Goiás tem Brasília, não tem presidente. Caiado busca ir além de Iris e Meirelles

Compartilhe

Caiado e a Presidência. Foto: Secom Goiás

Quando Iris Rezende lutou para ser candidato a presidente, havia uma movimentação geral em Goiás de apoio ao seu nome. Faltou o que mais importava naquele momento, de disputa interna para ser o escolhido de seu partido, o PMDB. Ele enfrentava ninguém menos que Ulysses Guimarães.

Faltou a Iris o apoio do governador na época, Henrique Santillo, que ficou contra, por razões que a história conta. Isso foi determinante contra Iris. Era sua grande oportunidade, logo depois do destaque como superministro das supersafras, no Ministério da Agricultura.

Em 2018, o ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, anapolino de origem, conseguiu sair candidato pelo mesmo MDB (sem o P). Foi o escolhido, mas não o eleito. Dentro de Goiás, não houve mobilização estratégica a seu favor e portanto não foi construído o clima de goiano vota em goiano.

Agora quem vai para o embate nacional é o governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Por ora, embate para ser candidato, claro. Um parêntesis. Caiado chegou ao governo com apoio de Iris, e foi quem estimulou, em 2002, a entrada de Meirelles na política, na volta deste ao Brasil depois de dirigir um dos maiores bancos dos Estados Unidos.

Caiado vive momento parecido com o de Iris. De igual, ele tem apoio popular no Estado – mais de 80% dos goianos aprovam seu governo e não há oposição relevante -, uma base que também o apoia no projeto de candidatura a presidente, e uma disputa nacional interna em sua legenda para superar.

De diferente, Caiado tem o apoio definido de seu vice, Daniel Vilela (MDB). Daniel será o governador a partir de abril do ano que vem, com renúncia anunciada do titular, e desde agora anda pelo Estado mais defendendo o governo Caiado que a sua reeleição. Porque naturalmente uma coisa leva à outra. E por demonstração de lealdade.

No lançamento da candidatura dia 4 em Salvador, sempre esteve presente o cálculo de que precisava ficar claro que Goiás está com Caiado. A presença de lideranças políticas, empresários e outros entusiasmados incentivadores é o recado claro ao restante do País de que, em casa, o governador é presidente. Sem dúvida.

Goiás não tem um eleitorado expressivo, em termos estatístico, no entanto seria difícil provar ao Brasil que o goiano é bom para os brasileiros se os goianos não assinam embaixo. Essa vitória Caiado tem de saída. Isso sustenta, sem fazer força, o discurso que fará daqui pra frente: quem conhece Caiado, vota em Caiado.

Nos detalhes, Caiado vem se preparando para ser candidato há tempos. Um bom governo para mostrar, uma população e um Estado que lhe dão base de apoio para o salto, e uma história pra contar. São credenciais de saída para quem quer chegar mais longe que Meirelles, Iris ou qualquer outro. Uma Capital Federal os goianos já tem em terras que eram suas. Falta o presidente. Faltava?

Recentes
Agenda Cultural: O que fazer no primeiro fim de semana de 2026 em Goiânia
Agenda Cultural: O que fazer no primeiro fim de semana de 2026 em Goiânia
Cultura · 11h
Zé Felipe é visto com influenciadora em Pipa após término com Ana Castela
Zé Felipe é visto com influenciadora em Pipa após término com Ana Castela
Entretenimento · 13h
GCM prende mulher por furtos em série no Setor Garavelo
GCM prende mulher por furtos em série no Setor Garavelo
Segurança · 14h
PT em Goiás apresenta seis nomes para disputar o governo estadual em 2026
PT em Goiás apresenta seis nomes para disputar o governo estadual em 2026
Política · 15h
Mais do PortalGO
Divulgação CBMGO
Adolescente morre e 17 ficam feridos após caminhonete capotar na GO-507
Parte dos passageiros estava na carroceria da caminhonete 02 jan 2026 · Goiás
Foto: Alexandre Macieira | Riotur
Rio recebe título de maior Réveillon do mundo
Guinness oficializa Réveillon de Copacabana como o maior do mundo. Certificado foi entregue ao prefeito Eduardo Paes. 01 jan 2026 · Brasil
Museu em Toronto exibe os piores presentes
O Museum of Bad Gifts, em Toronto, reúne os presentes de fim de ano mais peculiares. A mostra aceita doações e fica em cartaz até domingo 01 jan 2026 · Entretenimento
Freepik
De Resident Evil a 007: 6 jogos muito aguardados para o 1º semestre de 2026
Entre terror psicológico, espionagem e RPG de mundo aberto, os lançamentos prometem movimentar a indústria logo no início do ano 01 jan 2026 · Cultura
Andrey Matveev – Unsplash
Entenda os motivos que levaram à disparada no preço das memórias RAM
Escassez de insumos e controle de estoque pressionam preços 01 jan 2026 · Mundo
Foto: Aaron Burden – Unsplash
Veja o calendário de feriados de 2026
Em Goiânia, feriados municipais caem no fim de semana 01 jan 2026 · Goiás
Retrospectiva 2025: Trump, golpe, Gaga e o maior ano do Fla
2025 viu Trump voltar com polêmicas, um ex-presidente preso por golpe , a morte de um Papa, a eleição de outro, além de guerras e tarifaço. 31 dez 2025 · Variedades
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Mega da Virada: Goiás tem história de sorte com o prêmio
Com prêmio bilionário, Mega da Virada acende esperança em Goiás. Estado já venceu três vezes: em 2012 e duas vezes em 2018. 31 dez 2025 · Goiás
Divulgação Netflix
Stranger Things estreia episódio final nesta quarta
Volume 2 dividiu críticas e impulsionou teorias sobre o destino dos personagens 31 dez 2025 · Cultura
Fim de semana tem show, caminhada e exposição
Foto: Pixabay
O que abre e fecha em Goiânia no feriado de Ano Novo
Serviços essenciais funcionam normalmente durante o feriado 31 dez 2025 · Goiás