Dino dá 48 horas para líder do PL explicar acordo sobre emendas

STF cobra explicações sobre acordo político para distribuição de emendas parlamentares. Ministro Dino cita combate ao ‘orçamento secreto’

Compartilhe

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou no domingo (27) a intimação do líder do PL na Câmara, o deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), para que explique em 48 horas declarações suas sobre a existência de um acordo para a distribuição de emendas de comissão.

Dino é relator das ações em que o Supremo, Congresso e governo concordaram com um plano de trabalho para dar mais transparência e rastreabilidade na indicação de bilhões de reais em emendas parlamentares ao Orçamento da União. Para o ministro, a eventual existência de um acordo político paralelo pode afetar a execução do plano, e por isso deve ser esclarecida pelo líder do PL.

“As declarações atribuídas ao líder do PL na Câmara, Deputado Sóstenes Cavalcante, se verdadeiras, poderiam indicar que emendas de comissão estariam novamente em dissonância com a Constituição Federal e com a Lei Complementar nº 210/2024”, afirmou o ministro, referindo-se à lei sancionada em novembro para disciplinar a distribuição de emendas.

Anistia

Em entrevista ao jornal O Globo, Sóstenes disse haver um acordo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para distribuição desse tipo de emenda parlamentar, mas que o pacto poderia ser quebrado se não for pautado o projeto sobre a anistia para presos e réus envolvidos com os atentados do 8 de janeiro de 2023, quando as sedes do Três Poderes foram invadidas e depredadas.

Segundo o jornal, Sóstenes disse que o acordo com Motta prevê que 30% das emendas a que as comissões da Câmara têm direito fiquem com o partido que preside cada colegiado, e os outros 70% sejam distribuídos pelo presidente da Câmara aos demais partidos.

“Se for preciso uma medida extrema, vamos desrespeitar esse acordo e passar a gerenciar 100% do valor das emendas das comissões que presidimos, dividindo o montante entre os deputados que votaram pela urgência da anistia”, disse Sóstenes, conforme publicado na sexta-feira (25) pelo jornal O Globo.

Sóstenes Cavalcante Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A fala foi reproduzida na decisão de Dino que mandou o líder do PL explicar tal acordo. “Esses esclarecimentos, ora requisitados, associam-se ao dever do Relator de assegurar o fiel cumprimento do Acórdão do Plenário do STF, no tocante ao fim de qualquer modalidade de ‘orçamento secreto’”, escreveu o ministro.

Dino afirmou que a eventual explicação permitirá “uma melhor análise quanto a estes fatos novos revelados pelo multicitado Líder Partidário”. Após a manifestação do parlamentar, o ministro disse que deverá fazer “a análise de novas medidas eventualmente necessárias”.

Outro lado

Em seu perfil na rede social X, Sóstenes disse ter sabido pela imprensa sobre a intimação para prestar esclarecimentos sobre “manifestações políticas realizadas no exercício do meu mandato”. O deputado disse que, ao ser notificado oficialmente, vai responder “com a firmeza, transparência e equilíbrio necessário!”.

O líder do PL acrescentou que “o Parlamento é livre. Deputado eleito pelo povo não se curva a ameaças de ministro do STF”.

Recentes
Polêmica: app cria avatares de falecidos com IA
Polêmica: app cria avatares de falecidos com IA
Inteligência Artificial · 18h
Alunas de GO criam gel que elimina larvas da dengue em 36 minutos
Alunas de GO criam gel que elimina larvas da dengue em 36 minutos
Educação · 19h
Entenda as diferenças entre os tipos de prisão de Bolsonaro
Entenda as diferenças entre os tipos de prisão de Bolsonaro
Justiça · 19h
Fim de semana esportivo: clássicos e decisões nacionais
Fim de semana esportivo: clássicos e decisões nacionais
Esportes · 21h
Mais do PortalGO
Copa do Mundo 2026: 42 seleções confirmadas; restam 6 vagas
Copa do Mundo 2026 já tem 42 seleções. Cabo Verde, Jordânia, Uzbequistão e Curaçao são os estreantes. As 6 vagas restantes saem em março. 21 nov 2025 · Esportes
Foto: Boaventuravinicius / Wikimedia
Fim de semana tem festival de cinema, exposições e circo
Cinema, circo, teatro infantil e debate sobre saúde mental movimentam a programação entre 21 e 23 de novembro 21 nov 2025 · Brasil
Foto: Divulgação
Região da 44 projeta movimentar R$ 3,5 bilhões com vendas de fim de ano
Movimentação testará a eficácia da retirada de ambulantes e das novas medidas de trânsito implementadas em abril pela Prefeitura 21 nov 2025 · Cidades
Foto: Divulgação PMGO
Polícia prende suspeito de matar advogado e registra confissão: “Foi eu que matei”
Rafael Leandro, de 32 anos, foi detido pela Polícia Militar enquanto trafegava de moto na BR-153, na região Norte de Goiás. 21 nov 2025 · Segurança
Divulgação
Alerta de golpe: sites falsos simulam inscrições para o concurso da Alego
O único endereço válido para realizar a inscrição é o domínio oficial da Fundação Getulio Vargas 21 nov 2025 · Goiás
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Zona Azul da COP30 é liberada pelos Bombeiros após incêndio
Área atingida pelas chamas permanecerá isolada até o fim da conferência. 21 nov 2025 · Brasil
Foto: Lucas Diener
Goiás lança edital de R$ 1 milhão para fomentar projetos de Inteligência Artificial
Iniciativa apresentada durante a Campus Party Goiás busca soluções tecnológicas com foco em transparência e impacto social; inscrições vão até o final de… 21 nov 2025 · Goiás
Ricardo Stuckert/PR
Trump recua e retira sobretaxa de 40% sobre vários produtos brasileiros
Decisão da Casa Branca isenta itens essenciais do agronegócio, como carne bovina e café 21 nov 2025 · Brasil
José Cruz/Agência Brasil
Lula indica Jorge Messias para vaga aberta por Barroso no STF
Advogado-geral da União será sabatinado pela CCJ antes de tomar posse 20 nov 2025 · Brasil
Divulgação: GSC Game World/Steam
Lançamentos da semana: S.T.A.L.K.E.R. 2 chega ao PS5 e Kirby acelera no Switch 2
S.T.A.L.K.E.R. 2 chega ao PS5 após período de exclusividade no Xbox. 20 nov 2025 · Cultura