Enquanto grande parte do mundo celebra o Valentine’s Day em 14 de fevereiro, o Brasil comemora o Dia dos Namorados no dia 12 de junho. A diferença tem explicação comercial — e também um toque religioso.
A data foi pensada em 1948, Parte de uma estratégia de marketing idealizada pelo publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr.. A ideia surgiu para impulsionar as vendas no mês de junho, tradicionalmente fraco para o comércio.
A data escolhida, 12 de junho, é véspera do Dia de Santo Antônio, santo casamenteiro da Igreja Católica. A primeira campanha publicitária usava o slogan: “Não é só com beijos que se prova o amor!”. O sucesso foi imediato, e outros lojistas de todo o país passaram a adotar a ideia.
Atualmente, o Dia dos Namorados é a terceira data mais importante para o comércio brasileiro, segundo o Sebrae — atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Mesmo assim, a data não é feriado nem ponto facultativo, segundo o calendário oficial do Governo Federal.