Dino dá 48 horas para líder do PL explicar acordo sobre emendas

STF cobra explicações sobre acordo político para distribuição de emendas parlamentares. Ministro Dino cita combate ao ‘orçamento secreto’

Compartilhe

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou no domingo (27) a intimação do líder do PL na Câmara, o deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), para que explique em 48 horas declarações suas sobre a existência de um acordo para a distribuição de emendas de comissão.

Dino é relator das ações em que o Supremo, Congresso e governo concordaram com um plano de trabalho para dar mais transparência e rastreabilidade na indicação de bilhões de reais em emendas parlamentares ao Orçamento da União. Para o ministro, a eventual existência de um acordo político paralelo pode afetar a execução do plano, e por isso deve ser esclarecida pelo líder do PL.

“As declarações atribuídas ao líder do PL na Câmara, Deputado Sóstenes Cavalcante, se verdadeiras, poderiam indicar que emendas de comissão estariam novamente em dissonância com a Constituição Federal e com a Lei Complementar nº 210/2024”, afirmou o ministro, referindo-se à lei sancionada em novembro para disciplinar a distribuição de emendas.

Anistia

Em entrevista ao jornal O Globo, Sóstenes disse haver um acordo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para distribuição desse tipo de emenda parlamentar, mas que o pacto poderia ser quebrado se não for pautado o projeto sobre a anistia para presos e réus envolvidos com os atentados do 8 de janeiro de 2023, quando as sedes do Três Poderes foram invadidas e depredadas.

Segundo o jornal, Sóstenes disse que o acordo com Motta prevê que 30% das emendas a que as comissões da Câmara têm direito fiquem com o partido que preside cada colegiado, e os outros 70% sejam distribuídos pelo presidente da Câmara aos demais partidos.

“Se for preciso uma medida extrema, vamos desrespeitar esse acordo e passar a gerenciar 100% do valor das emendas das comissões que presidimos, dividindo o montante entre os deputados que votaram pela urgência da anistia”, disse Sóstenes, conforme publicado na sexta-feira (25) pelo jornal O Globo.

Sóstenes Cavalcante Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A fala foi reproduzida na decisão de Dino que mandou o líder do PL explicar tal acordo. “Esses esclarecimentos, ora requisitados, associam-se ao dever do Relator de assegurar o fiel cumprimento do Acórdão do Plenário do STF, no tocante ao fim de qualquer modalidade de ‘orçamento secreto’”, escreveu o ministro.

Dino afirmou que a eventual explicação permitirá “uma melhor análise quanto a estes fatos novos revelados pelo multicitado Líder Partidário”. Após a manifestação do parlamentar, o ministro disse que deverá fazer “a análise de novas medidas eventualmente necessárias”.

Outro lado

Em seu perfil na rede social X, Sóstenes disse ter sabido pela imprensa sobre a intimação para prestar esclarecimentos sobre “manifestações políticas realizadas no exercício do meu mandato”. O deputado disse que, ao ser notificado oficialmente, vai responder “com a firmeza, transparência e equilíbrio necessário!”.

O líder do PL acrescentou que “o Parlamento é livre. Deputado eleito pelo povo não se curva a ameaças de ministro do STF”.

Recentes
EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sancionados
EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sancionados
Mundo · 4h
Empresa cancela formatura; alunos organizam festa em menos 24h
Empresa cancela formatura; alunos organizam festa em menos 24h
Goiás · 5h
Operação do Procon encontra postos que vendiam etanol com preço abusivo
Operação do Procon encontra postos que vendiam etanol com preço abusivo
Goiás · 5h
Fim de semana em Goiás reúne shows gratuitos, festivais e adoção de animais
Fim de semana em Goiás reúne shows gratuitos, festivais e adoção de animais
Cultura · 6h
Mais do PortalGO
Foto: Reprodução
Exposição reúne imagens inéditas dos últimos dias de Iris Rezende como prefeito
Mostra destaca trabalho documental do fotógrafo Jackson Rodrigues 12 dez 2025 · Cultura
Foto: Reprodução Redes Sociais; PCGO Divulgação
Caso Dayara: empresário recebe 17 anos de prisão por feminicídio e ocultação de cadáver
Réu não poderá recorrer em liberdade 12 dez 2025 · Segurança
Divulgação Arcanaut Studios/ Lucasfilm Games
Star Wars, Resident Evil e Tomb Raider lideram principais anúncios do TGA 2025
TGA 2025 revelou novos trailers, demos e datas de mais de 40 jogos 12 dez 2025 · Cultura
Foto: Secom/UFG/divulgação
Mutirão no HC-UFG prevê mais de 2 mil atendimentos neste sábado
Avaliação gratuita de câncer de pele ocorre das 9h às 15h 12 dez 2025 · Saúde
Foto: Coca-Cola
Brasileiro assume presidência global da Coca-Cola em 2026
Coca-Cola confirmou que Henrique Braun, executivo de carreira na empresa e ex-presidente no Brasil, assumirá como CEO global em março 12 dez 2025 · Economia
Amigo secreto: 5 sugestões de presente para acertar
A tradição do amigo secreto exige criatividade. Para ajudar, selecionamos 5 tipos de presentes versáteis e que têm grande chance de acerto. 11 dez 2025 · Economia
Foto: Reprodução
Servidora municipal morre após atropelamento por ônibus
Flávia Alves Rodrigues, 39 anos, servidora de Senador Canedo, morreu após ser atropelada por um ônibus. O acidente ocorreu no dia 3 11 dez 2025 · Goiás
Varejo tem maior alta mensal em 7 meses, diz IBGE
Varejo cresceu 0,5% em outubro, maior alta desde março. 7 de 8 atividades tiveram avanço, puxadas por eletrônicos. 11 dez 2025 · Economia
Trailer de “Supergirl” mostra Kara Zor-El em épico sci-fi
O filme “Supergirl” ganhou seu primeiro trailer. A produção, dirigida por Craig Gillespie, promete um épico espacial com Milly Alcock. 11 dez 2025 · Entretenimento
Embraer 195-E2 (PS-ADA) / Foto: Lucas Caetano
Qual é o melhor horário para viajar de avião?
Modelos de aeronave também influenciam a experiência na janela 11 dez 2025 · Turismo