Pretos e pardos têm menos acesso à infraestrutura urbana que brancos

Novos dados do Censo revelam disparidades raciais no acesso à infraestrutura: negros e indígenas têm menos pavimentação e transporte

Compartilhe

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Pessoas pretas e pardas residem menos em endereços com características adequadas de infraestrutura urbana, quando comparadas à população branca. Esse retrato da desigualdade étnico-racial no Brasil faz parte de um suplemento do Censo 2022, divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios coletou dados como presença de pavimentação, calçadas, bueiros, iluminação pública, pontos de ônibus, rampa para cadeirantes, arborização e sinalização para bicicletas.

A diferença entre pretos, pardos e brancos pode ser percebida, por exemplo, na parcela dessas populações que moram em ruas pavimentadas.

Entre os brancos, 91,3% residem em vias pavimentadas. Entre os pretos, são 87%; entre os pardos, 86%.

Mobilidade

Caminhar perto de casa também é mais fácil ou mais difícil dependendo da cor da pessoa. Na população branca, 88,2% moram em rua com calçada. Entre os pretos, 79,2%; entre os pardos, 81%.

Mesmo quando há calçada, existem diferenças. Isso porque 63,7% da população branca vive em ruas que têm obstáculos, como buracos, desníveis, entradas para estacionamento irregulares ou trechos quebrados. Entre os pardos, a marca sobe para 67%, superando também a proporção entre os pretos (65,2%).

Outra característica que apresenta a vantagem da população branca é a existência de ponto de ônibus ou van na rua de casa. Entre os pardos, a proporção dos que vivem nessa condição e 7,1%. Entre os pretos, 8,2%. Já entre os brancos, 10,6% ─ acima da média nacional (8,8%).

A presença de sinalização para bicicletas, sejam ciclovias, ciclofaixas, placas ou pinturas no chão, é mais uma característica que está mais presente no cotidiano de pessoas brancas, apesar de ser baixa em todo o país (1,9%). Entre a população branca, 2,5% vivem em locais com essa solução de mobilidade. Para pretos e pardos, a proporção é 1,4%.

Em todo o país, 15,2% da população mora em ruas com rampa para cadeirantes. Mais uma vez, a população branca (19,2%) tem proporção acima da média nacional e das de pretos (11,1%) e pardos (11,9%).

De acordo com o gerente de pesquisas e classificações territoriais do IBGE, Jaison Cervi, os piores índices apresentados por pretos e pardos estão relacionados aos indicadores socioeconômicos desses grupos e ao fato de serem maioria dos habitantes de favelas e comunidades urbanas.

Em novembro de 2024, o IBGE revelou que pretos e pardos são 72,9% dos moradores de comunidades.

“Essas variáveis podem explicar porque pardos e pretos não têm a mesma oferta de equipamentos urbanos das demais categorias de cor e raça”, explicou à Agência Brasil.

Quando a análise é a presença de bueiros nas ruas, a parcela dos brancos é de 60,8%, novamente superando pretos (50,7%) e pardos (47,1%). Na média da população brasileira como um todo, o indicador é de 53,7%.

Indígenas

O IBGE identificou também que a população considerada indígena apresentou menos acesso aos itens de infraestrutura urbana em praticamente todos os itens analisados, quando comparada aos não indígenas.

Em relação à pavimentação de calçada, por exemplo, a proporção entre indígenas é 75,3%, abaixo da média nacional (88,6%).

O analista do IBGE Maikon Roberth de Novaes pondera que é necessário levar em consideração as características sócio-organizacional das populações indígenas.

“Talvez não faça muito sentido haver ponto de ônibus ou calçada nas terras indígenas ou em áreas onde residiam moradores que se declaravam indígenas”, explica.

Busca de informações

Cerca de 30 mil agentes coletaram características dos trechos das vias onde moram as pessoas, delimitação que o IBGE chama de face de quadra. De forma simplificada, cada face pode ser entendida como um “pedaço” da quadra onde fica o domicílio, por exemplo, de uma esquina a outra.

Os agentes censitários verificaram informações de 11,4 milhões de faces de quadra, que abrangem 63,1 milhões de domicílios – 69,56% do total do país. Ao todo, esse universo representa 174,2 milhões de moradores – 85,75% da população brasileira (202,1 milhões de pessoas).

Recentes
Agenda Esportiva: Tudo Sobre o Fim de Semana
Agenda Esportiva: Tudo Sobre o Fim de Semana
Esportes · 10h
Maria Rita, 84, compra triciclo e vira sensação nas redes sociais
Maria Rita, 84, compra triciclo e vira sensação nas redes sociais
Goiás · 14h
Detran-GO questiona uso de giroflex em carros da Alego
Detran-GO questiona uso de giroflex em carros da Alego
Goiás · 15h
Goiás em alerta: risco de chuva Forte, granizo e ventos nesta sexta
Goiás em alerta: risco de chuva Forte, granizo e ventos nesta sexta
Goiás · 16h
Mais do PortalGO
Foto: Goiás Turismo
Agenda Cultural: O que fazer em Goiânia e Aparecida neste fim de semana (6 a 8 de fevereiro)
Shopping centers em Goiânia e Aparecida apostam em pré-Carnaval para crianças e animais 06 fev 2026 · Cultura
Fotos: Alexandre Parrode
Caiado encerra agenda nos EUA com negociações sobre IA, data centers e terras raras
A infraestrutura do Ceia-UFG, equipada com tecnologia Nvidia, é o principal ativo para atrair data centers internacionais 06 fev 2026 · Goiás
Foto: Instagram
Caso de influenciadora alerta para linfoma ligado a silicone
Influenciadora Evelin Camargo foi diagnosticada com linfoma associado a implante mamário (BIA-ALCL). Caso alerta para sinais como o inchaço. 06 fev 2026 · Saúde
Balões explodem em elevador na Índia e fere duas pessoas
Caso inusitado na Índia: balões de aniversário explodiram em um elevador, causando queimaduras em uma estudante e um entregador. 05 fev 2026 · Mundo
CBF aprova playoffs na Série B para definir dois acessos à Série A
CBF aprovou a inclusão de playoffs na Série B de 2026. Times entre 3º e 6º lugar disputarão mata-mata por duas vagas na Série A. 05 fev 2026 · Esportes
Foto: PCDF
Operação Lex Data: adolescente fraudou sistemas do CNJ, diz polícia
Adolescente de 15 anos usou credenciais ilícitas para adulterar mandados de prisão em sistemas nacionais, incluindo contra autoridades. 05 fev 2026 · Justiça
Sertanejo Rangel Cigano escapa de incêndio em avião em MG
Rangel Cigano escapou ileso de acidente aéreo em Minas Gerais. Aviao ultraleve teve pane, fez pouso forçado em pasto e pegou fogo. 05 fev 2026 · Brasil
Imagens: Instagram
Cena inusitada: Ferrari e cavalos juntos em bar de Goiânia
Morador flagrou uma cena curiosa em Goiânia: uma Ferrari ao lado de cavalos em frente a um bar. Registro gerou brincadeiras nas redes sociais. 05 fev 2026 · Goiás
Unsplash
Do amadurecimento à identidade: 3 romances de formação fundamentais
Hermann Hesse conecta o clássico alemão ao fenômeno global do K-Pop contemporâneo 05 fev 2026 · Cultura
Reprodução redes sociais
Morre Ricardo Schnetzer, voz de astros como Tom Cruise e Al Pacino, aos 72 anos
O dublador enfrentava complicações decorrentes da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) 05 fev 2026 · Cultura