Arquivo Histórico de Goiás celebra Semana Nacional de Arquivos

Evento, que destaca importância da preservação da memória diante das mudanças climáticas segue até quinta-feira (12/06), com mesas-redondas, oficina de paleografia e minicurso sobre conservação documental

Compartilhe

Iniciativa busca aproximar a sociedade das instituições arquivísticas e destacar a importância da preservação da memória em um cenário de transformações climáticas e tecnológicas (Foto: Secult-GO)

O Arquivo Histórico Estadual, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), deu início, nesta segunda-feira (09/06), às atividades da 9ª Semana Nacional de Arquivos (SNA). Com o tema Mudanças Climáticas: Preservação e Acessibilidade, a abertura contou com uma apresentação musical do Núcleo de Choro do Instituto Basileu França e uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelos arquivos em tempos de cultura digital.

As atividades seguem até quinta-feira (12/06), com mesas-redondas, oficina de paleografia e minicurso sobre conservação documental. O evento é promovido pela Secult Goiás e integra a programação nacional organizada pelo Arquivo Nacional, em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos, celebrado em 09 de junho.

A iniciativa busca aproximar a sociedade das instituições arquivísticas e destacar a importância da preservação da memória em um cenário de transformações climáticas e tecnológicas.

A superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico da Secult, Bruna Arruda, abriu oficialmente o evento destacando a importância da ação, tanto para dar visibilidade quanto para valorizar o trabalho desenvolvido na unidade.

“Chegamos até aqui após uma longa caminhada de estruturação do nosso arquivo. Passamos por um processo intenso de melhoria na conservação e no arquivamento dos documentos”.

“Ainda há muito a avançar, mas hoje começamos a construir uma nova história para o Arquivo e para todas as nossas unidades. Mostrar esse trabalho à sociedade é essencial — por muito tempo ele permaneceu invisível, e agora temos a chance de revelar sua importância”, afirmou.

O coordenador do Arquivo Histórico, Frederico Brandão, falou sobre arquivos em tempos de cultura digital, abordando seus desafios e oportunidades, e destacou o impacto das novas tecnologias no trabalho arquivístico, assim como a necessidade de estratégias de preservação diante de eventos extremos relacionados ao clima.

Brandão também ressaltou os avanços obtidos na instituição, especialmente no atendimento ao público e nas ações voltadas à acessibilidade dos usuários.

“O Arquivo Histórico é hoje uma referência no Brasil, tanto pela preservação do acervo quanto pela qualidade do atendimento. Meu trabalho aqui é dar continuidade a uma trajetória construída por muitas mãos”.

“Nosso compromisso é ampliar o acesso, abrir as portas para que mais pessoas conheçam esse patrimônio documental e entendam sua importância para a preservação da memória do Estado. Preservar a história é garantir que as próximas gerações tenham acesso à nossa identidade coletiva”.

O coordenador também convidou o público a participar das atividades da Semana Nacional de Arquivos.

“As atividades são gratuitas e pensadas para aproximar ainda mais a sociedade desse trabalho essencial”, finalizou.

Também nesta segunda-feira, foi ministrada a Oficina de Paleografia, com a professora Taís Verano, da Universidade Federal de Goiás (UFG), abordando técnicas de leitura e interpretação de documentos históricos manuscritos.

Programação

10/06 (terça-feira)

  • 14h – Mesa-redonda: História Pública e Memória Institucional, com Danyllo Di Giorgio (IFG) e Frederico Brandão
  • 16h – Mesa-redonda: Memória e Patrimônio, com Melissa Brandão e Waléria Caldeira (UFG)

11/06 (quarta-feira)

  • 13h – Minicurso: Conservação e Preservação, com Alda Ferreira (UFG)

12/06 (quinta-feira)

  • 15h – Mesa-redonda: História do Digital, com Mariana Affonso (IFG) e Frederico Brandão

Local: Arquivo Histórico Estadual de Goiás
Entrada gratuita

Recentes
Bolsonaro bate a cabeça após passar mal em cela da PF
Bolsonaro bate a cabeça após passar mal em cela da PF
Brasil · 4h
Negocie Já II abre adesões em fevereiro e permite descontos de até 99% em débitos de ICMS, IPVA e ITCD
Negocie Já II abre adesões em fevereiro e permite descontos de até 99% em débitos de ICMS, IPVA e ITCD
Goiás · 7h
Vereadora Aava Santiago se filia ao PSB e passa a comandar o partido em Goiás
Vereadora Aava Santiago se filia ao PSB e passa a comandar o partido em Goiás
Goiás · 8h
Discussão termina em morte de turista em restaurante de Porto de Galinhas
Discussão termina em morte de turista em restaurante de Porto de Galinhas
Segurança · 9h
Mais do PortalGO
Fotos: Reprodução
PT, PSOL e Rede avançam em diálogo para possível chapa única em Goiás
Dirigentes discutiram reeleição presidencial e chapas para o governo e o Legislativo 06 jan 2026 · Política
Reprodução X
Nikolas Ferreira é alvo de representação na PGR após meme com Lula preso
Ação questiona limites da imunidade parlamentar nas redes sociais 06 jan 2026 · Política
Foto: Arquivo pessoal
Brasileira desaparecida em Portugal foi assassinada por patroa
Polícia portuguesa desvendou assassinato de Lucinete Freitas. A patroa a levou a local ermo, matou-a com um bloco de cimento 06 jan 2026 · Mundo
Reprodução
“O Agente Secreto” vence Critics Choice Awards
“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, venceu o Critics Choice Awards de Melhor Filme em Língua Estrangeira, com Wagner Moura 05 jan 2026 · Entretenimento
Foto: Eduardo Muñoz
Em NY, Maduro se diz inocente e “prisioneiro de guerra”
Maduro se diz inocente e “prisioneiro de guerra”. Ele enfrenta acusações de narcoterrorismo. Delcy Rodríguez assume como presidente 05 jan 2026 · Mundo
Foto: Prefeitura de Morrinhos
Em briga de casal, criança de 3 anos é atingida por faca
Em Morrinhos, menino de 3 anos sofre corte no ombro após ser atingido por faca durante discussão dos pais. Conselho Tutelar assumiu o caso. 05 jan 2026 · Goiás
Encontrado vivo jovem que sumiu no Pico Paraná (PR)
Roberto Farias Tomaz, 19 anos, foi encontrado vivo após passar cinco dias perdido na mata do Pico Paraná. Ele caminhou mais de 20 km 05 jan 2026 · Brasil
Reprodução
Venezuela ordena prisão de colaboradores do ataque dos EUA
Venezuela decreta caça a colaboradores do ataque americano. Nicolás Maduro, preso, enfrentará juiz em NY por narcotráfico. 05 jan 2026 · Mundo
Foto: Rawpixel
Trump amplia ofensiva internacional após ação na Venezuela e ameaça Groenlândia e Colômbia
Disputa pela transição na Venezuela expõe divergências entre EUA, oposição e instituições do país 05 jan 2026 · Mundo