A ‘certidão de nascimento’ do Congresso em Brasília

Reviva o marco da inauguração de Brasília e a histórica sessão que instalou o Congresso Nacional em 1960, selando o futuro da capital brasileira.

Compartilhe

Foto: Arquivo Público do DF

Brasília completa 65 anos nesta segunda-feira, 21 de abril. Aquele dia em 1960 marcou não apenas a inauguração da nova capital. A data também selou a transferência do Poder Legislativo do Rio de Janeiro para o Planalto Central.

Pela Constituição da época, o vice-presidente da República, João Goulart, acumulava o cargo de presidente do Senado. Numa quinta-feira, às 11h30 da manhã, Jango abriu as portas do recém construído Palácio do Congresso Nacional para receber autoridades do Brasil e do exterior.

Em um discurso marcado pelas palavras “justiça” e “apreço”, ele enalteceu o papel de todos que contribuíram para a conclusão de uma “obra tão complexa e monumental”. Diante do presidente Juscelino Kubitscheck, destacou que Brasília era “símbolo da pertinácia [perseverança], do devotamento e da capacidade de ação do trabalhador brasileiro”.

Além de Jango, apenas dois parlamentares discursaram na sessão inaugural: o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli (SP), e o vice-presidente do Senado, Filinto Müller (MT).

Mazzili destacou que, na “épica arrancada para fincar uma cidade na selva”, muitos demonstraram “alguma dúvida sobre o acerto ou a possibilidade da empreitada”. Apesar disso, ele disse, a Nova Capital foi erguida como “o primeiro passo para a fraternal partilha dos bens econômicos, sociais e culturais”.

— Não existem soluções prontas para problema algum. E a inauguração de Brasília é apenas a entrega de um instrumento de ação aos homens que daqui deverão governar o país. Fizeram a sua parte os construtores e os pioneiros. Deram-nos um ambiente de beleza e serenidade, aliando ao funcional o espiritual — afirmou o deputado.

Por sua vez, o senador Filinto Müller lembrou que, “para a concretização do sonho mais que secular dos nossos estadistas”, nunca faltaram “a compreensão e a colaboração do Congresso Nacional”.

— Todo o Brasil compreendeu o significado de Brasília. Todo o Brasil lutou por ela. Todo o Brasil pôs naquele sonho as suas esperanças — disse.

Você vai ouvir agora os principais trechos do pronunciamento de João Goulart na sessão de instalação do Congresso Nacional em Brasília. Um discurso que pode ser considerado como a “certidão de nascimento” do Poder Legislativo na nova capital. Os áudios foram extraídos do portal “Arquivo Sonoro”, mantido pela Câmara dos Deputados.

Aqui, uma observação importante: quando se compara a gravação original com as notas taquigráficas da sessão, observa-se que um pequeno fragmento do discurso não foi capturado em áudio. É justamente quando João Goulart anuncia a presença de Juscelino Kubitscheck nas instalações do Congresso Nacional. Para assegurar a completa compreensão do conteúdo, esse “trecho perdido” de seis segundos foi gerado por inteligência artificial.

Arquitetura

Um dos prédios mais icônicos de Brasília, o Palácio do Congresso Nacional foi projetado por Oscar Niemeyer com a intenção de unir Senado e Câmara, ocupando um dos vértices do triângulo que delimita a Praça dos Três Poderes — local que abriga também, nos vértices da base, o Palácio do Planalto, sede do Executivo, e o Supremo Tribunal Federal, instância máxima do Poder Judiciário.

Niemeyer definiu assim a arquitetura do Palácio do Congresso:

“Arquitetura não constitui uma simples questão de engenharia, mas uma manifestação do espírito, da imaginação e da poesia (…). No Palácio do Congresso, por exemplo, a composição se formulou em função desse critério, das conveniências da arquitetura e do urbanismo, dos volumes, dos espaços livres, da oportunidade visual e das perspectivas e, especialmente, da intenção de lhe dar o caráter de monumentalidade, com a simplificação de seus elementos e a adoção de formas puras e geométricas. Daí decorreu todo o projeto do Palácio e o aproveitamento da conformação local, de maneira a criar no nível das avenidas que o ladeiam uma monumental esplanada e sobre ela fixar as cúpulas que deviam hierarquicamente caracterizá-lo.”

