Pretos e pardos têm menos acesso à infraestrutura urbana que brancos

Novos dados do Censo revelam disparidades raciais no acesso à infraestrutura: negros e indígenas têm menos pavimentação e transporte

Compartilhe

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Pessoas pretas e pardas residem menos em endereços com características adequadas de infraestrutura urbana, quando comparadas à população branca. Esse retrato da desigualdade étnico-racial no Brasil faz parte de um suplemento do Censo 2022, divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios coletou dados como presença de pavimentação, calçadas, bueiros, iluminação pública, pontos de ônibus, rampa para cadeirantes, arborização e sinalização para bicicletas.

A diferença entre pretos, pardos e brancos pode ser percebida, por exemplo, na parcela dessas populações que moram em ruas pavimentadas.

Entre os brancos, 91,3% residem em vias pavimentadas. Entre os pretos, são 87%; entre os pardos, 86%.

Mobilidade

Caminhar perto de casa também é mais fácil ou mais difícil dependendo da cor da pessoa. Na população branca, 88,2% moram em rua com calçada. Entre os pretos, 79,2%; entre os pardos, 81%.

Mesmo quando há calçada, existem diferenças. Isso porque 63,7% da população branca vive em ruas que têm obstáculos, como buracos, desníveis, entradas para estacionamento irregulares ou trechos quebrados. Entre os pardos, a marca sobe para 67%, superando também a proporção entre os pretos (65,2%).

Outra característica que apresenta a vantagem da população branca é a existência de ponto de ônibus ou van na rua de casa. Entre os pardos, a proporção dos que vivem nessa condição e 7,1%. Entre os pretos, 8,2%. Já entre os brancos, 10,6% ─ acima da média nacional (8,8%).

A presença de sinalização para bicicletas, sejam ciclovias, ciclofaixas, placas ou pinturas no chão, é mais uma característica que está mais presente no cotidiano de pessoas brancas, apesar de ser baixa em todo o país (1,9%). Entre a população branca, 2,5% vivem em locais com essa solução de mobilidade. Para pretos e pardos, a proporção é 1,4%.

Em todo o país, 15,2% da população mora em ruas com rampa para cadeirantes. Mais uma vez, a população branca (19,2%) tem proporção acima da média nacional e das de pretos (11,1%) e pardos (11,9%).

De acordo com o gerente de pesquisas e classificações territoriais do IBGE, Jaison Cervi, os piores índices apresentados por pretos e pardos estão relacionados aos indicadores socioeconômicos desses grupos e ao fato de serem maioria dos habitantes de favelas e comunidades urbanas.

Em novembro de 2024, o IBGE revelou que pretos e pardos são 72,9% dos moradores de comunidades.

“Essas variáveis podem explicar porque pardos e pretos não têm a mesma oferta de equipamentos urbanos das demais categorias de cor e raça”, explicou à Agência Brasil.

Quando a análise é a presença de bueiros nas ruas, a parcela dos brancos é de 60,8%, novamente superando pretos (50,7%) e pardos (47,1%). Na média da população brasileira como um todo, o indicador é de 53,7%.

Indígenas

O IBGE identificou também que a população considerada indígena apresentou menos acesso aos itens de infraestrutura urbana em praticamente todos os itens analisados, quando comparada aos não indígenas.

Em relação à pavimentação de calçada, por exemplo, a proporção entre indígenas é 75,3%, abaixo da média nacional (88,6%).

O analista do IBGE Maikon Roberth de Novaes pondera que é necessário levar em consideração as características sócio-organizacional das populações indígenas.

“Talvez não faça muito sentido haver ponto de ônibus ou calçada nas terras indígenas ou em áreas onde residiam moradores que se declaravam indígenas”, explica.

Busca de informações

Cerca de 30 mil agentes coletaram características dos trechos das vias onde moram as pessoas, delimitação que o IBGE chama de face de quadra. De forma simplificada, cada face pode ser entendida como um “pedaço” da quadra onde fica o domicílio, por exemplo, de uma esquina a outra.

Os agentes censitários verificaram informações de 11,4 milhões de faces de quadra, que abrangem 63,1 milhões de domicílios – 69,56% do total do país. Ao todo, esse universo representa 174,2 milhões de moradores – 85,75% da população brasileira (202,1 milhões de pessoas).

Recentes
Guia esportivo da semana: Inicio do Brasileirão, vôlei e mais
Guia esportivo da semana: Inicio do Brasileirão, vôlei e mais
Variedades · 6h
Adriana Accorsi celebra 26 anos como delegada
Adriana Accorsi celebra 26 anos como delegada
Goiás · 9h
Impacto de um raio no corpo humano pode ser fatal
Impacto de um raio no corpo humano pode ser fatal
Saúde · 10h
Saneago avisa sobre possível falta de água em Goiânia
Saneago avisa sobre possível falta de água em Goiânia
Goiás · 11h
Mais do PortalGO
Foto: Wildes Barbosa
Cimehgo alerta para temporal em 143 cidades de GO
Alerta de tempestade para 143 cidades de Goiás. Cimehgo prevê rajadas de vento, descargas elétricas e chuva forte. 26 jan 2026 · Goiás
Divulgação / Bandai Namco Studios Inc.
Lançamentos: Code Vein II e novos games de terror encerram janeiro com ação
O grande destaque é o retorno do universo “souls-like” estilizado da Bandai Namco. 26 jan 2026 · Cultura
Fotos: Adalberto Ruchelle, Hegon Correia e Remisson Sales
Lyceu de Goiânia reabre como escola bilíngue após reestruturação no Centro
Reforma preservou arquitetura art déco e modernizou estrutura interna 26 jan 2026 · Educação
Fotos: Reprodução
Empresário é suspeito de sufocar namorada em elevador de Goiânia
Empresário moveu ação por calúnia contra a ex-namorada antes da divulgação das imagens de segurança 26 jan 2026 · Segurança
Masayoshi Sukita/ Reprodução
A origem de “Heroes”, canção que marcou o adeus de Stranger Things
O clássico de 1977 marcou o final do último episódio da série da Netflix 25 jan 2026 · Cultura
Elson Oliveira
Elson Oliveira, pai do Vassil Oliveira. Foto: arquivo de família
Estamos juntos, pai
Entre lembranças, fé e afeto, um filho transforma a memória do pai em narrativa sobre amor, identidade e eternidade. 25 jan 2026 · Colunas
Foto: Divulgação / Raimi Productions 20th Century Studios
10 filmes de Terror para ficar de olho em 2026
Entre monstros icônicos, sobrevivência, terror psicológico e gore, 2026 confirma que o medo nunca esteve tão em alta 24 jan 2026 · Cultura
Marcus Phelipe de Souza Almeida – Foto: Reprodução
Justiça torna réu sargento da PM por morte de mecânico durante blitz em Goiânia
Caso havia sido arquivado e foi reaberto após recurso dos familiares 24 jan 2026 · Goiás
Foto: Fellipe Sampaio/STF
Moraes veta acampamentos na Papuda e prevê prisão para manifestantes
Medida autoriza prisão em flagrante em caso de descumprimento à ordem judicial 24 jan 2026 · Justiça
Guia do Futebol Americano: entenda o esporte da NFL
A NFL cresce no Brasil. Este guia explica as regras básicas do futebol americano: pontuação, posições, campo e como funciona o jogo. 24 jan 2026 · Esportes