Marina Silva e ministro da China estreitam cooperação ambiental e climática entre países

Marina Silva avança em cooperação ambiental com China e países do BRICS, com foco no Fundo Florestas Tropicais e preparativos para a COP30.

Compartilhe

O diálogo entre os ministros tratou também de proteção à biodiversidade, combate à poluição e financiamento climático. Fernando Donasci/MMA

Em paralelo a reunião do BRICS, a ministra também recebeu a vice-presidente e chefe da Organização do Meio Ambiente do Irã e a diretora-geral da Autoridade Ambiental da Etiópia

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e o ministro de Ecologia e Meio Ambiente da República Popular da China, Huang Runqiu, se reuniram na quarta-feira (2/4) em Brasília (DF). O encontro ocorreu no contexto da 11ª Reunião de Ministros de Meio Ambiente do BRICS sob a presidência brasileira.

Na pauta, as parcerias estratégicas no grupo e na Subcomissão de Meio Ambiente e Mudança do Clima da Cosban. O diálogo tratou ainda de iniciativas de proteção à biodiversidade, combate à poluição e financiamento climático. Marcou também a 5ª reunião da Subcomissão de Meio Ambiente e Mudança do Clima da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban).

Os ministros assinaram o Plano de Trabalho da Subcomissão para o período de 2025 a 2029, que define o escopo e as formas de cooperação entre Brasil e China nas áreas de proteção ambiental, melhoria da qualidade ambiental, enfrentamento à mudança do clima, conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

“No âmbito da Cosban, vamos estabelecer, além de intercâmbio de informação e de boas práticas, ações de capacitação e treinamento, consultas sobre negociações internacionais e cooperação em áreas como a criação de mecanismos inovadores para o financiamento de serviços ecossistêmicos”, destacou a ministra.

Marina Silva convidou sua contraparte chinesa a conhecer o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês). Desenvolvido pelos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Fazenda e Relações Exteriores, o TFFF recompensará países que comprovadamente protegem suas florestas tropicais, com base em monitoramento feito por satélites.

O governo federal trabalha para captar US$ 125 bilhões e lançar o TFFF durante a COP30, Conferência do Clima da ONU que ocorre em Belém (PA) em novembro. Pelo menos 20% dos recursos serão direcionados a populações indígenas e povos e comunidades tradicionais que estão na linha de frente da preservação das florestas.

Participaram da reunião com Huang o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago ; a secretária nacional de Mudança do Clima do MMA e diretora-executiva da COP30, Ana Toni; o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Garo Batmanjan; o secretário nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Adalberto Maluf; e a secretária nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais da pasta, Rita Mesquita.

Encontros com Irã e Etiópia
Também em paralelo à reunião de ministros de Meio Ambiente do BRICS, Marina recebeu a vice-presidente e chefe da Organização do Meio Ambiente do Irã, Shina Ansari. No encontro, foram discutidas as prioridades dos países no BRICS e na COP30 e o combate à poluição por plásticos.

“Ter a presença do Irã no BRICS nos faz acreditar que o multilateralismo está fortalecido diante de um contexto geopolítico desafiador”, ressaltou. Também participou da agenda o secretário Adalberto Maluf.

Na quinta-feira (3/4), durante a 11ª reunião dos ministros de Meio Ambiente do BRICS, a ministra se reuniu com a diretora-geral da Autoridade Ambiental da Etiópia, Lelise Neme. Esteve presente a secretária nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável, Edel Moraes.

Na oportunidade, Marina Silva enfatizou o interesse em ampliar a cooperação bilateral com o país africano nas áreas de meio ambiente e clima e reforçou a necessidade de que as nações apresentem, até a COP30, as atualizações de suas NDCs (sigla em inglês para Contribuições Nacionalmente Determinadas) em linha com a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento médio do planeta a 1,5ºC em relação aos níveis pré-industriais. As NDCs são os compromissos nacionais para redução de suas emissões de gases de efeito estufa.

Recentes
Afinal, de quem é a janela no avião?
Afinal, de quem é a janela no avião?
Comportamento · 4h
O Dia de Finados
O Dia de Finados
Colunas · 11h
Projeto de Lei Antifacção aumenta penas e amplia ferramentas contra facções criminosas
Projeto de Lei Antifacção aumenta penas e amplia ferramentas contra facções criminosas
Brasil · 1d
Vestibular UEG 2026/1: provas acontecem domingo com 14 mil inscritos
Vestibular UEG 2026/1: provas acontecem domingo com 14 mil inscritos
Variedades · 1d
Mais do PortalGO
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Lula participa de inaugurações e compromissos em Belém ligados à COP30
Agenda inclui comunidades e cúpula preparatória 01 nov 2025 · Brasil
Reprodução
Justiça mantém bloqueio de lives da WePink até regularização de pedidos pendentes
Marca é alvo de mais de 32 mil reclamações em seis meses. 01 nov 2025 · Justiça
Foto: Divulgação
Escola de Artes Visuais oferece oficinas gratuitas de arte e design em Goiânia
Atividades presenciais e virtuais acontecem ao longo de novembro no Centro Cultural Octo Marques 01 nov 2025 · Cultura
Divulgação
Cuidado: glitter de confeitaria pode conter plástico
Anvisa alerta que glitter com polipropileno não é comestível. Especialistas explicam diferença entre produtos decorativos e alimentícios. 01 nov 2025 · Saúde
Divulgação
Sábado e domingo com jogos para todos os gostos
Fim de semana tem Brasileirão, clássicos na Europa, Corinthians x São Paulo feminino e Brasil na Copa do Mundo Sub-17. 31 out 2025 · Entretenimento
Divulgação
STJ permite rondas virtuais para combate a pedofilia
STJ autoriza polícia a fazer rondas virtuais em redes P2P para combater pornografia infantil sem necessidade de autorização judicial prévia. 31 out 2025 · Brasil
Divulgação
Desemprego cai a 5,6% e iguala menor taxa da história
Desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre até setembro, igualando a menor taxa da série. Renda do trabalhador tem alta de 4%. 31 out 2025 · Brasil
Foto: Pixabay
Agenda Cultural em Goiânia e região tem Tiago Nacarato, Halloween Black, pequi e feira de adoção
Shows, festas e eventos gratuitos movimentam Goiânia e região neste fim de semana, com opções que vão do eletrônico ao sertanejo. 31 out 2025 · Cultura
Reprodução
Justiça do DF solta psicólogo acusado de torturar e matar gatos
Defesa nega maus-tratos e cita presunção de inocência 31 out 2025 · Segurança
Foto: Secom – Prefeitura de Goiânia
Goiânia prevê recolher mais de 2 toneladas de fios soltos até esta sexta
Segundo a administração municipal, os materiais recolhidos terão a destinação ambiental adequada 31 out 2025 · Cidades