Golpe: STF julga nesta semana núcleo acusado de espalhar desinformação

STF julga acusados do núcleo 4 da trama golpista. Eles respondem por crimes como golpe de Estado e organização criminosa armada.

Compartilhe

Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta terça-feira (6) mais um trecho da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre uma trama golpista existente durante o governo do presidente Jair Bolsonaro.

Desta vez, os cinco ministros que compõem a Primeira Turma do SupremoAlexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux – julgam se recebem a parte da denúncia relativa a sete acusados do núcleo 4 do golpe.

Conforme o fatiamento da denúncia feito pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, os integrantes do núcleo 4 foram responsáveis por ações estratégicas de desinformação, com o objetivo de desacreditar as urnas eletrônicas e o processo eleitoral, bem como constranger membros das Forças Armadas a aderirem ao complô golpista.

Uma das suspeitas é de que a estrutura da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Palácio do Planalto tenham sido utilizadas para avançar nos objetivos golpistas de gerar instabilidade social e intimidar quem se colocasse como contrário ao plano.

Todos respondem por cinco crimes:

  • organização criminosa armada,
  • tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito,
  • golpe de Estado,
  • dano qualificado pela violência,
  • grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Fazem parte deste núcleo os seguintes investigados:

  • Ailton Gonçalves Moraes Barros (major da reserva do Exército),
  • Ângelo Martins Denicoli (major da reserva),
  • Giancarlo Gomes Rodrigues (subtenente),
  • Guilherme Marques de Almeida (tenente-coronel),
  • Reginaldo Vieira de Abreu (coronel),
  • Marcelo Araújo Bormevet (policial federal),
  • Carlos Cesar Moretzsohn Rocha (presidente do presidente do Instituto Voto Legal)

Pelo regimento interno do Supremo, cabe às duas turmas do tribunal julgar ações penais. Como o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, faz parte da Primeira Turma, a acusação é julgada por este colegiado.

Se a maioria dos ministros aceitar a denúncia, os acusados viram réus e passam a responder a uma ação penal no STF, na qual as defesas poderão ter acesso mais amplo ao material utilizado pela acusação e pedir a produção de novas provas, bem como apontar testemunhas.

Em 25 março, a Primeira Turma aceitou por unanimidade o trecho da denúncia relativo ao núcleo 1, tornando réus oito denunciados apontados como responsáveis por encabeçar a trama, incluindo Bolsonaro e generais da reserva do Exército que foram integrantes do alto escalão de seu governo.

Em 22 de abril, o colegiado, também por unanimidade, aceitou a parte da denúncia contra seis envolvidos do núcleo 2, que reúne os acusados de terem prestado o assessoramento jurídico e intelectual para o golpe.

O fatiamento da denúncia em seis núcleos foi autorizado pelos ministros da Primeira Turma. O procurador-geral, Paulo Gonet, justificou o procedimento como um meio de facilitar a tramitação do caso sobre o golpe, que tem como alvo, ao todo, 34 pessoas.

Recentes
Seminário +Transparência 2025 reúne mais de 200 prefeituras e câmaras goianas preocupadas em melhorar seus índices de transparência
Seminário +Transparência 2025 reúne mais de 200 prefeituras e câmaras goianas preocupadas em melhorar seus índices de transparência
Goiás · 2h
Justiça torna Carrefour réu por vazamento de óleo diesel em Santos
Justiça torna Carrefour réu por vazamento de óleo diesel em Santos
Meio Ambiente · 3h
Cardeais que votam no conclave estão em Roma, diz Vaticano
Cardeais que votam no conclave estão em Roma, diz Vaticano
Mundo · 3h
Petrobras reduz preço do diesel
Petrobras reduz preço do diesel
Economia · 4h
Mais do PortalGO
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Câmara pode votar urgência para aumentar número de deputados federais
Autora do projeto, deputada Dani Cunha (União-RJ), defende aumento de ~3% no total de deputados. Críticos apontam custos e questionam Censo 2022 como base. 05 maio 2025 · Política
Inscrições vão até 30 de maio para o Aluguel Social em mais sete municípios goianos (Fotos: Octacílio Queiroz / Edgard Soares)
Aluguel Social abre inscrições em mais sete municípios com 390 vagas
Novas vagas são destinadas a Buriti de Goiás, Cachoeira Alta, Cachoeira de Goiás, Goiatuba, Nova Iguaçu de Goiás, Novo Brasil e Três Ranchos 05 maio 2025 · Goiás
© Geovana Albuquerque/Agência Brasília
Três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais 
Pesquisa mostra que nível é o mesmo de 2018 05 maio 2025 · Brasil
Foto: Reprodução / Redes sociais
Goiano emociona ao pedir namorada em casamento com exposição de arte em Goiânia
Pedido de casamento com exposição de arte em Goiânia emociona web e viraliza com vídeo no TikTok. 05 maio 2025 · Entretenimento
© Vatican News/Divulgação
Papamóvel será transformado em unidade de saúde para crianças em Gaza
Desejo do próprio pontífice será providenciado pela Caritas Jerusalém 05 maio 2025 · Variedades
Caiado no centro das atenções. Foto: Júnior Guimarães
Sentimento de mudança no país motiva Caiado na busca pela Presidência
Governador de Goiás Ronaldo Caiado afirma que aliança entre União Brasil e PP fortalece sua pré-candidatura à Presidência. Ele prega mudanças para o País 05 maio 2025 · Poder
Foto: Divulgação
Jota Quest faz show em Goiânia na Semana S; entrada com doação de alimentos
Evento terá programação entre 12 e 17 de maio com atividades culturais, esportivas e serviços gratuitos do Sesc e Senac em todo o estado 05 maio 2025 · Cultura
Foto: Lukas Souza / Unsplash
Orquestra Filarmônica de Goiás leva ao Teatro Sesi mais uma apresentação da temporada “Pioneiros” 2025 (Fotos: Secti-GO)
Filarmônica abre maio com homenagem às mães
Na programação, peças de Guarnieri, Britten e Dvořák. Série intitulada “Pioneiros” lembra grandes nomes da música de concerto nacional e internacional 05 maio 2025 · Cultura
Foto: Reprodução
Irmãs influenciadoras são assassinadas a tiros em praia de Fortaleza
A vítima mais nova estava grávida de dois meses 05 maio 2025 · Cidades