Goiás tem Brasília, não tem presidente. Caiado busca ir além de Iris e Meirelles

Compartilhe

Caiado e a Presidência. Foto: Secom Goiás

Quando Iris Rezende lutou para ser candidato a presidente, havia uma movimentação geral em Goiás de apoio ao seu nome. Faltou o que mais importava naquele momento, de disputa interna para ser o escolhido de seu partido, o PMDB. Ele enfrentava ninguém menos que Ulysses Guimarães.

Faltou a Iris o apoio do governador na época, Henrique Santillo, que ficou contra, por razões que a história conta. Isso foi determinante contra Iris. Era sua grande oportunidade, logo depois do destaque como superministro das supersafras, no Ministério da Agricultura.

Em 2018, o ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, anapolino de origem, conseguiu sair candidato pelo mesmo MDB (sem o P). Foi o escolhido, mas não o eleito. Dentro de Goiás, não houve mobilização estratégica a seu favor e portanto não foi construído o clima de goiano vota em goiano.

Agora quem vai para o embate nacional é o governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Por ora, embate para ser candidato, claro. Um parêntesis. Caiado chegou ao governo com apoio de Iris, e foi quem estimulou, em 2002, a entrada de Meirelles na política, na volta deste ao Brasil depois de dirigir um dos maiores bancos dos Estados Unidos.

Caiado vive momento parecido com o de Iris. De igual, ele tem apoio popular no Estado – mais de 80% dos goianos aprovam seu governo e não há oposição relevante -, uma base que também o apoia no projeto de candidatura a presidente, e uma disputa nacional interna em sua legenda para superar.

De diferente, Caiado tem o apoio definido de seu vice, Daniel Vilela (MDB). Daniel será o governador a partir de abril do ano que vem, com renúncia anunciada do titular, e desde agora anda pelo Estado mais defendendo o governo Caiado que a sua reeleição. Porque naturalmente uma coisa leva à outra. E por demonstração de lealdade.

No lançamento da candidatura dia 4 em Salvador, sempre esteve presente o cálculo de que precisava ficar claro que Goiás está com Caiado. A presença de lideranças políticas, empresários e outros entusiasmados incentivadores é o recado claro ao restante do País de que, em casa, o governador é presidente. Sem dúvida.

Goiás não tem um eleitorado expressivo, em termos estatístico, no entanto seria difícil provar ao Brasil que o goiano é bom para os brasileiros se os goianos não assinam embaixo. Essa vitória Caiado tem de saída. Isso sustenta, sem fazer força, o discurso que fará daqui pra frente: quem conhece Caiado, vota em Caiado.

Nos detalhes, Caiado vem se preparando para ser candidato há tempos. Um bom governo para mostrar, uma população e um Estado que lhe dão base de apoio para o salto, e uma história pra contar. São credenciais de saída para quem quer chegar mais longe que Meirelles, Iris ou qualquer outro. Uma Capital Federal os goianos já tem em terras que eram suas. Falta o presidente. Faltava?

Recentes
Lançamentos da semana: é a vez de Yakuza Kiwami 3 e Mario Tennis Fever
Lançamentos da semana: é a vez de Yakuza Kiwami 3 e Mario Tennis Fever
Cultura · 33min
Acidentes deixam 3 mortos e 31 feridos nas rodovias federais de Goiás no fim de semana
Acidentes deixam 3 mortos e 31 feridos nas rodovias federais de Goiás no fim de semana
Segurança · 5h
Lula e Caiado: guerra é guerra
Lula e Caiado: guerra é guerra
Colunas · 6h
O cerrado toca Irmãs Freitas
O cerrado toca Irmãs Freitas
Cultura · 1d
Mais do PortalGO
Foto: Família Rodrigo Castanheira
Morre Rodrigo Castanheira, adolescente agredido por piloto no DF
O agressor, Pedro Turra, teve pedido de liberdade negado pelo STJ e permanece na Papuda 07 fev 2026 · Segurança
Fotos: Lucas Caetano
A memória, o esmalte e a dança do olhar na exposição “Eu vou cuidar do seu jardim”
Arquivos em VHS dos anos 1990 deram origem às obras expostas no Centro Cultural UFG 07 fev 2026 · Cultura
Reprodução redes sociais
Flordelis completa 65 anos na prisão e recebe homenagem de companheiro: “Te esperando”
A ex-parlamentar foi condenada por planejar a morte do marido, Anderson do Carmo, em 2019. 07 fev 2026 · Entretenimento
Foto: Edinan Ferreira/SGG
Veja como usar as linhas diretas de ônibus para o Pré-Carnaval em Goiânia
Linhas 992 e 993 funcionam das 13h às 1h, sem paradas intermediárias. 07 fev 2026 · Cidades
Reprodução redes sociais
Filha de Túlio Maravilha abre mão de vaga em universidade pública
“A faculdade particular é mais alinhada aos nossos pensamentos e aos nossos princípios”, afirmou Cristiane Maravilha. 07 fev 2026 · Entretenimento
Adriana Accorsi – Foto: Divulgação
PT confirma candidatura própria ao Governo de Goiás e descarta aliança com Marconi
Legenda buscará partidos da frente progressista para compor a chapa majoritária 07 fev 2026 · Política
Reprodução
Ex-goleiro Bruno perde liberdade condicional
A Justiça anulou a liberdade condicional do ex-goleiro Bruno. Ele tem 5 dias para se reapresentar ao sistema penitenciário. 07 fev 2026 · Justiça
Agenda Esportiva: Tudo Sobre o Fim de Semana
Clássicos estaduais, UFC com brasileiros, final da NFL e Olimpíadas. Seu guia completo para não perder nada do esporte neste fim de semana. 06 fev 2026 · Esportes
Foto: Reprodução
Maria Rita, 84, compra triciclo e vira sensação nas redes sociais
“Eu quero ser livre”: essa é a frase da aposentada Maria Rita, 84, que virou sensação na internet após comprar um triciclo elétrico. 06 fev 2026 · Goiás
Detran-GO questiona uso de giroflex em carros da Alego
Uso de giroflex em carros da Assembleia de Goiás é alvo de crítica do Detran. CTB diz que instalação parece tentativa de contornar regra. 06 fev 2026 · Goiás