Afastar preventivamente 33 efetivos para investigação na Comurg mostra Sandro Mabel no ataque como prefeito

Compartilhe

A partir de análise jurídica preliminar, a Comurg (Companhia de Urbanização de Goiânia) afastou preventivamente por 60 dias nesta quarta, 5, 31 empregados públicos efetivos. Será instaurado processo de investigação sobre a celebração de acordos de trabalho que resultaram no pagamento de valores desproporcionais de supostas diferenças salariais. A ação está na lista de ações que o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, para moralizar a empresa.

Mabel determinou rigor na apuração de supostas irregularidades na Comurg e em outras pastas, relacionadas a salários, licenças médicas e outras situações. Mostrou sua disposição na redes sociais, com vídeo em que ressalta seu compromisso com uma gestão séria e focada no bem público.

De acordo com a assessoria de Imprensa da prefeitura, Mabel anunciou que cumprirá as recomendações do TCM e do MP e que serão realizadas auditorias para esclarecer os fatos e fazer eventuais punições. “A prefeitura está colaborando com os órgãos fiscalizadores para que todas as irregularidades sejam identificadas e devidamente investigadas”, reforçou. 

O que aconteceu

Ainda segundo a prefeitura, análise preliminar da assessoria jurídica da Comurg apontou que diversos acordos foram celebrados e pagos “em prazos exíguos e valores apartados da realidade” e que tais processos administrativos e de pagamentos precisam ser reanalisados para verificar, entre outras possíveis irregularidades, se houve desrespeito à ordem cronológica de pagamento dos precatórios, estabelecida pela Constituição Federal.

Entre os afastados está uma empregada lotada na própria assessoria jurídica da Comurg, apontada por denúncia em situação sob investigação. Além dela, foram afastadas outras 31 pessoas que comprovadamente receberam diferenças salariais provenientes dos acordos extrajudiciais sob apuração.

Outro servidor, também da assessoria jurídica, segue afastado desde o dia 31 de janeiro de 2025. Esses acordos são alvo de averiguação também pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que determinou o recálculo dos quinquênios (um tipo de adicional por tempo de serviço) concedidos aos empregados, e também pelo Ministério Público (MP) estadual, que recomendou a anulação de cláusulas do acordo.

Como ficam os servidores afastados

Os empregados públicos afastados da Comurg deverão ficar à disposição da Corregedoria da Companhia em caso de convocação para esclarecimentos sobre os fatos investigados. Eles também deverão entregar as chaves eletrônicas que pertencem à Comurg durante os 60 dias do afastamento, que podem ser prorrogados por igual período. O acesso dos afastados aos sistemas da Comurg, feito por meio de senhas, também foi bloqueado preventivamente.

No ato que afastou os trabalhadores, o presidente da Comurg, coronel Cleber Aparecido Santos, determinou ainda a abertura de procedimento administrativo interno investigatório, a cargo da Corregedoria, para levantar dados, processos, envolvidos, valores, datas, fundamentos para a concessão de diferenças salariais, bem como a apuração de registros formais dos atos. Caso seja constatada a veracidade ou haja indícios de autoria e materialidade, deve ser instaurado processo administrativo-disciplinar (PAD), que pode culminar em sanções, das quais a mais grave é a demissão.

OAB acionada

O presidente da Comurg determinou ainda que seja oficiada a seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), caso as investigações concluam que as supostas irregularidades tenham sido cometidas por advogados durante o exercício de suas funções profissionais. Essa medida é para possibilitar que a Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB-GO acompanhe o procedimento investigatório instaurado.

Com informações da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação).

Recentes
Emissoras evitam Zezé Di Camargo após polêmica
Emissoras evitam Zezé Di Camargo após polêmica
Entretenimento · 6h
Mãe de ex-ator mirim morto por engano na Bahia relata dor um ano após o crime
Mãe de ex-ator mirim morto por engano na Bahia relata dor um ano após o crime
Brasil · 7h
Fim de semana em Goiânia tem lançamento literário, shows, feiras e cultura pop
Fim de semana em Goiânia tem lançamento literário, shows, feiras e cultura pop
Cultura · 10h
EP Marinada: Marina Sena incorpora criações do designer goianiense Lucas Caslú
EP Marinada: Marina Sena incorpora criações do designer goianiense Lucas Caslú
Entretenimento · 11h
Mais do PortalGO
Foto: Júnior Guimarães
Caiado nomeia Laura Bueno como nova desembargadora do TJGO pelo 5º Constitucional
Nova desembargadora tem mais de 30 anos de atuação no MPGO 19 dez 2025 · Justiça
Foto: Reprodução redes sociais
STJ mantém condenação de R$ 200 mil a Carlinhos Maia por piada ofensiva
Publicação comparou procedimento estético a condição de saúde de morador de MT 19 dez 2025 · Entretenimento
Foto: Reprodução
Cerimônia com entrega de veículos mobiliza 190 prefeitos goianos
Ação reforçou a relação institucional entre Estado e prefeituras 19 dez 2025 · Goiás
Estreias da semana: Avatar, a lenda do rodeio e a revolução francesa no cinema
De Pandora aos rodeios do interior paulista e aos bastidores do cinema francês, as telas recebem três histórias, confira o guia de estreias. 19 dez 2025 · Entretenimento
Câmara oficializa cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Mesa Diretora da Câmara assinou a cassação dos mandatos de Eduardo Bolsonaro (excesso de faltas) e Alexandre Ramagem (condenação do STF). 18 dez 2025 · Brasil
Três servidoras são detidas por desviar merenda em GO
Em Aparecida de Goiânia, diretora e mais duas servidoras foram levadas à delegacia por suposto desvio de merenda. 18 dez 2025 · Goiás
Fotos: Divulgação
Moradores de Goiânia podem pedir retirada de fios soltos e caídos por canal direto
Iniciativa faz parte do Programa Cidade Segura, que reúne prefeitura, MP-GO e concessionárias; fios retirados recebem destinação ambiental adequada 18 dez 2025 · Cidades
Foto: Divulgação PCGO
Homem é preso em Planaltina após matar cachorro a pauladas e ameaçar familiares
Suspeito ameaçou mãe e avó após matar o animal 18 dez 2025 · Segurança
Foto: Secom
Pesquisa aponta Caiado como governador mais aprovado do país em 2025
Governador de Goiás alcança 80% de aprovação, segundo levantamento nacional 18 dez 2025 · Goiás
Alexey Savchenko – Unsplash
Guia de férias: 6 jogos para zerar durante o recesso de fim de ano
Clássicos e produções recentes entram na seleção 18 dez 2025 · Cultura