O desfile cívico-militar de 7 de Setembro, em Brasília, terá como tema central “Brasil Soberano”. A cerimônia começa às 9h de domingo (7), na Esplanada dos Ministérios, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e autoridades. A programação destacará três eixos: Brasil dos Brasileiros, Brasil do Futuro e os compromissos com a COP30, que será realizada em Belém em novembro, além do Novo PAC.
Entre as atrações, estão os tradicionais desfiles motorizado e da cavalaria, a pirâmide humana, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e honras militares. “Brasil Soberano” também dá nome ao plano do governo para apoiar empresas afetadas pela taxação de 50% imposta pelos Estados Unidos às exportações brasileiras.
O público poderá acessar as arquibancadas a partir das 6h30, após passar por pontos de revista. Estão proibidos objetos cortantes, armas, mochilas grandes, barracas, recipientes de vidro, fogos de artifício, substâncias inflamáveis e drones sem autorização.
A segurança será reforçada devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros réus no STF, acusados de tentativa de golpe de Estado. O trânsito na Esplanada será interditado a partir da tarde de sábado (6), e a Polícia Militar do Distrito Federal instalará um comando móvel no local no domingo.