após o empate por 1 a 1.

A partida aconteceu no Soccer City, em Joanesburgo. Gana saiu na frente com um golaço de Muntari aos 45 minutos do primeiro tempo. O Uruguai empatou no início da segunda etapa, aos 10 minutos, com um belo gol de falta de Diego Forlán. Mais tarde, Forlán seria eleito o melhor jogador daquela Copa. O empate levou o confronto para a prorrogação, mas, apesar da intensidade dos dois lados, o placar permaneceu inalterado até o último segundo.

Foi nesse momento que surgiu o lance mais emblemático do jogo. Após escanteio, Stephen Appiah finalizou, e Suárez salvou sobre a linha com as pernas. No rebote, Dominic Adiyiah cabeceou firme e, de forma instintiva, Suárez bloqueou com as mãos. Expulso imediatamente, o atacante saiu de campo chorando, enquanto Asamoah Gyan se preparava para cobrar o pênalti.

Era a chance de Gana se tornar a primeira seleção africana a chegar a uma semifinal de Copa do Mundo, mas foi desperdiçada: Gyan chutou no travessão, para o desespero dos ganeses. No túnel, Suárez, que chorava, explodiu em comemoração.

Na disputa por pênaltis, o Uruguai venceu por 4 a 2. A última cobrança ficou por conta de Loco Abreu, que, com sua irreverência característica, marcou de cavadinha e colocou os uruguaios na semifinal.

Acusado de conduta antidesportiva, Suárez nunca pediu desculpas. “Não vou pedir desculpas. Coloquei a mão na bola, mas quem perdeu o pênalti foi o jogador de Gana, não eu”

Em coletiva, durante a Copa do Mundo de 2022, no Catar, Suárez voltou a afirmar. “Talvez eu pudesse pedir desculpas se tivesse lesionado um jogador, mas nessa situação, fui expulso, cumpri a punição. A penalidade não é minha culpa.”

OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DO PODCAST DO PORTALGO: QUEM VAI GANHAR?

Recentes
Menina de 11 anos morre após cair de mirante no Cânion Fortaleza, na Serra do RS
Menina de 11 anos morre após cair de mirante no Cânion Fortaleza, na Serra do RS
Segurança · 28min
Alckmin sobre taxas dos EUA “Segundo dados deles, houve bilhões em superávit”
Alckmin sobre taxas dos EUA “Segundo dados deles, houve bilhões em superávit”
Economia · 1h
Governo começa a reembolsar vítimas de desconto ilegal do INSS
Governo começa a reembolsar vítimas de desconto ilegal do INSS
Justiça · 13h
Segundo analistas, o objetivo das tarifas de Trump é interferir na politica brasileira
Segundo analistas, o objetivo das tarifas de Trump é interferir na politica brasileira
Brasil · 14h