A ‘certidão de nascimento’ do Congresso em Brasília

Reviva o marco da inauguração de Brasília e a histórica sessão que instalou o Congresso Nacional em 1960, selando o futuro da capital brasileira.

Compartilhe

Foto: Arquivo Público do DF

Brasília completa 65 anos nesta segunda-feira, 21 de abril. Aquele dia em 1960 marcou não apenas a inauguração da nova capital. A data também selou a transferência do Poder Legislativo do Rio de Janeiro para o Planalto Central.

Pela Constituição da época, o vice-presidente da República, João Goulart, acumulava o cargo de presidente do Senado. Numa quinta-feira, às 11h30 da manhã, Jango abriu as portas do recém construído Palácio do Congresso Nacional para receber autoridades do Brasil e do exterior.

Em um discurso marcado pelas palavras “justiça” e “apreço”, ele enalteceu o papel de todos que contribuíram para a conclusão de uma “obra tão complexa e monumental”. Diante do presidente Juscelino Kubitscheck, destacou que Brasília era “símbolo da pertinácia [perseverança], do devotamento e da capacidade de ação do trabalhador brasileiro”.

Além de Jango, apenas dois parlamentares discursaram na sessão inaugural: o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli (SP), e o vice-presidente do Senado, Filinto Müller (MT).

Mazzili destacou que, na “épica arrancada para fincar uma cidade na selva”, muitos demonstraram “alguma dúvida sobre o acerto ou a possibilidade da empreitada”. Apesar disso, ele disse, a Nova Capital foi erguida como “o primeiro passo para a fraternal partilha dos bens econômicos, sociais e culturais”.

— Não existem soluções prontas para problema algum. E a inauguração de Brasília é apenas a entrega de um instrumento de ação aos homens que daqui deverão governar o país. Fizeram a sua parte os construtores e os pioneiros. Deram-nos um ambiente de beleza e serenidade, aliando ao funcional o espiritual — afirmou o deputado.

Por sua vez, o senador Filinto Müller lembrou que, “para a concretização do sonho mais que secular dos nossos estadistas”, nunca faltaram “a compreensão e a colaboração do Congresso Nacional”.

— Todo o Brasil compreendeu o significado de Brasília. Todo o Brasil lutou por ela. Todo o Brasil pôs naquele sonho as suas esperanças — disse.

Você vai ouvir agora os principais trechos do pronunciamento de João Goulart na sessão de instalação do Congresso Nacional em Brasília. Um discurso que pode ser considerado como a “certidão de nascimento” do Poder Legislativo na nova capital. Os áudios foram extraídos do portal “Arquivo Sonoro”, mantido pela Câmara dos Deputados.

Aqui, uma observação importante: quando se compara a gravação original com as notas taquigráficas da sessão, observa-se que um pequeno fragmento do discurso não foi capturado em áudio. É justamente quando João Goulart anuncia a presença de Juscelino Kubitscheck nas instalações do Congresso Nacional. Para assegurar a completa compreensão do conteúdo, esse “trecho perdido” de seis segundos foi gerado por inteligência artificial.

Arquitetura

Um dos prédios mais icônicos de Brasília, o Palácio do Congresso Nacional foi projetado por Oscar Niemeyer com a intenção de unir Senado e Câmara, ocupando um dos vértices do triângulo que delimita a Praça dos Três Poderes — local que abriga também, nos vértices da base, o Palácio do Planalto, sede do Executivo, e o Supremo Tribunal Federal, instância máxima do Poder Judiciário.

Niemeyer definiu assim a arquitetura do Palácio do Congresso:

“Arquitetura não constitui uma simples questão de engenharia, mas uma manifestação do espírito, da imaginação e da poesia (…). No Palácio do Congresso, por exemplo, a composição se formulou em função desse critério, das conveniências da arquitetura e do urbanismo, dos volumes, dos espaços livres, da oportunidade visual e das perspectivas e, especialmente, da intenção de lhe dar o caráter de monumentalidade, com a simplificação de seus elementos e a adoção de formas puras e geométricas. Daí decorreu todo o projeto do Palácio e o aproveitamento da conformação local, de maneira a criar no nível das avenidas que o ladeiam uma monumental esplanada e sobre ela fixar as cúpulas que deviam hierarquicamente caracterizá-lo.”

