A rede municipal de saúde de Anápolis realizou 2.165 cirurgias, entre eletivas e de urgência, nos primeiros 100 dias de 2025. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde e refletem a meta de reduzir drasticamente a fila de espera por procedimentos cirúrgicos no município.
Segundo a administração municipal, os atendimentos seguem em ritmo acelerado, com convocações contínuas de pacientes que aguardam cirurgias em especialidades como cardiologia, coloproctologia, ginecologia, neurocirurgia, oftalmologia, oncologia, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia.
Outro ponto de destaque é a ampliação no número de exames realizados. Entre os dias 1º de janeiro e 8 de abril, foram contabilizados 31.716 exames, com destaque para radiografias (9.921), tomografias computadorizadas (6.598) e ultrassonografias reguladas (5.124). A estratégia visa agilizar o diagnóstico e o encaminhamento dos pacientes para os procedimentos necessários.
As cirurgias cardíacas, que haviam sido interrompidas e representavam um gargalo no atendimento, voltaram a ser realizadas na rede municipal. Segundo a Secretaria de Saúde, essa retomada é essencial para atender uma demanda acumulada e reduzir riscos à saúde da população.
*Com Prefeitura de Anápolis