Suprema Corte impede Trump de usar Lei de Inimigos para deportações

Suprema Corte dos EUA proíbe temporariamente Trump de deportar venezuelanos para El Salvador com base na Lei de Inimigos Estrangeiros

Compartilhe

Foto: White House – Daniel Torok

A Suprema Corte dos Estados Unidos proibiu, neste sábado (19), o presidente Donald Trump de usar a Lei de Inimigos Estrangeiros para deportar venezuelanos para prisão de El Salvador. A decisão é temporária e vale enquanto o tribunal não analisa o caso de forma definitiva.

“O governo é instruído a não remover nenhum membro da suposta classe de detentos dos Estados Unidos até nova ordem deste tribunal”, diz a decisão, que teve voto contrário de dois dos nove magistrados da Corte máxima do país.

Até então usada apenas em tempos de guerra, a lei de 1798 foi evocada por Trump em meados de março para deportar 238 imigrantes da Venezuela sem direito à apelação para prisão de El Salvador sob acusação de integrarem a organização criminosa Trem de Aragua.

Familiares dos imigrantes deportados sob essa lei negam as acusações e o governo da Venezuela recorreu ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) contra as deportações.

No dia 7 de abril, a Suprema Corte dos EUA autorizou o uso da lei desde que os imigrantes tivessem o direito de contestar a deportação. Porém, organizações de direitos humanos recorreram aos tribunais alegando que o governo Trump não estava respeitando a decisão.

A União Americana pelas Liberdades Civis (Aclu) representou um grupo de imigrantes nos tribunais denunciando que novas deportações ilegais eram iminentes.

“A decisão [do governo] também não prevê nenhum processo para que indivíduos contestem que são membros da Trem de Aragua e, portanto, não se enquadram nos termos da Proclamação [da Suprema Corte]”, apelou a organização.

A Aclu lembra que, pelo menos, 137 venezuelanos foram removidos para El Salvador sem o devido processo legal “possivelmente pelo resto de suas vidas”.

“Resta saber se a maioria (ou talvez todos) dos homens não têm vínculos com o Trem de Aragua, pois o governo secretamente os expulsou do país e não forneceu informações sobre eles”.

A organização sustenta que as evidências têm mostrado que “muitos indivíduos removidos para El Salvador sob a Lei de Inimigos Estrangeiros não eram membros do Trem de Aragua”.

Trump

Na sexta-feira (18), o presidente Donald Trump postou um vídeo com supostos criminosos sendo deportados para El Salvador. Em seguida, publicou entrevista para a Fox News para defender as deportações para o país centro-americano.

Nós não precisamos de legislação, precisamos de um presidente”, escreveu na postagem o presidente dos EUA, com tradução em espanhol para atingir o público latino-americano no país.

El Salvador

O governo de El Salvador, que há três anos governa por meio de decretos de Estado de Exceção, tem recebido prisioneiros enviados pelos EUA em troca de ajuda financeira e de “inteligência” do governo Trump.

O Centro de Confinamento de Terroristas (Cecot) de El Salvador, conhecida como maior prisão da América Latina, construída pelo presidente Nayib Bukele, é alvo de denúncias de violações de direitos humanos com prática sistemática de tortura, incluindo contra crianças, e por não conceder aos suspeitos direitos à defesa e julgamento justo, com condenações em massa.

“Aqueles que foram removidos para El Salvador enfrentam danos e condições prisionais ameaçadoras no Cecot, incluindo choques elétricos, espancamentos, afogamento simulado e instrumentos de tortura nos dedos dos detentos para tentar forçar confissões de filiação a gangues”, acrescentou a Aclu na ação judicial.

A entidade de defesa dos direitos dos imigrantes afirma ainda que o governo dos EUA tem usado critérios duvidosos para classificar os imigrantes como integrantes da organização criminosa da Venezuela.

“Incluindo atributos físicos como ‘tatuagens que denotam filiação/lealdade à Trem de Aragua’ e gestos com as mãos, símbolos, logotipos, grafites ou vestimenta. Especialistas que estudam a TdA explicaram como nenhum desses atributos físicos é uma forma confiável de identificar membros de gangues”, completou.

Recentes
OAB-GO e Sebrae lançam 3ª turma da Incubadora de Escritórios
OAB-GO e Sebrae lançam 3ª turma da Incubadora de Escritórios
Trabalho · 5min
Réus da Boate Kiss têm penas reduzidas
Réus da Boate Kiss têm penas reduzidas
Justiça · 1h
Concerto gratuito da Orquestra Filarmônica de Goiás homenageia o maestro Emilio De Cesar
Concerto gratuito da Orquestra Filarmônica de Goiás homenageia o maestro Emilio De Cesar
Cultura · 5h
Famílias de baixa renda de Goiânia podem concorrer a sorteio de 40 geladeiras
Famílias de baixa renda de Goiânia podem concorrer a sorteio de 40 geladeiras
Cidades · 6h
Mais do PortalGO
Foto: CS – PF em Goiás
Polícia Federal combate fraudes em aposentadorias do INSS em Goiás
Mais de R$ 10 milhões em fraudes previdenciárias são evitados 26 ago 2025 · Segurança
Foto: Rodrigo Estrela
Feirão de Empregos em Aparecida oferece 10 mil vagas com oportunidades imediatas
Além das vagas, participantes terão acesso a orientação profissional e programas de capacitação. 26 ago 2025 · Trabalho
Marcelo Camargo/Agência Brasil
AGU aciona PF para investigar fake news que incentiva correntistas a sacar dinheiro do BB
AGU aponta tentativa de gerar caos no sistema financeiro. 26 ago 2025 · Brasil
Foto: Divulgação NCI PRF
Acidente na BR-414 mata quatro pessoas da mesma família em Anápolis
Automóvel foi atingido lateralmente por carreta durante conversão 26 ago 2025 · Segurança
Lula Marques/Agência Brasil
PGR recomenda reforço de policiamento em torno da casa de Jair Bolsonaro
Medida visa garantir cumprimento das decisões judiciais. 26 ago 2025 · Justiça
Divulgação
Teatro Goiânia recebe 8ª edição da Mostra GiroDança com entrada gratuita
Evento traz espetáculos gratuitos de companhias nacionais e artistas goianos 26 ago 2025 · Cultura
Foto: Wesley Costa
88% de aprovação põe Caiado em destaque nacional e faz dele forte cabo eleitoral
Nada colabora mais com a estratégia do governador Ronaldo Caiado (UB) do que os 88% de aprovação ao seu governo em Goiás. 26 ago 2025 · Blog Eleições 2026
Foto: FIVB
Fim de semana movimentado traz vitórias para o esporte brasileiro
Fim de semana movimentado: vôlei e basquete venceram, Pan Júnior teve desempenho histórico e semifinais do Brasileirão Feminino. 25 ago 2025 · Esportes
Foto: Hatem Khale
Israel ataca hospital em Gaza e mata 20, incluindo 5 jornalistas internacionais
Jornalistas da Reuters, AP, Al Jazeera e NBC estão entre as vítimas do bombardeio em hospital. EUA declararam não estar felizes. 25 ago 2025 · Notícia
FOTO: Rafael Ribeira/CBF @rafaelribeirorio
Paquetá retorna à Seleção Brasileira; veja lista completa
Brasil enfrenta Chile no Maracanã e Bolívia em La Paz nas Eliminatórias. Em outubro, amistosos contra Coreia do Sul e Japão pela Copa Kirin. 25 ago 2025 · Esportes