O Governo de Goiás abriu 372 vagas para cursos gratuitos na área de tecnologia em Goiânia e Senador Canedo. As formações são presenciais, com certificado, alimentação (lanche) e foco na inclusão. Pessoas a partir de 12 anos podem se inscrever, sem exigência de escolaridade formal — é preciso apenas saber ler e escrever.
As aulas começam em 11 de agosto, com inscrições abertas até o dia anterior. O cadastro pode ser feito presencialmente nas unidades ou pelo WhatsApp, no número (62) 99849-1513.
Em Goiânia, os cursos serão realizados no Sukatech, dentro da Escola do Futuro José Luiz Bittencourt, no Bairro Floresta. São 255 vagas divididas entre Informática Básica e Empreendedorismo, Montagem e Manutenção de Computadores, Celulares e Empreendedorismo, Excel Avançado, Design Gráfico e Introdução à Inteligência Artificial. Já em Senador Canedo, serão ofertadas 117 vagas nas unidades do Ganha Tempo, nos setores Vila Galvão e Jardim das Oliveiras.
Os cursos têm duração entre três e cinco semanas, com turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno. Um dos diferenciais é a reserva de 50% das vagas para mulheres, por meio do programa “Goianas na Ciência e Inovação”, que busca ampliar a participação feminina no setor tecnológico.
As formações fazem parte do programa Sukatech, realizado em parceria com a OSC Programando o Futuro. O projeto também conta com um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), onde resíduos eletrônicos são reciclados e reutilizados para práticas pedagógicas. Após os cursos, os equipamentos recondicionados são doados a instituições sociais.
Desde 2021, quase 2 mil alunos foram certificados e mais de 2 mil computadores recondicionados já foram entregues. O programa também recolheu cerca de 800 toneladas de resíduos eletroeletrônicos em todo o país e impactou mais de 12 mil estudantes com ações de educação ambiental.