Políticas públicas promovem maternidade e equidade na ciência

Compartilhe

Gerente Polyana Mendonça, da Fapeg: “Conciliar demandas profissionais com as necessidades de uma criança pequena é possível com apoio e compreensão institucional”

Conciliar maternidade e carreira científica permanece como um desafio para mulheres pesquisadoras, exigindo políticas públicas estratégicas. Com foco nessa necessidade, o Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), desenvolve ações específicas que incentivam a participação feminina em áreas críticas, buscando a equidade de gênero na ciência e na inovação.

Desde 2024, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fapeg, o Estado investiu mais de R$ 2,5 milhões em projetos liderados por mulheres nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação.

Ao todo, 31 projetos científicos, 30 negócios inovadores e 57 iniciativas para transformar ideias em negócios foram diretamente beneficiados, gerando impacto positivo na vida de milhares de mulheres goianas.

Lançamento de editais como o Goianas na Ciência e InovaçãoMulheres em STEM, têm apoiado mulheres, que hoje já estão realizando pesquisas nas mais diversas áreas, como o desenvolvimento de turbina eólica otimizada; detecção de falhas na produção de mudas de tomate com uso de inteligência artificial; tecnologias inovadoras para detecção de bactérias resistentes a antibióticos tanto para diagnóstico clínico quanto para monitoramento sanitário; entre inúmeras outras pesquisas nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

Licença-Maternidade

A bióloga Amanda Alves de Melo Ximenes, 28 anos, é um exemplo do impacto positivo dessa política. Doutoranda em genética na Universidade Federal de Goiás (UFG), Amanda conseguiu usufruir tranquilamente dos primeiros meses após o nascimento de sua filha Marina graças à nova resolução.

“A licença permite que a mulher possa viver esse momento especial sem pressão por produção acadêmica imediata, o que faz toda a diferença”, afirma Amanda.

A resolução da Fapeg não só garante a continuidade da carreira acadêmica para as mulheres, mas também promove a igualdade de gênero na ciência. A licença veio normatizada por meio de resolução e amplia os direitos decorrentes do afastamento temporário da bolsista para a maternidade.

Ela garante o direito de prorrogar por até 120 dias (quatro meses) os prazos de vigência do benefício em função da maternidade, impactando beneficiárias de bolsas de formação (graduação, mestrado e doutorado) e bolsistas participantes de projetos de pesquisa, extensão e de inovação contempladas com bolsas de estudo com duração mínima de 12 meses.

Mas ainda existem desafios a serem superados. A pesquisadora Karla Maria Longo, recentemente reconhecida pelo Prêmio Goiano de Ciência, Tecnologia e Inovação promovido pela Fapeg, relembra as dificuldades enfrentadas pela falta de políticas estruturadas na época em que teve seus filhos.

A pesquisadora conta que, ao longo de sua carreira, viu muitas mestrandas e doutorandas optando por adiar a maternidade temendo as dificuldades que surgem ao tentar conciliar ambas as tarefas.

“O sistema acadêmico, com sua estrutura rígida e sua falta de apoio à maternidade, exige da mulher uma dose extra de resiliência. Muitas vezes, as mulheres acabam pagando um preço alto, sacrificando não só o seu tempo e bem-estar, mas também sua saúde mental e o equilíbrio familiar”, desabafa.

Bióloga Amanda Ximenes e a filha Marina: “Licença permite que a mulher possa viver esse momento especial sem pressão por produção imediata, o que faz toda a diferença” (Foto: Arquivo pessoal)

Empatia e acolhimento

Gerente de Inovação da Fapeg, Polyana Borges Mendonça também destaca a importância de políticas internas e uma cultura organizacional empática e acolhedora.

“Conciliar reuniões e demandas profissionais com noites mal dormidas e as necessidades de uma criança pequena é extremamente desafiador, mas torna-se possível com apoio e compreensão institucional”, enfatiza.

Ao ampliar as políticas públicas que reconhecem e apoiam os desafios específicos enfrentados por mães pesquisadoras, o Governo de Goiás não apenas fortalece o cenário científico estadual, mas também promove uma transformação social necessária, garantindo que a maternidade seja uma experiência plenamente conciliável com a carreira científica e o desenvolvimento profissional das mulheres.

Recentes
Daniel Vilela tem plano de voo. E os adversários?
Daniel Vilela tem plano de voo. E os adversários?
Blog Eleições 2026 · 8min
Brilha Goiânia alcança 100 mil lâmpadas de LED
Brilha Goiânia alcança 100 mil lâmpadas de LED
Cidades · 24min
Vereadores e Mabel no picadeiro da CEI
Vereadores e Mabel no picadeiro da CEI
Política · 2h
7 de Setembro reuniu apoiadores de Bolsonaro com pedidos de anistia e críticas ao STF
7 de Setembro reuniu apoiadores de Bolsonaro com pedidos de anistia e críticas ao STF
Brasil · 2h
Mais do PortalGO
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Sem mencionar Tarcísio, Gilmar Mendes afirma que não existe “ditadura da toga” no Brasil
Declaração ocorre após discurso do Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, na Avenida Paulista 08 set 2025 · Brasil
Domínio público
Quem foi Thereza Di Marzo, a primeira mulher brasileira a conquistar uma licença de voo
Thereza fundou uma escola de aviação em São Paulo e participou de eventos históricos do setor 07 set 2025 · Brasil
Screenshot Lucas Caetano – AC Syndicate Ubisoft
De Ghost of Tsushima a Red Dead: como jogos de mundo aberto evoluíram
Inovações narrativas, imersão histórica e mundos vivos mantêm o gênero em alta: Ghost of Tsushima, Horizon, Shadow of Mordor e Red Dead são marcos da evolução. 06 set 2025 · Cultura
Divulgação/SET
Desfile de 7 de Setembro provoca mudanças no trânsito no Centro de Goiânia
Alterações começam neste sábado (6/9) com bloqueios na Avenida Anhanguera 06 set 2025 · Cidades
Foto: Fabiano Araújo
CEI da LimpaGyn define presidente, vice e relator
Reuniões ocorrerão às terças-feiras, às 14h 06 set 2025 · Política
Divulgação Internet
STF amplia julgamento de Bolsonaro para 4 dias consecutivos
Ministro Zanin determina sessões extras para julgar núcleo golpista no STF. Calendário terá votações em 9, 10, 11 e 12 de setembro. 05 set 2025 · Justiça
Divulgação
Fim de semana esportivo: NFL, F1, Eliminatórias e vôlei
Fim de semana esportivo tem NFL no Brasil, GP da Itália da F1, final da Copa do Nordeste e jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias. 05 set 2025 · Esportes
Fotos: Ricardo Stuckert/PR
Gás do Povo: como funcionará o benefício gratuito
Governo lança Gás do Povo: programa dará botijão gratuito a famílias vulneráveis. Substitui Vale Gás por retirada direta em revendas. 05 set 2025 · Brasil
SMS
Goiânia terá 28 postos de vacinação abertos neste sábado (6); veja onde se imunizar
Vacinas contra Influenza, Covid-19, HPV e tríplice viral estarão disponíveis 05 set 2025 · Saúde
Официальный веб-сайт Президента Российской Федерации – www.kremlin.ru
Quem não é imortal?
Entre risos e guerras, os mortais apenas observam 05 set 2025 · Colunas