Uma ocorrência de vandalismo chamou a atenção das autoridades e de fiéis na região do Cariri, no Ceará, nesta quinta-feira (19). Uma turista argentina de 71 anos foi detida pela Guarda Municipal após quebrar uma estátua de Padre Cícero, localizada no Terminal Rodoviário do Crato. O incidente, registrado por câmeras de monitoramento, resultou na autuação da idosa pelo crime de dano qualificado.
De acordo com as informações colhidas junto às autoridades locais, o caso ocorreu por volta das 13h20. As imagens do circuito de segurança mostram o momento em que a mulher, que portava malas e bolsas, se aproximou da imagem do “Padim” — figura central da fé popular e do turismo religioso no Nordeste brasileiro. Nas gravações, é possível observar a turista utilizando uma bolsa para atingir a peça e, em seguida, usando as mãos para derrubá-la. Com o impacto no chão, a estátua foi danificada.
A idosa, natural de Córdoba, na Argentina, estava na região acompanhada da filha para realizar roteiros de turismo religioso. No momento da abordagem inicial, ela negou qualquer envolvimento com o dano ao patrimônio e chegou a ser liberada pela Polícia Civil. No entanto, após a análise detalhada das imagens das câmeras de segurança, os agentes confirmaram a autoria do ato e procederam com uma nova detenção.
Procedimentos legais
Conduzida novamente à Delegacia de Polícia Civil do Crato, a turista foi formalmente autuada por dano qualificado contra o patrimônio público. Segundo o Código Penal Brasileiro, essa tipificação ocorre quando o crime é cometido contra bens da União, Estado ou Município. Após os procedimentos de praxe e o pagamento de uma fiança — cujo valor não foi divulgado —, a mulher obteve o direito de responder ao processo em liberdade.
A passageira tinha como destino final a cidade de São Paulo, de onde pretendia seguir viagem para Foz do Iguaçu, na fronteira com seu país de origem. Após a liberação, ela seguiu com seu cronograma de viagem original.
O Terminal Rodoviário do Crato é um importante ponto de fluxo para romeiros e turistas que visitam o Cariri. A estátua de Padre Cícero no local serve como símbolo de boas-vindas e devoção, tornando o ato de vandalismo um ponto de indignação entre os moradores locais e devotos que frequentam o terminal diariamente.
Com informações do G1







