O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para a próxima segunda-feira (28) os interrogatórios dos dez réus do núcleo 3 da trama golpista. Esse grupo é acusado de executar ações táticas, como o monitoramento de autoridades e planos de sequestro e execução de alvos estratégicos.
A decisão foi tomada nesta quarta-feira (23), mesmo dia em que se encerraram os depoimentos das testemunhas dos quatro núcleos do processo. Foram ouvidas todas as pessoas indicadas por defesa e acusação que aceitaram comparecer para falar sobre a tentativa de golpe de Estado.
Nesta quinta-feira (24), Moraes deve interrogar também os réus dos núcleos 2 e 4. No núcleo 2, estão seis acusados de gerenciar ações estratégicas, como a redação de uma minuta golpista e o uso indevido da estrutura da Polícia Rodoviária Federal. Já o núcleo 4 reúne sete réus acusados de espalhar desinformação sobre o processo eleitoral para gerar desconfiança nas urnas eletrônicas.
Assim como ocorreu com os interrogatórios do núcleo 1, os depoimentos serão transmitidos ao vivo pela TV Justiça. A medida, inédita em ações penais do STF, não foi aplicada às testemunhas, cujas oitivas puderam ser acompanhadas apenas por jornalistas em uma sala restrita em Brasília. Os vídeos agora serão anexados aos autos das ações.
O caso da trama golpista foi desmembrado em quatro ações penais, por decisão do procurador-geral da República, Paulo Gonet, com aval da Primeira Turma do STF. A estratégia busca acelerar o julgamento, embora tenha sido criticada pelas defesas.
🔎 Veja quem são os réus:
Núcleo 2
- Filipe Martins
- Marcelo Câmara
- Silvinei Vasques
- Mário Fernandes
- Marília de Alencar
- Fernando de Sousa Oliveira
Núcleo 3
- Bernardo Romão Correa Netto
- Cleverson Ney Magalhães
- Estevam Theophilo
- Fabrício Moreira de Bastos
- Hélio Ferreira
- Márcio Nunes de Resende Júnior
- Nilton Diniz Rodrigues
- Rafael Martins de Oliveira
- Rodrigo Bezerra de Azevedo
- Ronald Ferreira de Araújo Júnior
- Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros
- Wladimir Matos Soares
Núcleo 4
- Ailton Gonçalves Moraes Barros
- Ângelo Martins Denicoli
- Giancarlo Gomes Rodrigues
- Guilherme Marques de Almeida
- Reginaldo Vieira de Abreu
- Marcelo Araújo Bormevet
- Carlos Cesar Moretzsohn Rocha