Gripe aviária: Agrodefesa orienta sobre as mudanças previstas em nova portaria do Mapa

Brasil reforça prevenção à gripe aviária com novas regras para criação de aves; Goiás mantém status livre da doença.

Compartilhe

Novas medidas de prevenção à gripe aviária no Brasil foram estabelecidas por meio da Portaria nº 782, publicada em março, no Diário Oficial da União (Foto: Enio Tavares)

Novas medidas de prevenção à gripe aviária no Brasil foram estabelecidas por meio da Portaria nº 782, publicada em março, no Diário Oficial da União.

Com vigência de 180 dias, o documento prevê a suspensão, em todo o território nacional, da realização de exposições, torneios, feiras e outros eventos com aglomeração de aves, além da proibição da criação de aves para fins comerciais ao ar livre, em piquetes sem tela de proteção superior.

A portaria estabelece ainda que passa a ser obrigatório que a ração e a água sejam mantidas exclusivamente dentro dos galpões. Já no caso dos eventos com aglomeração de animais, a medida poderá ser flexibilizada mediante avaliação epidemiológica e aprovação de um plano de biosseguridade pelo Serviço Veterinário Estadual.

Agrodefesa X Gripe Aviária

Responsável pelo trabalho de sanidade animal em Goiás, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) avalia que as medidas estabelecidas pelo Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) representam a continuidade do trabalho já realizado pela agência em Goiás, em consonância com as diretrizes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

“Basicamente, é um reforço para mitigar riscos da entrada e disseminação da Influenza Aviária no país. O Serviço Veterinário Estadual, que é representado pela Agrodefesa, já tem desenvolvido várias ações e medidas focadas na prevenção à doença. O resultado é que o estado, até o momento, não registrou nenhum caso de gripe aviária”, ressalta a gerente de Sanidade Animal da Agência, Denise Toledo.

A coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola da Agrodefesa, Silvânia Andrade, complementa que a agência já exige a apresentação de um plano de biosseguridade para eventos com aglomeração de aves.

Ela explica que, desde 2023, a Agrodefesa também desenvolve um plano de vigilância para Influenza Aviária e Doença de NewCastle, atualmente no terceiro ciclo de monitoramento.

“A coleta de amostras ocorre tanto em aves de produção industrial quanto em aves de subsistência e, até o momento, todos os testes laboratoriais apresentaram resultados negativos”, explica.

Além da vigilância ativa, a Agrodefesa reforça a importância das notificações realizadas pela população e pelos profissionais de campo.

Caso haja suspeitas, as equipes realizam necrópsias e coletas de amostras para análises laboratoriais a fim de descartar a presença da doença”, acrescenta Silvânia. Outro eixo de trabalho é a capacitação contínua de técnicos de campo, por meio de cursos e palestras, garantindo a atualização sobre as ações necessárias para prevenção e contenção da doença.

Mercado goiano

Goiás é, atualmente, o 5º maior exportador de carne de frango entre os estados brasileiros. Em 2024, segundo informações do Agro em Dados, o valor bruto da produção goiana (VBP) foi de R$ 8,7 bilhões, correspondendo a 4,9% do total das exportações brasileiras, com 21,6 mil toneladas exportadas apenas em dezembro.

Os principais compradores da carne de frango produzida em Goiás são Japão, Emirados Árabes Unidos, China e Arábia Saudita.

Recentes
CPMI do INSS convoca governador Romeu Zema (MG) para depor sobre esquema de consignados
CPMI do INSS convoca governador Romeu Zema (MG) para depor sobre esquema de consignados
Justiça · 1d
Receita Federal alerta para falsas cobranças por WhatsApp e SMS
Receita Federal alerta para falsas cobranças por WhatsApp e SMS
Economia · 1d
CBF marca testes contra França e Croácia para março
CBF marca testes contra França e Croácia para março
Esportes · 1d
Guia do Fim de Semana: Última rodada do Brasileirão, F1 e esportes globais
Guia do Fim de Semana: Última rodada do Brasileirão, F1 e esportes globais
Esportes · 1d
Mais do PortalGO
Inep divulga gabarito do primeiro dia do Enem no PA
Inep liberou gabarito do primeiro dia do Enem 2025 em Belém, Ananindeua e Marituba (PA). Candidatos fazem última prova no domingo (7) 05 dez 2025 · Educação
Foto: FIFA
Copa 2026: Brasil encara Marrocos, Escócia e Haiti no Grupo C
Grupo do Brasil na Copa 2026 tem Marrocos, Escócia e Haiti. Caminho no mata-mata pode levar a confrontos pesados com Inglaterra e Argentina. 05 dez 2025 · Esportes
Foto: Luiz Silveira/STF
Financial Times elege Moraes uma das pessoas do ano
FT elegeu Alexandre de Moraes uma das pessoas do ano. O jornal destaca seu papel como “símbolo de democracia” após o 8 de janeiro. 05 dez 2025 · Mundo
Mega fusão: Netflix compra estúdios da Warner Bros.
Netflix compra divisão de streaming e estúdios da Warner Bros. Discovery. Negócio de US$ 72 bi cria gigante da mídia; HBO Max será integrada. 05 dez 2025 · Notícia
Foto: Prefeitura de Aparecida
Aparecida conclui troca de 100% da iluminação pública por LED
Mais de 62 mil pontos agora usam tecnologia LED 05 dez 2025 · Cidades
Foto: Divulgação PCPA
Justiça do Pará mantém prisão de PM goiano suspeito de tentar comprar criança
Enquanto o PM permanece em cárcere no Pará, a esposa obteve o direito à prisão domiciliar monitorada em Goiás 05 dez 2025 · Segurança
Foto: Hegon Corrêa
Daniel Vilela aparece à frente na disputa pelo governo de Goiás, aponta pesquisa
Vice-governador lidera cenário com 27,8% das intenções de voto 05 dez 2025 · Goiás
Fotos: Divulgação
Pirenópolis mantém cachoeiras abertas com segurança no período chuvoso
Fenômenos como tromba d’água exigem atenção redobrada dos visitantes 05 dez 2025 · Turismo
Fotos: SMS
Goiânia inicia vacinação contra bronquiolite para gestantes a partir da 28ª semana
67 unidades aplicam o imunizante em Goiânia 05 dez 2025 · Saúde
Reprodução
Aeronave é evacuada após equipamento de solo pegar fogo em Guarulhos
Latam realocou clientes e diz que não houve feridos 05 dez 2025 · Brasil