O consultor legislativo Marcos Magalhães afirma que, diferentemente do Rio de Janeiro, onde Câmara e Senado funcionavam em locais distintos, a arquitetura do prédio do Congresso em Brasília criou um novo padrão de relacionamento entre as duas Casas Legislativas, justamente pela proximidade entre elas.

A construção da nova capital, lembra Magalhães, foi uma decisão do presidente Juscelino Kubitschek, mas coube ao Congresso, ainda no Rio de Janeiro, autorizar e acompanhar as obras para viabilizar o nascimento de Brasília.

Assista abaixo a trechos do vídeo Arquivo S – O Congresso Nacional na Construção de Brasília, da Agência Senado.

Saiba mais:


Reportagem: Dante Accioly
Edição: Maurício Müller
Edição de fotos e multimídia: Bernardo Ururahy
Design e videografismo: Aguinaldo Abreu
Design web story: Mateus Mativi
Voz de João Goulart recriada por inteligência artificial: Fernando Ribeiro
Foto de capa: Arquivo Público do DF

*Com Agência Senado

Recentes
De romance trágico a documentário: as estreias da semana
De romance trágico a documentário: as estreias da semana
Cultura · 8h
Operação da PF mira rede internacional de estupros
Operação da PF mira rede internacional de estupros
Justiça · 10h
Pescador flagra onça-pintada atravessando Rio Araguaia
Pescador flagra onça-pintada atravessando Rio Araguaia
Meio Ambiente · 11h
Maria Elis, 3 anos: morte por suspeita de meningite comove Goiás
Maria Elis, 3 anos: morte por suspeita de meningite comove Goiás
Goiás · 13h
Mais do PortalGO
Fotos: Reprodução redes sociais
Gracyanne inicia remoção de tatuagem com nome de Belo 2 anos após fim do casamento
Gracyanne assumiu recentemente um novo relacionamento com o empresário Gabriel Cardoso. 11 fev 2026 · Entretenimento
Foto: Unsplash
Reprodução redes sociais
Confirmado: Shakira será a atração do show gratuito em Copacabana
Shakira sucede Madonna e Lady Gaga no projeto ‘Todo Mundo no Rio’ em 2026. 11 fev 2026 · Entretenimento
Divulgação/CBMGO
Trabalhador morre durante limpeza de betoneira industrial em Águas Lindas
Colegas de trabalho tentaram cortar a estrutura metálica para salvar a vítima antes da chegada dos bombeiros 11 fev 2026 · Goiás
Foto: Reprodução
Orelha: MPSC apura conduta de delegado-geral e avalia abrir inquérito
Ministério Público de Santa Catarina aponta lacunas e pede novas diligências, incluindo eventual exumação. 11 fev 2026 · Segurança
Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Rio Verde
Justiça suspende concurso público de Rio Verde
Concurso público da Câmara de Rio Verde é suspenso. Justiça determinou bloqueio de valores e devolução das taxas aos inscritos. 11 fev 2026 · Economia
Quartas do Goianão começam amanhã; Veja os confrontos 
Goianão entra na fase decisiva. Quartas de final tem jogos de ida amanhã. Confira os confrontos, horários e onde assistir a todos os jogos. 10 fev 2026 · Esportes
Dinheiro esquecido: R$ 10,27 bi faltam ser resgatados
Banco Central tem R$ 10,27 bilhões em valores esquecidos. Consulte no site oficial e saiba como resgatar. Não há prazo para solicitação. 10 fev 2026 · Brasil
Foto: Divulgação/ Memórias Cristalizadas
Exposição em QR Code ocupa ruas de Goiânia com videoarte
Arte acessível: projeto espalha QR codes por Goiânia. Ao escanear, o público acessa videoartes sobre memória e Cerrado. 10 fev 2026 · Cultura
Reprodução redes sociais
“Já me tratam como culpada”, diz argentina acusada de racismo
Ré por injúria, Agostina Páez diz que gestos em bar não foram racistas e que sofre condenação pública. Ela cumpre prisão domiciliar no Rio. 10 fev 2026 · Justiça