Afastar preventivamente 33 efetivos para investigação na Comurg mostra Sandro Mabel no ataque como prefeito

Compartilhe

A partir de análise jurídica preliminar, a Comurg (Companhia de Urbanização de Goiânia) afastou preventivamente por 60 dias nesta quarta, 5, 31 empregados públicos efetivos. Será instaurado processo de investigação sobre a celebração de acordos de trabalho que resultaram no pagamento de valores desproporcionais de supostas diferenças salariais. A ação está na lista de ações que o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, para moralizar a empresa.

Mabel determinou rigor na apuração de supostas irregularidades na Comurg e em outras pastas, relacionadas a salários, licenças médicas e outras situações. Mostrou sua disposição na redes sociais, com vídeo em que ressalta seu compromisso com uma gestão séria e focada no bem público.

De acordo com a assessoria de Imprensa da prefeitura, Mabel anunciou que cumprirá as recomendações do TCM e do MP e que serão realizadas auditorias para esclarecer os fatos e fazer eventuais punições. “A prefeitura está colaborando com os órgãos fiscalizadores para que todas as irregularidades sejam identificadas e devidamente investigadas”, reforçou. 

O que aconteceu

Ainda segundo a prefeitura, análise preliminar da assessoria jurídica da Comurg apontou que diversos acordos foram celebrados e pagos “em prazos exíguos e valores apartados da realidade” e que tais processos administrativos e de pagamentos precisam ser reanalisados para verificar, entre outras possíveis irregularidades, se houve desrespeito à ordem cronológica de pagamento dos precatórios, estabelecida pela Constituição Federal.

Entre os afastados está uma empregada lotada na própria assessoria jurídica da Comurg, apontada por denúncia em situação sob investigação. Além dela, foram afastadas outras 31 pessoas que comprovadamente receberam diferenças salariais provenientes dos acordos extrajudiciais sob apuração.

Outro servidor, também da assessoria jurídica, segue afastado desde o dia 31 de janeiro de 2025. Esses acordos são alvo de averiguação também pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que determinou o recálculo dos quinquênios (um tipo de adicional por tempo de serviço) concedidos aos empregados, e também pelo Ministério Público (MP) estadual, que recomendou a anulação de cláusulas do acordo.

Como ficam os servidores afastados

Os empregados públicos afastados da Comurg deverão ficar à disposição da Corregedoria da Companhia em caso de convocação para esclarecimentos sobre os fatos investigados. Eles também deverão entregar as chaves eletrônicas que pertencem à Comurg durante os 60 dias do afastamento, que podem ser prorrogados por igual período. O acesso dos afastados aos sistemas da Comurg, feito por meio de senhas, também foi bloqueado preventivamente.

No ato que afastou os trabalhadores, o presidente da Comurg, coronel Cleber Aparecido Santos, determinou ainda a abertura de procedimento administrativo interno investigatório, a cargo da Corregedoria, para levantar dados, processos, envolvidos, valores, datas, fundamentos para a concessão de diferenças salariais, bem como a apuração de registros formais dos atos. Caso seja constatada a veracidade ou haja indícios de autoria e materialidade, deve ser instaurado processo administrativo-disciplinar (PAD), que pode culminar em sanções, das quais a mais grave é a demissão.

OAB acionada

O presidente da Comurg determinou ainda que seja oficiada a seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), caso as investigações concluam que as supostas irregularidades tenham sido cometidas por advogados durante o exercício de suas funções profissionais. Essa medida é para possibilitar que a Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB-GO acompanhe o procedimento investigatório instaurado.

Com informações da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação).

Recentes
Polêmica no esqui: ácido hialurônico no pênis por vantagem
Polêmica no esqui: ácido hialurônico no pênis por vantagem
Esportes · 7min
São Miguel do Araguaia (GO) oferece 250 vagas temporárias
São Miguel do Araguaia (GO) oferece 250 vagas temporárias
Trabalho · 1h
Quadrilha furta iPhone e cobram para não vazar fotos íntimas
Quadrilha furta iPhone e cobram para não vazar fotos íntimas
Goiás · 2h
O enigma do Mecanismo de Anticítera, o mais antigo computador analógico já descoberto
O enigma do Mecanismo de Anticítera, o mais antigo computador analógico já descoberto
História · 3h
Mais do PortalGO
Foto: Reprodução redes sociais
Plateia protesta gritando nome de Virgínia após atraso de Zé Felipe em show
Vídeo mostra reação da plateia antes do cantor subir ao palco 13 jan 2026 · Entretenimento
Foto: Goiás Turismo
Corredor de Biodiversidade do Araguaia pode gerar R$ 100 bilhões em benefícios econômicos, aponta estudo
Projeto de lei prevê faixa contínua de preservação entre Amazônia e Cerrado 13 jan 2026 · Meio Ambiente
Foto: Reprodução
PM intervém e homem morre após manter adolescente refém em Senador Canedo
Adolescente foi ferida no pescoço e passou por cirurgia no Hugo 13 jan 2026 · Segurança
Reprodução redes sociais
Voluntário goiano morto na guerra da Ucrânia é sepultado na Europa
Guerra já deixou ao menos 17 brasileiros mortos e 42 desaparecidos 13 jan 2026 · Goiás
Fotos: Remisson Sales e Walter Folador
Folia Goiás 2026 prevê R$ 20 milhões para carnaval em Goiânia e no interior
Circuito na Avenida 85 terá programação gratuita e esquema especial de segurança 13 jan 2026 · Cultura
Suzane von Richthofen vai à delegacia tentar liberar corpo do tio em SP
Condenada por matar os pais, Suzane von Richthofen foi à 27ª DP de SP liberar o corpo do tio, médico encontrado morto. 13 jan 2026 · Justiça
Foto: Prefeitura de Caldas Novas
Em Caldas Novas, criança de 6 anos morre afogada em lago
Criança de 6 anos faleceu vítima de afogamento no Lago Corumbá, em Caldas Novas. O Samu foi acionado, mas não conseguiu reanimar o garoto. 12 jan 2026 · Goiás
Foto: Instagram da Polícia Civil de Jataí
Homem tenta matar ex-mulher dentro da delegacia em Serranópolis
Caso chocante em Goiás: homem tenta matar ex-esposa dentro da delegacia, onde ela fora registrar queixa. Policial atira no agressor. 12 jan 2026 · Goiás
Futebol no fim de semana: Atlético, Vila e Goiás vencem na estreia do Campeonato Goiano
Atlético, Vila e Goiás começam com vitória no Goianão. Na Copinha, Goiás avança líder, e Guanabara também passa 12 jan 2026 · Esportes
Imagem gerada por IA
Produtividade além da pressa: como recuperar foco em meio à hiperconexão
Técnicas de priorização ajudam a diferenciar urgência de importância 12 jan 2026 · Comportamento