O que são microplásticos, de onde vêm e como afetam a saúde humana

Microplásticos estão por toda parte e já foram encontrados no sangue humano. Entenda os riscos e caminhos para reduzir a exposição.

Compartilhe

Foto: Freepik

Pequenos demais para vermos a a olho nu, mas grandes o suficiente para causar uma enorme preocupação para a sociedade do século XXI. Os microplásticos — partículas de plástico com menos de 5 milímetros — estão presentes em praticamente todos os ambientes do planeta: do topo das montanhas ao fundo dos oceanos, da água potável ao sangue humano. Apesar de serem invisíveis para a maioria de nós, eles levantam sérias questões sobre o impacto na saúde humana e ambiental.

O que são microplásticos?

Microplásticos são fragmentos resultantes da degradação de objetos plásticos maiores — como sacolas, garrafas e embalagens — ou produzidos já em tamanho microscópico, como as microesferas usadas em produtos cosméticos e de limpeza. Eles são divididos em duas categorias: primários, fabricados com esse tamanho reduzido desde o início; e secundários, que se formam a partir da decomposição de resíduos plásticos ao longo do tempo.

Um exemplo do dia a dia, mas que é comum numa determinada época do ano, o Carnaval, é o Glitter. Outro é o Teflon de algumas panelas antiaderentes.

Como surgem e onde estão?

O uso cotidiano de plásticos e a baixa taxa de reciclagem são os principais responsáveis por fazer os microplásticos surgirem e se espalharem. Estimativas da ONU indicam que cerca de 11 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos a cada ano — e grande parte se fragmenta com o tempo.

Os microplásticos já foram detectados em alimentos como peixes, sal, mel e até na água engarrafada. Eles também são liberados pelo atrito de pneus nas estradas, pela lavagem de roupas sintéticas e pela degradação de plásticos descartados de forma incorreta.

O que sabemos sobre os impactos à saúde?

Embora a ciência ainda busque respostas definitivas, estudos iniciais indicam que os microplásticos podem se acumular no corpo humano. Em 2022, uma pesquisa publicada na revista Environment International encontrou microplásticos na corrente sanguínea de voluntários pela primeira vez. Eles também já foram detectados nos pulmões, na placenta, no cérebro e até em testículos.

Os riscos potenciais incluem processos inflamatórios, reações imunológicas e danos celulares. Além disso, os microplásticos podem atuar como “vetores” de substâncias químicas tóxicas, como metais pesados e pesticidas, ou de microrganismos prejudiciais.

Ainda não está exatamente claro qual o maior dano causado a longo prazo pelos microplásticos, então cientistas estão em alerta.

Como reduzir a exposição?

Evitar o uso excessivo de plásticos descartáveis, optar por roupas com menos fibras sintéticas e reduzir o consumo de alimentos industrializados são algumas das medidas sugeridas por especialistas. Também é importante pressionar por políticas públicas que incentivem a reciclagem e o desenvolvimento de materiais biodegradáveis.

Claro, não é possível fugir do plástico de maneira absoluta. A partir do momento em que o ser humano decidiu desenterrar o petróleo, é impossível escapar dos seus efeitos, seja pela poluição dos combustíveis, seja por essa outra forma ainda menos visível.

Enquanto a ciência avança para entender os reais efeitos dos microplásticos na saúde humana, a prevenção e a redução do uso de plásticos continuam sendo os caminhos mais seguros para proteger o planeta — e a nós mesmos.

Recentes
STF retoma amanhã julgamento de Bolsonaro e aliados por golpe
STF retoma amanhã julgamento de Bolsonaro e aliados por golpe
Justiça · 2h
Daniel Vilela tem plano de voo. E os adversários?
Daniel Vilela tem plano de voo. E os adversários?
Blog Eleições 2026 · 5h
Brilha Goiânia alcança 100 mil lâmpadas de LED
Brilha Goiânia alcança 100 mil lâmpadas de LED
Cidades · 6h
Vereadores e Mabel no picadeiro da CEI
Vereadores e Mabel no picadeiro da CEI
Política · 8h
Mais do PortalGO
Ato em São Paulo – Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
7 de Setembro reuniu apoiadores de Bolsonaro com pedidos de anistia e críticas ao STF
Em Goiânia, manifestantes exibiram faixas como “Anistia já” e “Nossa bandeira nunca será vermelha” 08 set 2025 · Brasil
Foto: NCI PRF
Fim de semana tem 27 acidentes e quatro mortes nas rodovias federais em Goiás
Casos fatais ocorreram em Indiara, Niquelândia e Catalão. 08 set 2025 · Segurança
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Sem mencionar Tarcísio, Gilmar Mendes afirma que não existe “ditadura da toga” no Brasil
Declaração ocorre após discurso do Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, na Avenida Paulista 08 set 2025 · Brasil
Domínio público
Quem foi Thereza Di Marzo, a primeira mulher brasileira a conquistar uma licença de voo
Thereza fundou uma escola de aviação em São Paulo e participou de eventos históricos do setor 07 set 2025 · Brasil
Screenshot Lucas Caetano – AC Syndicate Ubisoft
De Ghost of Tsushima a Red Dead: como jogos de mundo aberto evoluíram
Inovações narrativas, imersão histórica e mundos vivos mantêm o gênero em alta: Ghost of Tsushima, Horizon, Shadow of Mordor e Red Dead são marcos da evolução. 06 set 2025 · Cultura
Divulgação/SET
Desfile de 7 de Setembro provoca mudanças no trânsito no Centro de Goiânia
Alterações começam neste sábado (6/9) com bloqueios na Avenida Anhanguera 06 set 2025 · Cidades
Fotos: Fernando Leite / Divulgação MPGO
MPGO inaugura núcleo de acolhimento para vítimas de crimes violentos
Atendimento inclui orientação jurídica, suporte psicossocial e encaminhamentos de saúde 06 set 2025 · Justiça
Foto: Fabiano Araújo
CEI da LimpaGyn define presidente, vice e relator
Reuniões ocorrerão às terças-feiras, às 14h 06 set 2025 · Política
Emater
Hidrolândia inicia temporada da jabuticaba
Município tem 128 pomares cadastrados 06 set 2025 · Goiás
Fotos: Ricardo Stuckert/PR
Gás do Povo: como funcionará o benefício gratuito
Governo lança Gás do Povo: programa dará botijão gratuito a famílias vulneráveis. Substitui Vale Gás por retirada direta em revendas. 05 set 2025 · Brasil