Novas normativas incentivam regularização de pequenos produtores

Agrodefesa publica normas que permitem produtos goianos de origem animal circularem nacionalmente.

Compartilhe

Foto: Wenderson Araujo/CNA

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) publicou nesta sexta-feira (06/06) duas novas instruções normativas que estabelecem regras importantes para o setor agroindustrial no estado de Goiás.

As medidas entram em vigor, a partir da publicação, e visam aprimorar os critérios de inspeção, garantir a produção e industrialização de alimento seguro e estimular a formalização de pequenos empreendimentos agroindustriais. A assinatura das INs ocorreu no encerramento do Encontro de Defesa Agropecuária (Endago), na quinta-feira (05/06), pelo presidente da Agência, José Ricardo Caixeta Ramos.

A primeira norma define os procedimentos para habilitação e desabilitação de estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). O objetivo é assegurar que os produtos de origem animal elaborados em Goiás possam ser comercializados em todo o território nacional, desde que atendam aos requisitos técnicos e sanitários estabelecidos pela legislação federal.

“É uma medida que dá mais segurança ao consumidor e mais competitividade ao produtor goiano. Ao aderir ao SISBI-POA, os estabelecimentos poderão comercializar seus produtos em outros estados, ampliando mercados e oportunidades. Mas para isso, é preciso responsabilidade e conformidade com os padrões sanitários”, destaca o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.

A adesão ao Sisbi-POA só será concedida após auditoria técnica favorável, que comprovará a implantação e o monitoramento dos Programas de Autocontrole por no mínimo 30 dias. A Agrodefesa poderá realizar auditorias a qualquer momento, com base no risco sanitário, e aplicar sanções como suspensão de produção ou desabilitação do sistema, em caso de descumprimento das normas.

Para que isso ocorra, é necessário entender que a auditoria prévia é aquela técnica realizada a partir de solicitação formal dos interessados, para verificação pelo Serviço de Inspeção Estadual se o estabelecimento atende os requisitos normativos e se os Programas de Autocontrole estão descritos.

Já a auditoria de habilitação é realizada pelo Serviço de Inspeção Estadual para verificação se os Programas de Autocontrole do estabelecimento estão descritos, implantados e monitorados para concessão de adesão ao SISBI –POA. Por fim, a auditoria de manutenção é realizada pelo Serviço de Inspeção Estadual para avaliação da manutenção da habilitação do estabelecimento junto ao Sisbi-POA.

Agroindústrias de pequeno porte

Já a segunda Instrução Normativa estabelece os requisitos técnicos, estruturais e higiênico-sanitários para o funcionamento dos Estabelecimentos Agroindustriais de Pequeno Porte (EAPPs) que processam produtos como carne, leite, ovos, pescados e mel.

Voltada especialmente para agricultores familiares e pequenos produtores, a norma reconhece a importância da agroindústria artesanal e traz exigências proporcionais ao porte desses empreendimentos, sem abrir mão da qualidade e segurança alimentar.

“É uma conquista para o pequeno produtor. Com essa regulamentação, damos condições reais para que ele se regularize, aumente sua produtividade, agregue valor aos seus produtos e conquiste novos mercados, com o respaldo do serviço de inspeção estadual”, afirma José Ricardo.

A norma contempla desde requisitos para instalações físicas e equipamentos até orientações específicas para cada tipo de produto. Também estabelece obrigações relacionadas à higiene, abastecimento de água, controle de temperatura, transporte e rastreabilidade da produção.

Os estabelecimentos que se enquadrarem como EAPPs poderão solicitar o registro junto à Agrodefesa, mediante apresentação de documentação técnica e comprovação de boas práticas de fabricação.

Recentes
Quem é Delcy Rodríguez, a possível líder da Venezuela
Quem é Delcy Rodríguez, a possível líder da Venezuela
Mundo · 1d
Governo diz que não há vítimas brasileiras em ataque à Venezuela
Governo diz que não há vítimas brasileiras em ataque à Venezuela
Brasil · 1d
Reação global: líderes mundiais condenam ataque à Venezuela
Reação global: líderes mundiais condenam ataque à Venezuela
Mundo · 1d
IA Grok, de Elon Musk, admite falha e geração de imagens de menores
IA Grok, de Elon Musk, admite falha e geração de imagens de menores
Inteligência Artificial · 1d
Mais do PortalGO
Foto: Luis Jaimes
EUA bombardeiam Venezuela e capturam Nicolás Maduro
Venezuela sob ataque, decreta estado de emergência. Trump anuncia captura de Maduro. Explosões atingiram Caracas e cidades venezuelanas. 03 jan 2026 · Mundo
Foto: Divulgação Warner Bros
5 filmes alto astral para começar bem 2026
Produções nacionais e internacionais reforçam a importância da conexão humana e da persistência 03 jan 2026 · Cultura
Foto: Wilton Junior
PF determina retorno de Eduardo Bolsonaro ao cargo de escrivão
Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, deve voltar a ser escrivão da PF. Ato publicado no DOU determina retorno após cassação de mandato 02 jan 2026 · Brasil
Foto: Nilton Fukuda
PF prende Filipe Martins, condenado a 21 anos por golpismo
Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, foi preso após descumprir prisão domiciliar, ele foi condenado a 21 anos de prisão 02 jan 2026 · Brasil
Foto: GCM Aparecida
GCM prende mulher por furtos em série no Setor Garavelo
Um segundo envolvido no crime conseguiu escapar das equipes e segue sendo procurado. 02 jan 2026 · Segurança
Reprodução
PT em Goiás apresenta seis nomes para disputar o governo estadual em 2026
Federação Brasil da Esperança e Cidadania já participam das articulações 02 jan 2026 · Política
Divulgação CBMGO
Adolescente morre e 17 ficam feridos após caminhonete capotar na GO-507
Parte dos passageiros estava na carroceria da caminhonete 02 jan 2026 · Goiás
Foto: Alexandre Macieira | Riotur
Rio recebe título de maior Réveillon do mundo
Guinness oficializa Réveillon de Copacabana como o maior do mundo. Certificado foi entregue ao prefeito Eduardo Paes. 01 jan 2026 · Brasil
Museu em Toronto exibe os piores presentes
O Museum of Bad Gifts, em Toronto, reúne os presentes de fim de ano mais peculiares. A mostra aceita doações e fica em cartaz até domingo 01 jan 2026 · Entretenimento
Freepik
De Resident Evil a 007: 6 jogos muito aguardados para o 1º semestre de 2026
Entre terror psicológico, espionagem e RPG de mundo aberto, os lançamentos prometem movimentar a indústria logo no início do ano 01 jan 2026 · Cultura