No início era o caos na gestão, em Goiânia. Foi assim que o prefeito Sandro Mabel (União Brasil) recebeu de seu antecessor a administração da capital goiana. Grandes dívidas, obras paradas e serviços comprometidos, com a cidade clamando por um bom gestor.
Apostando na coragem para tomar decisões difíceis, porém necessárias, planejamento e senso de urgência para reorganizar tudo e dar respostas efetivas à população, Mabel foi para as ruas. Começou então a implementar o que propôs em campanha – como a faixa livre – e o que a urgência pedia, como cortes de gastos e arrumação dos processos na Comurg.
Nesta quinta-feira, 10, a Prefeitura de Goiânia divulgou o “Relatório 100 Dias de Ação”, com as principais ações da atual gestão. O balanço destaca as conquistas em diversas áreas e o compromisso com a retomada da qualidade dos serviços públicos com avanços nas áreas de educação, saúde, mobilidade e infraestrutura.
O prefeito, em mensagem aos cidadãos, destacou o esforço da equipe e a importância de trabalhar com responsabilidade fiscal e foco na população. Segundo Mabel, os primeiros 100 dias foram marcados por muito trabalho e reconstrução.
Entre as principais ações, estão a criação de 8 mil vagas na Educação, ampliação de leitos de UTI, implantação de atendimento infantil 24 horas em toda a rede de urgência e emergência, 191 mil buracos tapados e o programa Brilha Goiânia.
A gestão também celebrou avanços na mobilidade, com a criação da terceira via nas avenidas Castelo Branco e Jamel Cecílio, liberação da direita livre e autorização para motociclistas circularem nas faixas exclusivas de ônibus.
O período marca ainda a nova sinalização em 108 bairros e o início do programa Nova Mobilidade, focado na integração entre trânsito e transporte coletivo. Na área social, o programa IPTU Social passou a beneficiar mais de 97 mil famílias em situação de vulnerabilidade com isenção total para imóveis de até R$ 173.847,30.
As ações de contenção de despesas permitiram uma economia de cerca de R$ 600 milhões, viabilizando a negociação de dívidas herdadas da gestão anterior e direcionamento de recursos para áreas prioritárias. Além disso, o relatório aponta conquistas na área social, com o acolhimento da população em situação de rua, retomada de projetos habitacionais e regularização fundiária.
“Nestes primeiros 100 dias, mostramos que é possível fazer mais com responsabilidade fiscal e foco no cidadão. Reorganizamos as finanças, priorizamos áreas essenciais e demos os primeiros passos rumo a uma Goiânia mais eficiente e humana. Temos muito ainda a fazer, mas já mostramos que é possível mudar a realidade com planejamento, coragem e trabalho sério”, concluiu Mabel.
Confira o relatório completo AQUI.
* Com Secom Goiânia