Os prefeitos Sandro Mabel (UB), de Goiânia, e Leandro Vilela (MDB), de Aparecida de Goiânia, foram nomeados para cargos de vice-presidência na nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), que atuará no biênio 2025/2027. Mabel assume a vice-presidência de Mobilidade Urbana e Vilela fica responsável pela vice-presidência de Infraestrutura.
A nomeação foi oficializada na 87ª Reunião Geral da entidade, realizada em Brasília na segunda-feira (7).
FNP
A FNP é uma entidade que reúne prefeitos de grandes e médias cidades brasileiras para discutir e articular políticas públicas em defesa dos municípios. Com as novas funções, os dois gestores goianos passam a integrar discussões e propostas sobre temas como mobilidade urbana, obras públicas, investimentos em infraestrutura e desenvolvimento urbano.
Durante o encontro, temas como os impactos da Reforma Tributária, segurança pública, riscos fiscais e inclusão socioprodutiva foram debatidos, além de parcerias com instituições como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sebrae. Mobilidade urbana, prevenção de desastres e adaptação climática também estiveram em pauta.
Mabel destacou a intenção de ampliar o debate sobre mobilidade urbana, com foco nas necessidades reais da população. Já Vilela ressaltou o desafio e a responsabilidade de representar Aparecida de Goiânia em um espaço de articulação nacional.
Autoridades como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), estiveram presentes, além de representantes de organismos internacionais, especialistas e prefeitos de todo o país. A posse da nova diretoria da FNP foi realizada nesta terça-feira (8).