Muito além de obras de arte urbanas, os dois grandes espetos de aço que cortam o céu de Goiânia carregam história, simbolismo e homenagens. Os monumentos instalados nos viadutos Latif Sebba e João Alves de Queiroz foram projetados para representar marcos do passado e do crescimento da capital.
Monumento Viaduto Latif Sebba

O Monumento Viaduto Latif Sebba, inaugurado em 2007, tem 56 metros de altura e pesa 20 toneladas. Sua estrutura de aço em forma de prismas representa os marcos fincados por Atílio Correia Lima, o urbanista responsável pelo plano diretor de Goiânia. Esses marcos apontavam o rumo da futura cidade e, hoje, as pontas do monumento simbolizam as regiões com maior crescimento urbano: leste, oeste e sul.
Monumento do Viaduto João Alves de Queiroz

Já o Monumento do Viaduto João Alves de Queiroz, inaugurado em 2008, se destaca por seus dois prismas que se tocam nas extremidades, formando uma linha reta que aponta para o norte, como um ponteiro de bússola. Com 64,53 metros de altura, ele também é feito em aço e revestido por chapas perfuradas, criando um efeito visual marcante tanto de dia quanto à noite.
Ambos os monumentos estão localizados na Avenida 85 e são mais do que esculturas urbanas: são testemunhos da história, da geografia e do crescimento de Goiânia.