O consultor legislativo Marcos Magalhães afirma que, diferentemente do Rio de Janeiro, onde Câmara e Senado funcionavam em locais distintos, a arquitetura do prédio do Congresso em Brasília criou um novo padrão de relacionamento entre as duas Casas Legislativas, justamente pela proximidade entre elas.

A construção da nova capital, lembra Magalhães, foi uma decisão do presidente Juscelino Kubitschek, mas coube ao Congresso, ainda no Rio de Janeiro, autorizar e acompanhar as obras para viabilizar o nascimento de Brasília.

Assista abaixo a trechos do vídeo Arquivo S – O Congresso Nacional na Construção de Brasília, da Agência Senado.

Saiba mais:


Reportagem: Dante Accioly
Edição: Maurício Müller
Edição de fotos e multimídia: Bernardo Ururahy
Design e videografismo: Aguinaldo Abreu
Design web story: Mateus Mativi
Voz de João Goulart recriada por inteligência artificial: Fernando Ribeiro
Foto de capa: Arquivo Público do DF

*Com Agência Senado

Recentes
Natal Aparecida leva shows musicais e sorteio de brindes ao Aeroporto Sul
Natal Aparecida leva shows musicais e sorteio de brindes ao Aeroporto Sul
Cultura · 12h
Jornal Nacional erra sigla em mapa e troca Paraná por Pará
Jornal Nacional erra sigla em mapa e troca Paraná por Pará
Entretenimento · 1d
GCM prende homem com R$ 6 mil em mercadorias furtadas na região da 44
GCM prende homem com R$ 6 mil em mercadorias furtadas na região da 44
Segurança · 1d
Plano de arborização prevê plantio de 6 mil árvores em Goiânia até abril de 2026
Plano de arborização prevê plantio de 6 mil árvores em Goiânia até abril de 2026
Meio Ambiente · 1d
Mais do PortalGO
Estudo: bronzeamento artificial pode provocar melanomas
Pesquisa combina dados epidemiológicos e genéticos para mostrar como a radiação UV artificial eleva mutações cancerígenas. 27 dez 2025 · Saúde
Como o calor extremo coloca a vida em risco
Entenda como umidade, vento e sensação térmica sobrecarregam o corpo e quais os grupos mais vulneráveis a esse superaquecimento. 26 dez 2025 · Saúde
The Cure anuncia morte do guitarrista Perry Bamonte
Morre Perry Bamonte, músico vital e criativo do The Cure. Integrante por 15 anos, ele tocava guitarra, teclados e baixo de seis cordas. 26 dez 2025 · Variedades
PM é atropelada durante abordagem em Formosa
Agente sofre fraturas graves após ser atingida por uma moto. Segundo delegado, suspeito recusou bafômetro e quebrou viatura. 26 dez 2025 · Goiás
Foto: Redes sociais/ Reprodução
Parada cardíaca mata jovem de 26 anos em SC
Jovem de 26 anos sentiu dores dias antes, mas não suspeitou. Ao ter parada cardíaca, tentou ir ao hospital de carro e morreu na garagem. 26 dez 2025 · Saúde
Foto: Boaventuravinicius / Wikimedia
Último fim de semana do ano reúne cinema e música
Entre sexta e domingo, o público encontra programação em salas de cinema, no Mercado Popular de Goiânia e em espaços de eventos. 26 dez 2025 · Cultura
Fotos: Reprodução redes sociais
Foto: Divulgação CBMGO
Três policiais militares e outras 2 pessoas morrem em acidente na GO-164
Colisão frontal ocorreu no início da noite de quinta-feira, na zona rural de Firminópolis 26 dez 2025 · Goiás
Tainara Souza Santos – Reprodução redes sociais
Mulher atropelada e arrastada por ex-ficante morre; velório ocorre nesta sexta
Caso passa a ser investigado como feminicídio consumado após confirmação do óbito. 26 dez 2025 · Segurança
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Bolsonaro passa por cirurgia de hérnia bilateral; operação foi bem-sucedida
Ex-presidente permanece internado para observação 26 dez 2025 · Brasil