Daniel Vilela, Ronaldo Caiado e o desafio de comandar o futuro de Goiás

Ronaldo Caiado presidente e Daniel Vilela trabalham afinados como pré-candidatos a presidente e a governador

Compartilhe

Daniel Vilela e Ronaldo Caiado: afinados. Foto: Secom Goiás

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), mantém a discrição no cargo mas age cada vez mais como titular do governo.

Ao mesmo tempo, é visto também cada vez mais como candidato natural e favorito à reeleição, embora só em abril do ano que vem vá assumir o lugar do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), como anunciado pelo próprio governador.

O primeiro movimento é calculado, para complementar as ações de Caiado, que tem outro foco mais urgente e reluzente na agenda: a viabilização da candidatura a presidente da República.

Ainda mais agora, impulsionado pela fusão entre União Brasil e PP e a definição de seu nome como pré-candidato oficial do grupo.

O segundo movimento é previsto no manual da perspectiva de poder. Daniel reúne, além do cargo, outras forças de atração, como o partido e aliados no comando de prefeituras-chave, com colégios eleitorais poderosos: Anápolis e Aparecida de Goiânia.

O MDB é a casa dos ex-governadores Iris Rezende e de seu pai, Maguito Vilela. Ambos, referência para seu futuro. A filha de Iris, Ana Paula Rezende, é uma de suas interlocutoras hoje.

Daniel foi criado no ambiente das articulações e das campanhas. Está amadurecido, como enfatizou o secretário de Infraestrutura e ex-prefeito de Catalão, Adib Elias, em recente entrevista na Rádio Sucesso.

O posicionamento de Adib tem valor histórico. Ele tem lugar de destaque na construção do MDB. Enfrentou internamente, com maior ou menor intensidade, as autoridades de Iris, Maguito e do próprio Daniel.

Quando ele afirma que o vice está pronto para governar Goiás, mostra que está convencido de sua liderança e de que no momento o mais estratégico é o partido voltar ao Palácio das Esmeraldas.

Caiado chegou ao Senado e, depois, ao governo com suporte de Iris, de Adib – seu coordenador de campanha em 2018 – e de uma parcela considerável dos emedebistas.

O gesto de agora, abrindo espaço para a ascensão de Daniel, é fator pragmático para seu projeto nacional, mas também política de retribuição e construção de alianças que ligam passado e presente: adversários um dia, aliados em outro, olhando para o futuro.

O favoritismo de Daniel dá-se nos detalhes. Nas lições do tempo recente, que tem como marco principal a derrota para o PSDB de Marconi Perillo – que já se lançou novamente pré-candidato ao governo -, em 1998, e nos vislumbres do futuro.

Com movimentos sincronizados, Caiado e Daniel podem definir o ciclo político de Goiás que termina justamente com o atual governador e abre-se para lideranças ainda não estabelecidas e polarizações potenciais desconhecidas.

Ganhar ou perder em 2026 será mais do que ganhar ou perder uma eleição. O que estará em disputa não é o passado ou o presente apenas, mas o futuro. Quem, ou qual grupo, comandará a política goiana daí em diante.

Recentes
Michael: primeiro trailer da cinebiografia é divulgado
Michael: primeiro trailer da cinebiografia é divulgado
Entretenimento · 3h
Lula discute cooperação ambiental com Suriname e Papua Nova Guiné na COP30
Lula discute cooperação ambiental com Suriname e Papua Nova Guiné na COP30
Brasil · 8h
Lançamentos da semana: Football Manager 2026, Europa Universalis V e mais novidades nos games
Lançamentos da semana: Football Manager 2026, Europa Universalis V e mais novidades nos games
Cultura · 9h
Deputado chama exposição sobre religiões africanas de “adoração ao demônio”
Deputado chama exposição sobre religiões africanas de “adoração ao demônio”
Goiás · 11h
Mais do PortalGO
Foto: Reprodução
Ciro Gomes elogia Caiado e diz que governador está pronto para “qualquer desafio”
Encontro ocorreu em Brasília durante filiação de Roberto Cláudio ao União Brasil 06 nov 2025 · Goiás
Lula Marques/Agência Brasil
Senado aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
Super-ricos pagarão até 10% a mais em lucros e dividendos 06 nov 2025 · Brasil
Foto: Isabel Oliveira/SSP
Polícias prendem 32 pessoas em Goiás após foguetório ligado ao Comando Vermelho
Prisões ocorreram em Goiânia, Aparecida, Abadia de Goiás e Rio Verde 06 nov 2025 · Segurança
Reprodução
CEI da Limpa Gyn avalia possível devolução de valores à Prefeitura de Goiânia
Comissão investiga diferenças entre informações da Seinfra e do consórcio 06 nov 2025 · Política
PGO
Crime, comédia e thriller nos lançamentos da semana
Crítica de Kleber Mendonça Filho, comédia com Keanu Reeves de anjo e thriller com Chris Evans são os lançamentos nos cinemas esta semana. 06 nov 2025 · Entretenimento
Deputados votam propostas no Plenário – Agência Câmara de Notícias
Câmara acelera PL que dificulta aborto legal em crianças vítimas de estupro
Câmara aprovou regime de urgência para projeto que suspende resolução do Conanda sobre aborto em casos de estupro. 05 nov 2025 · Política
Foto: Gustavo Moreno/STF
STF levará debate sobre justiça climática para a COP30
Presidente do STF, Edson Fachin, anunciou que participará da COP30. Ele defenderá o papel do Judiciário na proteção de direitos ambientais. 05 nov 2025 · Meio Ambiente
Divulgação
Fiação sem espaçador causou morte de jovem em Goiânia
Polícia Civil de GO apontou falha na fiação como causa da morte de Nathaly. Delegado diz que faltava espaçador, instalado só após a tragédia. 05 nov 2025 · Goiás
Créditos: Rebeca Reis/CBF
Ferroviária e Palmeiras decidem a Copa do Brasil Feminina
Ferroviária vence Bahia e Palmeiras goleia São Paulo para decidir a Copa do Brasil Feminina. Final será no dia 19 de novembro 05 nov 2025 · Esportes
FIFA
Coreia do Norte vence Brasil e vai à final do Sub-17
Coreia do Norte venceu o Brasil por 2 a 0 e está na final do Mundial Sub-17. Yu Jong Hyang fez os dois gols da partida. Brasil joga pelo 3º. 05 nov 2025 · Esportes