Após a escolha do nome, o cardeal foi para a sala conhecida como “Sala das Lágrimas” e vestiu pela primeira vez as vestes brancas próprias do novo cargo, lá ele deixou de ser cardeal e virou papa. Ele será cumprimentado pelos cardeais e seguirá para a Basílica de São Pedro, lá ele será apresentado ao povo católico.
Primeiro apareceu o Protodiácono (O mais velho do colégio de cardeais) Dominique Mamberti anunciando em latim: “Annuntio vobis gaudium magnum… habemus papam!” (Eu anuncio a voce s umagrande alegria… temos um papa!)
Veja o Anuncio em latim:
Annuntio vobis gaudium magnum;
Habemus Papam:
Eminentissimum ac reverendissimum Dominum,
Dominum Robrtum Franciscum,
Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinali Prevost,
Qui sibi nomen imposuit Leonem XIV.
Veja o Anuncio em Português:
Anuncio-vos uma grande alegria;
Temos um Papa:
O eminentíssimo e reverendíssimo Senhor,
Senhor Robert Francis.
Cardeal da Santa Igreja Romana ,
Que se impôs o nome de Leão XIV.
Após tudo isso o novo papa fez seu primeiro discurso e deu a benção “Urbi et Orbi”
Quem é…?
Robert Francis Prevost Martínez, aos 69 anos, é o primeiro papa estadunidense, surpreendendo as principais apostas que apontavam um europeu como 267º pontífice. Nascido em Chicago em 14 de setembro de 1955, pertence à Ordem de Santo Agostinho – assim como os jesuítas de seu antecessor Francisco -, ordem conhecida pela humildade. Prevost serviu como Bispo de Chiclayo no Peru antes de ascender aos mais altos cargos da Cúria Romana.
Antes da eleição como Leão 14, ele tinha duas importantes funções: prefeito do Dicastério para os Bispos (Responsável pela nomeação de bispos) e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.
Segundo vaticanistas, seu pontificado dará continuidade às reformas de Francisco. Durante a internação do papa em fevereiro, Prevost liderou uma oração pública no Vaticano pela saúde do então pontífice.
A escolha do nome “Leão” chamou particular atenção – a última vez que foi adotado foi em 1878, pelo cardeal italiano Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci-Prosperi-Buzzi, que liderou a Igreja até 1903.
Outra característica de Prevost que chamou a atenção foi a escolha do nome, Leão foi adotado pela última vez em 1878, quando o Cardeal italiano Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci-Prosperi-Buzzi foi eleito e liderou a igreja até 1903.
Em seu primeiro discurso Leão XIV, lembrou dos conflitos que ocorrem no mundo atual e lembrou muitas vezes de seu antecessor, Francisco. Outra coisa que chamou a atenção foi a ausência do Inglês. seu discurso foi em Latim, Italiano e Espanhol, ele também não citou os EUA, mas apenas o país onde passou a maior parte de sua vida e tem cidadania, o Peru.