Dino dá 48 horas para líder do PL explicar acordo sobre emendas

STF cobra explicações sobre acordo político para distribuição de emendas parlamentares. Ministro Dino cita combate ao ‘orçamento secreto’

Compartilhe

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou no domingo (27) a intimação do líder do PL na Câmara, o deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), para que explique em 48 horas declarações suas sobre a existência de um acordo para a distribuição de emendas de comissão.

Dino é relator das ações em que o Supremo, Congresso e governo concordaram com um plano de trabalho para dar mais transparência e rastreabilidade na indicação de bilhões de reais em emendas parlamentares ao Orçamento da União. Para o ministro, a eventual existência de um acordo político paralelo pode afetar a execução do plano, e por isso deve ser esclarecida pelo líder do PL.

“As declarações atribuídas ao líder do PL na Câmara, Deputado Sóstenes Cavalcante, se verdadeiras, poderiam indicar que emendas de comissão estariam novamente em dissonância com a Constituição Federal e com a Lei Complementar nº 210/2024”, afirmou o ministro, referindo-se à lei sancionada em novembro para disciplinar a distribuição de emendas.

Anistia

Em entrevista ao jornal O Globo, Sóstenes disse haver um acordo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para distribuição desse tipo de emenda parlamentar, mas que o pacto poderia ser quebrado se não for pautado o projeto sobre a anistia para presos e réus envolvidos com os atentados do 8 de janeiro de 2023, quando as sedes do Três Poderes foram invadidas e depredadas.

Segundo o jornal, Sóstenes disse que o acordo com Motta prevê que 30% das emendas a que as comissões da Câmara têm direito fiquem com o partido que preside cada colegiado, e os outros 70% sejam distribuídos pelo presidente da Câmara aos demais partidos.

“Se for preciso uma medida extrema, vamos desrespeitar esse acordo e passar a gerenciar 100% do valor das emendas das comissões que presidimos, dividindo o montante entre os deputados que votaram pela urgência da anistia”, disse Sóstenes, conforme publicado na sexta-feira (25) pelo jornal O Globo.

Sóstenes Cavalcante Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A fala foi reproduzida na decisão de Dino que mandou o líder do PL explicar tal acordo. “Esses esclarecimentos, ora requisitados, associam-se ao dever do Relator de assegurar o fiel cumprimento do Acórdão do Plenário do STF, no tocante ao fim de qualquer modalidade de ‘orçamento secreto’”, escreveu o ministro.

Dino afirmou que a eventual explicação permitirá “uma melhor análise quanto a estes fatos novos revelados pelo multicitado Líder Partidário”. Após a manifestação do parlamentar, o ministro disse que deverá fazer “a análise de novas medidas eventualmente necessárias”.

Outro lado

Em seu perfil na rede social X, Sóstenes disse ter sabido pela imprensa sobre a intimação para prestar esclarecimentos sobre “manifestações políticas realizadas no exercício do meu mandato”. O deputado disse que, ao ser notificado oficialmente, vai responder “com a firmeza, transparência e equilíbrio necessário!”.

O líder do PL acrescentou que “o Parlamento é livre. Deputado eleito pelo povo não se curva a ameaças de ministro do STF”.

Recentes
Portugal diz que energia será restaurada no país nas próximas horas
Portugal diz que energia será restaurada no país nas próximas horas
Variedades · 51min
Corinthians anuncia Dorival Júnior como treinador da equipe
Corinthians anuncia Dorival Júnior como treinador da equipe
Esportes · 3h
Oportunidade de Emprego: Empresas de Aparecida ofertam mais de 1,3 mil vagas por meio do SIME
Oportunidade de Emprego: Empresas de Aparecida ofertam mais de 1,3 mil vagas por meio do SIME
Trabalho · 4h
Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar
Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar
Poder · 6h
Mais do PortalGO
Concerto especial da Filarmônica de Goiás apresenta peças de Mozart, Dvořák e Shostakovich (Fotos: Cinthia Oliveira)
Filarmônica apresenta grandes mestres da música em concerto gratuito
Sob regência do maestro titular Neil Thomson, público será conduzido por programa que atravessa diferentes épocas e estilos. Apresentação será no Teatro Sesi 28 abr 2025 · Cultura
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Servidores do Ministério da Cultura entram em greve nesta terça
Servidores da Cultura iniciam greve por tempo indeterminado, exigindo valorização salarial e a criação do PCCULT, plano de carreira para o setor. 28 abr 2025 · Brasil
Foto: Reprodução Redes Sociais
Bolsonaro segue internado na UTI; estado de saúde apresenta sinais de melhora
Ex-presidente está internado desde o dia 11 de abril. 28 abr 2025 · Brasil
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Deputada Federal Marussa Boldrin denuncia ex-marido por violência doméstica em carta aberta
O ex-marido é uma figura conhecida na política de Goiás e já foi superintendente da Secretaria de Esporte e Lazer de Goiás 28 abr 2025 · Goiás
Fotos: João Amarilla e Cinthia Oliveira
Estudantes do Basileu França conquistam dois prêmios na maior competição de balé juvenil do mundo
Desde 2023, o Basileu França já acumula 36 prêmios em competições internacionais 28 abr 2025 · Goiás
O Sebrae também esteve na edição 2024 da Gamescom Latam, a maior feira do setor na América Latina. Foto: Divulgação.
Sebrae vai levar 50 empreendedores dos jogos para a Gamescom Latam
O Sebrae-SP também lançará novos programas para fortalecer o setor. 28 abr 2025 · Brasil
Foto: André Gustavo Stumpf
PEC da Segurança Pública: o que muda e por que causa polêmica?
Em resposta à preocupação nacional, o governo propõe uma PEC para reformular a segurança pública, constitucionalizando o SUSP e gerando debates sobre o papel da… 28 abr 2025 · Brasil
© Silvio Avila/CPB
Brasil conquista 10 medalhas na etapa de Indianápolis do World Series
Gabriel Araújo é o destaque ao garantir seis medalhas 28 abr 2025 · Brasil
© Dom Abade Paulo/Arquivo Pessoal
Dom Orani participa do conclave e traz consigo “profecia” de religiosa
“Será bispo e papa”, disse ela há décadas. Hoje, ele é arcebispo do RJ 28 abr 2025 · Variedades
Daniel Vilela e Ronaldo Caiado: afinados. Foto: Secom Goiás
Daniel Vilela, Ronaldo Caiado e o desafio de comandar o futuro de Goiás
Ronaldo Caiado presidente e Daniel Vilela trabalham afinados como pré-candidatos a presidente e a governador 28 abr 2025 · Colunas