A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) comunicou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a tornozeleira eletrônica do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou uma falha no sinal de GPS na última sexta-feira (19). O alerta de perda de sinal disparou na central de monitoramento às 18h57.
Os agentes telefonaram para Bolsonaro e pediram que ele se deslocasse para a área externa da casa a fim de restabelecer o sinal. Uma equipe presencial também se dirigiu ao local, chegando às 20h04, e constatou que ninguém violou o equipamento.
“A análise mostrou estrutura do dispositivo intacta, leds acesos e com sinalização em cadência normal. O monitorado atendeu prontamente à solicitação de deslocamento para visada de satélites”, registra o relatório da PMDF. Depois da falha, o equipamento voltou a operar normalmente e não precisou de troca.
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar temporária desde 27 de março, após condenação a 27 anos e três meses por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e outros crimes. Ele se recupera de uma pneumonia bacteriana. Durante a domiciliar, usa tornozeleira eletrônica, só recebe visitas autorizadas pelo STF, e a PMDF vigia a residência para impedir fuga. O ex-presidente está proibido de usar celular, acessar redes sociais (ainda que por terceiros) e gravar vídeos para a internet.
