Daniel Vilela, Ronaldo Caiado e o desafio de comandar o futuro de Goiás

Ronaldo Caiado presidente e Daniel Vilela trabalham afinados como pré-candidatos a presidente e a governador

Compartilhe

Daniel Vilela e Ronaldo Caiado: afinados. Foto: Secom Goiás

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), mantém a discrição no cargo mas age cada vez mais como titular do governo.

Ao mesmo tempo, é visto também cada vez mais como candidato natural e favorito à reeleição, embora só em abril do ano que vem vá assumir o lugar do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), como anunciado pelo próprio governador.

O primeiro movimento é calculado, para complementar as ações de Caiado, que tem outro foco mais urgente e reluzente na agenda: a viabilização da candidatura a presidente da República.

Ainda mais agora, impulsionado pela fusão entre União Brasil e PP e a definição de seu nome como pré-candidato oficial do grupo.

O segundo movimento é previsto no manual da perspectiva de poder. Daniel reúne, além do cargo, outras forças de atração, como o partido e aliados no comando de prefeituras-chave, com colégios eleitorais poderosos: Anápolis e Aparecida de Goiânia.

O MDB é a casa dos ex-governadores Iris Rezende e de seu pai, Maguito Vilela. Ambos, referência para seu futuro. A filha de Iris, Ana Paula Rezende, é uma de suas interlocutoras hoje.

Daniel foi criado no ambiente das articulações e das campanhas. Está amadurecido, como enfatizou o secretário de Infraestrutura e ex-prefeito de Catalão, Adib Elias, em recente entrevista na Rádio Sucesso.

O posicionamento de Adib tem valor histórico. Ele tem lugar de destaque na construção do MDB. Enfrentou internamente, com maior ou menor intensidade, as autoridades de Iris, Maguito e do próprio Daniel.

Quando ele afirma que o vice está pronto para governar Goiás, mostra que está convencido de sua liderança e de que no momento o mais estratégico é o partido voltar ao Palácio das Esmeraldas.

Caiado chegou ao Senado e, depois, ao governo com suporte de Iris, de Adib – seu coordenador de campanha em 2018 – e de uma parcela considerável dos emedebistas.

O gesto de agora, abrindo espaço para a ascensão de Daniel, é fator pragmático para seu projeto nacional, mas também política de retribuição e construção de alianças que ligam passado e presente: adversários um dia, aliados em outro, olhando para o futuro.

O favoritismo de Daniel dá-se nos detalhes. Nas lições do tempo recente, que tem como marco principal a derrota para o PSDB de Marconi Perillo – que já se lançou novamente pré-candidato ao governo -, em 1998, e nos vislumbres do futuro.

Com movimentos sincronizados, Caiado e Daniel podem definir o ciclo político de Goiás que termina justamente com o atual governador e abre-se para lideranças ainda não estabelecidas e polarizações potenciais desconhecidas.

Ganhar ou perder em 2026 será mais do que ganhar ou perder uma eleição. O que estará em disputa não é o passado ou o presente apenas, mas o futuro. Quem, ou qual grupo, comandará a política goiana daí em diante.

Recentes
Sebrae vai levar 50 empreendedores dos jogos para a Gamescom Latam
Sebrae vai levar 50 empreendedores dos jogos para a Gamescom Latam
Brasil · 51min
Brasil conquista 10 medalhas na etapa de Indianápolis do World Series
Brasil conquista 10 medalhas na etapa de Indianápolis do World Series
Brasil · 1h
Dom Orani participa do conclave e traz consigo “profecia” de religiosa
Dom Orani participa do conclave e traz consigo “profecia” de religiosa
Variedades · 2h
“Congonhas: Tragédia Anunciada” revisita a história do voo TAM 3054
“Congonhas: Tragédia Anunciada” revisita a história do voo TAM 3054
Brasil · 1d
Mais do PortalGO
Foto: Vatican News / Divulgação
Túmulo do papa foi feito com pedra da região de seus avós, na Itália
Ardósia de Lavagna vem da Ligúria, na Itália 26 abr 2025 · Variedades
Foto: Jessen Peixoto
Em Belém, presidente da Alego defendeu legislação unificada sobre crédito de carbono antes da COP 30
Bruno Peixoto propõe legislação unificada sobre crédito de carbono em reunião da Unale em Belém, visando fortalecimento da agenda ambiental para a COP 30. 26 abr 2025 · Meio Ambiente
Jandira Feghali, autora da proposta – Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Sancionada lei que agrava pena em crime de violência contra a mulher com uso de IA
Pena de seis meses a dois anos de prisão será aumentada da metade nesses casos 26 abr 2025 · Política
Foram selecionados 30 curtas e médias-metragens, além de 12 longas (Foto: Encontro das Água/Divulgação)
Fica 2025 divulga lista de filmes selecionados
Bruno Peixoto propõe maior integração dos legislativos estaduais em ações ambientais e destaca papel estratégico na agenda climática. 26 abr 2025 · Cultura
Foto: CFM
Nota do CFM surge após intimação de Bolsonaro em UTI
CFM reforça protocolos rigorosos para acesso a UTIs, após polêmica envolvendo intimação de Bolsonaro em hospital de Brasília. 26 abr 2025 · Brasil
Imagem: Reprodução / INSS
Fraude no INSS: saiba como identificar descontos de associações
Descubra como verificar se você foi vítima da fraude nos descontos do INSS e as medidas do governo para ressarcir os afetados. 26 abr 2025 · Política
Foto: Ricardo Stuckert/PR
No Vaticano, Lula diz que papa fez história ao combater desigualdades
Presidente acompanhou a Missa de Exéquias do Papa Francisco 26 abr 2025 · Variedades
Foto: Rodrigo Estrela
Gestão do prefeito Vilela inicia obra de recuperação de erosão no Jardim Miramar
Prefeitura de Aparecida inicia obras emergenciais para conter erosão na Rua 100; intervenção deve durar 90 dias. 26 abr 2025 · Cidades
CRÔNICA – A metáfora sem fim
É na metafísica que vivo mais. No espírito das coisas, na alma dos fatos e dos acontecimentos e das proezas do encontro com os outros. 26 abr 2025 · Colunas
Fotos: Beth Santos/Prefeitura do Rio
Rio e Niterói apresentam logomarca da candidatura ao Pan de 2031
Prefeitos defendem legado esportivo em lançamento da candidatura Rio-Niterói ao Pan-Americano 2031. 26 abr 2025 · Brasil