Goiânia e outras 68 cidades goianas entram em alerta para tempestades a partir desta quinta-feira (19). O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) informa que a aproximação de uma frente fria pelo Sudeste vai mudar o tempo no estado, com pancadas de chuva isoladas, ventos fortes e possibilidade de granizo.
O meteorologista André Amorim, do Cimehgo, explica que Goiás estava sob bloqueio atmosférico, o que dificultava a chegada de frentes frias. “Agora, as chuvas voltam com maior intensidade, e as temperaturas máximas devem recuar“, diz. As precipitações podem alcançar 30 mm por hora ou mais de 40 mm por dia, com ventos acima de 50 km/h.
O Inmet emitiu alerta amarelo de quarta (18) a sexta (20), com chuvas concentradas na tarde e noite. Na quarta, as instabilidades atingem principalmente a região sul, com mínima de 20°C e máxima de 28°C. No fim de semana, as pancadas se estendem a todo o estado, com volumes mais expressivos. A região sudoeste, Montes Claros de Goiás, Jataí e Rio Verde, exige cuidado redobrado pelo risco de granizo.
Na capital, as chuvas podem vir com trovoadas. A máxima não ultrapassa 31°C, e a mínima fica em torno de 20°C. O fenômeno é típico do verão, com pancadas fortes e curtas, seguidas de calor. Em caso de emergência, a orientação é ligar para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).
Lista de municípios com risco de tempestades:
Goiânia, Abadiânia, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Horizonte, Amaralina, Aragarças, Araguapaz, Aruanã, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Bonópolis, Britânia, Campinaçu, Campinorte, Campos Verdes, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Crixás, Doverlândia, Estrela do Norte, Formoso, Guarinos, Hidrolina, Itaberaí, Itaguari, Itapaci, Jaraguá, Jesúpolis, Mara Rosa, Matrinchã, Mimoso de Goiás, Minaçu, Mineiros, Montes Claros de Goiás, Montividiu, Montividiu do Norte, Mozarlândia, Mundo Novo, Mutunópolis, Niquelândia, Nova Crixás, Nova Glória, Nova Iguaçu de Goiás, Novo Gama, Novo Planalto, Orizona, Ouro Verde de Goiás, Perolândia, Petrolina de Goiás, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Porangatu, Portelândia, Santa Rita do Araguaia, Santa Rosa de Goiás, Santa Tereza de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, São Francisco de Goiás, São Miguel do Araguaia, São Miguel do Passa Quatro, São Luiz do Norte, Taquaral de Goiás, Trombas, Uirapuru, Uruaçu, Vianópolis.








