Fiocruz firma acordo em prol de vacinas com Instituto Pasteur e Sanofi

Brasil e França ampliam cooperação em vacinas: Fiocruz, Sanofi e Pasteur unem conhecimentos para imunizantes acessíveis globalmente.

Compartilhe

© Fernando Frazão/Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Institut Pasteur e a empresa farmacêutica Sanofi assinaram, durante a recente visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à França, um acordo para aumentar a cooperação científica e técnica em prol de avanços na produção de vacinas. A parceria deve prevê a combinação e o intercâmbio de conhecimentos, recursos e cientistas entre as instituições.

Os três institutos já são parceiros em projetos de imunização, como na transferência de tecnologia da vacina injetável da polimielite da Sanofi para a Fiocruz e na participação da fundação brasileira como um dos 30 membros da Rede Pasteur, um grupo de institutos engajados desafios globais da saúde pública, como o acesso a vacinas.

Para o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, a aliança reitera o compromisso histórico da Fundação com o acesso universal à vacinação, a partir do fortalecimento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da inovação para o desenvolvimento de insumos em saúde. 

“Esse memorando, assinado durante missão brasileira à França, honra o papel histórico da Fiocruz como grande produtora de insumos de saúde, atuando diretamente para a redução das desigualdades. Vacina é vida”, destacou Mario Moreira. “Garantir a produção e o acesso a vacinas sempre foi uma das bases da nossa atuação e esse compromisso se renova mais uma vez diante da parceria firmada hoje com estes grandes atores do cenário global”. 

O documento foi assinado, em 5 de junho, pelo representante do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/ Fiocruz), Mauricio Zuma; o chefe de Operações Comerciais para Região Internacional da Sanofi, Stephen Alix; a vice-presidente executiva de Transferência de Tecnologia e Parcerias Industriais do Institut Pasteur, Isabelle Buckle; e o presidente do conselho administrativo do Institut Pasteur, Yves Saint-Geours.

“Essa parceria fortalece a colaboração tecnológica e científica entre o Brasil e a França para o desenvolvimento conjunto de imunizantes inovadores e acessíveis para toda a população, e abre as portas para uma cooperação mais ampla e efetiva na área de inovação com estes parceiros”, afirmou Mauricio Zuma.

De acordo com a presidente do Institut Pasteur, Yasmine Belkaid, o memorando fortalecerá a colaboração com a Fiocruz e a Sanofi, “duas parceiras estratégicas do Instituto Pasteur”. E acrescentou: “estamos convencidos de que é reunindo todos os atores, tanto acadêmicos quanto industriais, seremos capazes de acelerar o desenvolvimento de soluções de vacinas e, assim, nos tornarmos mais eficazes no combate a doenças infecciosas e emergentes. Essa abordagem está totalmente alinhada à ambição do nosso plano estratégico Pasteur 2030, que visa transformar rapidamente pesquisas científicas inovadoras em aplicações práticas para enfrentar os desafios globais da saúde”.  

Segundo o diretor-geral de Vacinas da Sanofi no Brasil, Guillaume Pierart, esta aliança estratégica cria um ecossistema único de colaboração, que permitirá acelerar o desenvolvimento de imunizantes para enfrentar os desafios de saúde pública, atuais e futuros. “Com isso, fortalecemos nosso compromisso histórico com o Brasil e reafirmamos nossa visão de que parcerias público-privadas são fundamentais para garantir o acesso equitativo a imunizantes de alta qualidade e dar ainda mais robustez ao SUS para a proteção da população contra doenças infecciosas”, avaliou.

Recentes
Massa otimista com processo sobre título de 2008
Massa otimista com processo sobre título de 2008
Esportes · 11h
Licença-paternidade de 20 dias: um avanço insuficiente?
Licença-paternidade de 20 dias: um avanço insuficiente?
Trabalho · 1d
Guia completo: todos os jogos e eventos deste fim de semana
Guia completo: todos os jogos e eventos deste fim de semana
Esportes · 1d
Disputa pelo título da F1 esquenta no GP do Brasil
Disputa pelo título da F1 esquenta no GP do Brasil
Esportes · 2d
Mais do PortalGO
Foto: Partido do Congresso da Índia
Cabeleireira de BH vira personagem de crise na Índia
Imagem de cabeleireira de Belo Horizonte foi parar em crise política na Índia. Foto viral foi usada em suposta fraude eleitoral. 07 nov 2025 · Mundo
Divulgação
Alagamentos em Goiânia aumentam 140% em 8 anos
Número de pontos de alagamento em Goiânia salta de 57 para 135 em oito anos. Áreas críticas incluem Marginal Botafogo e Vila Redenção. 07 nov 2025 · Goiás
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Guerras revertem avanços climáticos, diz Lula em Belém
Presidente Lula disse que guerras levam a um “apocalipse climático”. Falou em Belém sobre a necessidade de uma transição energética justa. 07 nov 2025 · Notícia
Foto: Divulgação
UEG leva pesquisa sobre materiais sustentáveis e cidades esponja à COP30
Núcleo da UEG é selecionado para integrar a Blue Zone da conferência 07 nov 2025 · Goiás
Goiânia – Foto: Natã Alves Motta / Unsplash
Final de semana em Goiânia tem Fagner, Festival Vaca Amarela e mais
De sexta a domingo, Goiânia recebe eventos que misturam cultura, humor, solidariedade e música independente. 07 nov 2025 · Cultura
Foto: Will Rosa – Alego
OAB-GO repudia falas do deputado que chamou religiões afro de “demoníacas”
Declarações foram feitas pelo deputado Amauri Ribeiro (União Brasil) 07 nov 2025 · Goiás
Foto: Freepik
Professor brasileiro vence prêmio da Unesco por estudos sobre ética em IA
Virgílio Almeida é reconhecido por contribuições na governança digital e regulação de algoritmos 07 nov 2025 · Brasil
Foto: Divulgação NCI PRF
PRF apreende mais de 100 celulares e quase 400 canetas emagrecedoras em carro na BR-153
Motorista e passageira alegaram que os itens seriam para consumo próprio 07 nov 2025 · Segurança
Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
STF reconhece omissão do Congresso para com imposto dos super-ricos
Flávio Dino defendeu prazo de dois anos para o Congresso agir 07 nov 2025 · Justiça
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
De Goiás a São Paulo: Fica apresenta filmes e painéis no Memorial da América Latina
Com entrada franca, a programação reúne painéis, mesas de debate e sessões educativas 07 nov 2025 · Cultura