Pretos e pardos têm menos acesso à infraestrutura urbana que brancos

Novos dados do Censo revelam disparidades raciais no acesso à infraestrutura: negros e indígenas têm menos pavimentação e transporte

Compartilhe

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Pessoas pretas e pardas residem menos em endereços com características adequadas de infraestrutura urbana, quando comparadas à população branca. Esse retrato da desigualdade étnico-racial no Brasil faz parte de um suplemento do Censo 2022, divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios coletou dados como presença de pavimentação, calçadas, bueiros, iluminação pública, pontos de ônibus, rampa para cadeirantes, arborização e sinalização para bicicletas.

A diferença entre pretos, pardos e brancos pode ser percebida, por exemplo, na parcela dessas populações que moram em ruas pavimentadas.

Entre os brancos, 91,3% residem em vias pavimentadas. Entre os pretos, são 87%; entre os pardos, 86%.

Mobilidade

Caminhar perto de casa também é mais fácil ou mais difícil dependendo da cor da pessoa. Na população branca, 88,2% moram em rua com calçada. Entre os pretos, 79,2%; entre os pardos, 81%.

Mesmo quando há calçada, existem diferenças. Isso porque 63,7% da população branca vive em ruas que têm obstáculos, como buracos, desníveis, entradas para estacionamento irregulares ou trechos quebrados. Entre os pardos, a marca sobe para 67%, superando também a proporção entre os pretos (65,2%).

Outra característica que apresenta a vantagem da população branca é a existência de ponto de ônibus ou van na rua de casa. Entre os pardos, a proporção dos que vivem nessa condição e 7,1%. Entre os pretos, 8,2%. Já entre os brancos, 10,6% ─ acima da média nacional (8,8%).

A presença de sinalização para bicicletas, sejam ciclovias, ciclofaixas, placas ou pinturas no chão, é mais uma característica que está mais presente no cotidiano de pessoas brancas, apesar de ser baixa em todo o país (1,9%). Entre a população branca, 2,5% vivem em locais com essa solução de mobilidade. Para pretos e pardos, a proporção é 1,4%.

Em todo o país, 15,2% da população mora em ruas com rampa para cadeirantes. Mais uma vez, a população branca (19,2%) tem proporção acima da média nacional e das de pretos (11,1%) e pardos (11,9%).

De acordo com o gerente de pesquisas e classificações territoriais do IBGE, Jaison Cervi, os piores índices apresentados por pretos e pardos estão relacionados aos indicadores socioeconômicos desses grupos e ao fato de serem maioria dos habitantes de favelas e comunidades urbanas.

Em novembro de 2024, o IBGE revelou que pretos e pardos são 72,9% dos moradores de comunidades.

“Essas variáveis podem explicar porque pardos e pretos não têm a mesma oferta de equipamentos urbanos das demais categorias de cor e raça”, explicou à Agência Brasil.

Quando a análise é a presença de bueiros nas ruas, a parcela dos brancos é de 60,8%, novamente superando pretos (50,7%) e pardos (47,1%). Na média da população brasileira como um todo, o indicador é de 53,7%.

Indígenas

O IBGE identificou também que a população considerada indígena apresentou menos acesso aos itens de infraestrutura urbana em praticamente todos os itens analisados, quando comparada aos não indígenas.

Em relação à pavimentação de calçada, por exemplo, a proporção entre indígenas é 75,3%, abaixo da média nacional (88,6%).

O analista do IBGE Maikon Roberth de Novaes pondera que é necessário levar em consideração as características sócio-organizacional das populações indígenas.

“Talvez não faça muito sentido haver ponto de ônibus ou calçada nas terras indígenas ou em áreas onde residiam moradores que se declaravam indígenas”, explica.

Busca de informações

Cerca de 30 mil agentes coletaram características dos trechos das vias onde moram as pessoas, delimitação que o IBGE chama de face de quadra. De forma simplificada, cada face pode ser entendida como um “pedaço” da quadra onde fica o domicílio, por exemplo, de uma esquina a outra.

Os agentes censitários verificaram informações de 11,4 milhões de faces de quadra, que abrangem 63,1 milhões de domicílios – 69,56% do total do país. Ao todo, esse universo representa 174,2 milhões de moradores – 85,75% da população brasileira (202,1 milhões de pessoas).

Recentes
Ancelotti quer ficar na seleção: “Gosto muito do trabalho”
Ancelotti quer ficar na seleção: “Gosto muito do trabalho”
Esportes · 3h
Programa Hackers do Bem oferece 25 mil vagas gratuitas
Programa Hackers do Bem oferece 25 mil vagas gratuitas
Sem categoria · 5h
Fogo atinge garagem de cantores sertanejos em Goiânia
Fogo atinge garagem de cantores sertanejos em Goiânia
Goiás · 7h
Detran-GO leiloa 2.871 veículos a partir de 27 de fevereiro
Detran-GO leiloa 2.871 veículos a partir de 27 de fevereiro
Goiás · 8h
Mais do PortalGO
Fotos: Reprodução
Vídeo confirma emboscada e premeditação em assassinato de corretora em Caldas Novas
Ele estava com luvas nas duas mãos e com a caminhonete aberta, indicando premeditação”, afirmou o delegado João Paulo Mendes 19 fev 2026 · Segurança
Foto: Titanic Belfast / Flickr
Caso Epstein: Ex-príncipe Andrew é preso no Reino Unido por suspeita de má conduta
A prisão ocorre no dia em que Andrew completa 66 anos, após buscas em propriedades em Norfolk e Berkshire 19 fev 2026 · Mundo
Foto: Reprodução
Justiça determina transferência imediata de bebê de 6 meses para UTI em Goiânia
Multa por descumprimento da ordem judicial pode chegar a R$ 50 mil em caso de omissão 19 fev 2026 · Justiça
Foto: Renato Conde
Temporal em Goiás: frente fria traz risco de granizo e ventania
Alerta meteorológico: Goiás tem previsão de tempestades com ventos fortes e granizo. Temperaturas máximas devem recuar. 19 fev 2026 · Goiás
Foto: Alego
Caiado anuncia pacotes e extingue taxa do agro
Caiado anuncia anistia a produtores e extinção de fundo. Balanço: dívida a 62%, PIB a R$ 409 bi. Pede continuidade. 18 fev 2026 · Goiás
Estreias do cinema: Perda, reinvenção e laços rompidos
Suspense na neve, divórcio com bom humor e drama familiar: as estreias da semana prometem emoções fortes. Confira as sinopses. 18 fev 2026 · Cultura
Foto: CNBB
Campanha da Fraternidade 2026 debate moradia digna
CF 2026 debate moradia digna. Papa Leão XIV envia mensagem. Em Aparecida, instalação de “Cristo Sem Teto” marca programação. 18 fev 2026 · Religião
Lula chega à Índia para cúpula de IA e reuniões bilaterais
Lula chega a Délhi para cúpula sobre IA e reuniões bilaterais. Países devem firmar acordos em minerais, parcerias digital e ampliar vistos. 18 fev 2026 · Mundo
CNU 2025: FGV libera resultados individuais nesta quarta (18)
CNU 2025 entra em fase decisiva: a partir das 16h de hoje (18), FGV libera resultados individuais. Lista de classificação sai sexta (20). 18 fev 2026 · Economia
“Do tamanho da minha cabeça”: goiaba de 1.4 kg surpreende
Goiaba de 1,4 kg é colhida em Vianópolis e vira sensação. Pé surgiu há cinco anos em fenda no chão cimentado e já rendeu mais de 100 mudas 18 fev 2026 · Meio Ambiente