Goiás tem Brasília, não tem presidente. Caiado busca ir além de Iris e Meirelles

Compartilhe

Caiado e a Presidência. Foto: Secom Goiás

Quando Iris Rezende lutou para ser candidato a presidente, havia uma movimentação geral em Goiás de apoio ao seu nome. Faltou o que mais importava naquele momento, de disputa interna para ser o escolhido de seu partido, o PMDB. Ele enfrentava ninguém menos que Ulysses Guimarães.

Faltou a Iris o apoio do governador na época, Henrique Santillo, que ficou contra, por razões que a história conta. Isso foi determinante contra Iris. Era sua grande oportunidade, logo depois do destaque como superministro das supersafras, no Ministério da Agricultura.

Em 2018, o ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, anapolino de origem, conseguiu sair candidato pelo mesmo MDB (sem o P). Foi o escolhido, mas não o eleito. Dentro de Goiás, não houve mobilização estratégica a seu favor e portanto não foi construído o clima de goiano vota em goiano.

Agora quem vai para o embate nacional é o governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Por ora, embate para ser candidato, claro. Um parêntesis. Caiado chegou ao governo com apoio de Iris, e foi quem estimulou, em 2002, a entrada de Meirelles na política, na volta deste ao Brasil depois de dirigir um dos maiores bancos dos Estados Unidos.

Caiado vive momento parecido com o de Iris. De igual, ele tem apoio popular no Estado – mais de 80% dos goianos aprovam seu governo e não há oposição relevante -, uma base que também o apoia no projeto de candidatura a presidente, e uma disputa nacional interna em sua legenda para superar.

De diferente, Caiado tem o apoio definido de seu vice, Daniel Vilela (MDB). Daniel será o governador a partir de abril do ano que vem, com renúncia anunciada do titular, e desde agora anda pelo Estado mais defendendo o governo Caiado que a sua reeleição. Porque naturalmente uma coisa leva à outra. E por demonstração de lealdade.

No lançamento da candidatura dia 4 em Salvador, sempre esteve presente o cálculo de que precisava ficar claro que Goiás está com Caiado. A presença de lideranças políticas, empresários e outros entusiasmados incentivadores é o recado claro ao restante do País de que, em casa, o governador é presidente. Sem dúvida.

Goiás não tem um eleitorado expressivo, em termos estatístico, no entanto seria difícil provar ao Brasil que o goiano é bom para os brasileiros se os goianos não assinam embaixo. Essa vitória Caiado tem de saída. Isso sustenta, sem fazer força, o discurso que fará daqui pra frente: quem conhece Caiado, vota em Caiado.

Nos detalhes, Caiado vem se preparando para ser candidato há tempos. Um bom governo para mostrar, uma população e um Estado que lhe dão base de apoio para o salto, e uma história pra contar. São credenciais de saída para quem quer chegar mais longe que Meirelles, Iris ou qualquer outro. Uma Capital Federal os goianos já tem em terras que eram suas. Falta o presidente. Faltava?

Recentes
GCM prende homem com R$ 6 mil em mercadorias furtadas na região da 44
GCM prende homem com R$ 6 mil em mercadorias furtadas na região da 44
Segurança · 1d
Plano de arborização prevê plantio de 6 mil árvores em Goiânia até abril de 2026
Plano de arborização prevê plantio de 6 mil árvores em Goiânia até abril de 2026
Meio Ambiente · 1d
Estudo: bronzeamento artificial pode provocar melanomas
Estudo: bronzeamento artificial pode provocar melanomas
Saúde · 1d
Como o calor extremo coloca a vida em risco
Como o calor extremo coloca a vida em risco
Saúde · 2d
Mais do PortalGO
The Cure anuncia morte do guitarrista Perry Bamonte
Morre Perry Bamonte, músico vital e criativo do The Cure. Integrante por 15 anos, ele tocava guitarra, teclados e baixo de seis cordas. 26 dez 2025 · Variedades
PM é atropelada durante abordagem em Formosa
Agente sofre fraturas graves após ser atingida por uma moto. Segundo delegado, suspeito recusou bafômetro e quebrou viatura. 26 dez 2025 · Goiás
Foto: Redes sociais/ Reprodução
Parada cardíaca mata jovem de 26 anos em SC
Jovem de 26 anos sentiu dores dias antes, mas não suspeitou. Ao ter parada cardíaca, tentou ir ao hospital de carro e morreu na garagem. 26 dez 2025 · Saúde
Foto: Polícia Paraguaia
Ex-diretor da PRF preso no Paraguai após fugir do Brasil
Condenado pelo STF por integrar esquema golpista, Silvinei Vasques foi detido em aeroporto paraguaio portando passaporte falso 26 dez 2025 · Justiça
Foto: Boaventuravinicius / Wikimedia
Último fim de semana do ano reúne cinema e música
Entre sexta e domingo, o público encontra programação em salas de cinema, no Mercado Popular de Goiânia e em espaços de eventos. 26 dez 2025 · Cultura
Fotos: Reprodução redes sociais
Foto: Divulgação CBMGO
Três policiais militares e outras 2 pessoas morrem em acidente na GO-164
Colisão frontal ocorreu no início da noite de quinta-feira, na zona rural de Firminópolis 26 dez 2025 · Goiás
Tainara Souza Santos – Reprodução redes sociais
Mulher atropelada e arrastada por ex-ficante morre; velório ocorre nesta sexta
Caso passa a ser investigado como feminicídio consumado após confirmação do óbito. 26 dez 2025 · Segurança
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Bolsonaro passa por cirurgia de hérnia bilateral; operação foi bem-sucedida
Ex-presidente permanece internado para observação 26 dez 2025 · Brasil
Exagerou na ceia? Veja a forma correta de se recuperar
Exagerou na ceia? O corpo processa os excessos sozinho. Especialistas revelam a rotina correta para normalizar o colesterol 25 dez 2025 · Comportamento