Na manhã de segunda-feira (11), uma discussão de trânsito no bairro Vista Alegre, em Belo Horizonte (MG), terminou em tragédia. O gari Laudemir de Souza Fernandes, de 44 anos, foi morto a tiros enquanto trabalhava na coleta de lixo. O suspeito do crime é o empresário Renê da Silva Nogueira Júnior, que, minutos após o disparo, foi para uma academia de luxo no bairro Estoril, onde acabou preso.

De acordo com testemunhas, Renê dirigia um carro elétrico modelo BYD quando encontrou um caminhão de coleta na via. Ele pediu que a motorista liberasse passagem, mas, mesmo havendo espaço suficiente, teria se irritado com a situação. Armado, desceu do veículo, ameaçou a condutora dizendo que atiraria caso esbarrasse no seu carro e, em seguida, disparou contra os garis que tentavam intervir.

O projétil atingiu Laudemir na região da costela, provocando hemorragia interna. O gari chegou a ser socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu. No boletim de ocorrência, consta que o empresário chegou a manusear a arma na frente da equipe de coleta, recolocando o carregador após deixá-lo cair.
Renê foi localizado horas depois, ainda treinando na academia, e conduzido ao Departamento Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). À polícia, afirmou que a arma utilizada pertence à esposa, a delegada da Polícia Civil de Minas Gerais Ana Paula Lamego Balbino Nogueira. Ela não estava no local no momento do crime, mas foi levada à Corregedoria e é investigada por possível omissão de cautela.
Na casa do casal, em Nova Lima, a Polícia Civil apreendeu duas armas: uma funcional, de uso profissional, e outra calibre 380, que teria sido usada no homicídio. Ambas estavam guardadas no escritório. Caso seja confirmada a negligência, a delegada poderá responder administrativamente.

Nas redes sociais, onde soma quase 30 mil seguidores, Renê se descreve como “Christian, husband, father & patriot” — cristão, marido, pai e patriota. A Prefeitura de Belo Horizonte informou que Laudemir trabalhava por meio de empresa terceirizada e está prestando apoio à família.